O campeonato italiano Serie B voltou a chamar atenção, e novamente por um motivo bizarro. Tudo porque um torcedor do Foggia protagonizou o milagre do ano (ou a maior sacanagem de todas).
O fato aconteceu no jogo Foggia x Cesena, destaque na rodada da segunda divisão do italiano. A partida aconteceu em março de 2018 e reuniu bom público no estádio Pino Zaccheria, casa do Foggia.
O público local se preparava para o início da partida quando uma cena chamou atenção nas escadas para a arquibancada. Um torcedor do Foggia, se deslocando usando uma cadeira de rodas, se aproximou da área da tribuna e, simplesmente, se levantou e subiu as escadas. O espanto foi tamanho que a própria torcida do time da casa filmou o ocorrido e publicou na internet. Confira ao final deste artigo.
Em sua sequência infinita de excentricidade, a Serie B traz esse fato após o inacreditável furto no vestiário do Perugia, em pleno jogo.
Conforme apontou o Sky Sports da Itália, o homem da cadeira de rodas não foi identificado, mas claramente não possuía qualquer deficiência. Tanto que o próprio Foggia se sentiu na obrigação de emitir um comunicado condenando fortemente a atitude:
“[…] episódio extremamente ofensivo para aqueles que vivem a verdadeira deficiência diariamente. Faremos de tudo para identificar e denunciar o protagonista deste gesto tão desqualificado.”
Torcedor do Foggia na cadeira de rodas: a explicação
Ainda de acordo com o jornal italiano, o Telefoggia, um periódico local, teria encontrado o rapaz e a explicação para o fato.
Antes de qualquer julgamento, é bom lembrarmos de um fato semelhante ocorrido no Brasil. Nos estádios mais modernos, nos quais há espaço reservado para cadeirantes, houve muitos flagrantes dessas pessoas em pé. Porém, como já é de conhecimento, (algumas) pessoas com deficiência são capazes, sim, de ficar em pé, seja por alguns segundos ou minutos. Muitos até utilizam a própria cadeira como apoio.
O caso do torcedor do Foggia foi diferente. Como dá pra ver nas imagens, ele claramente não se encaixa no exemplo descrito acima. Como desvendou o Telefoggia, ele acompanhava um amigo cadeirante e apenas se locomoveu sentado, ao invés de empurrá-la:
“No dia do jogo, eu acompanhei um amigo cadeirante. Eu vi que a cadeira estacionada tinha se movido, então eu desci e, ao invés de empurrá-la, sentei e a trouxe assim. Decidi falar porque estou com vergonha. Peço desculpas ao time e às pessoas com deficiência.”, declarou o homem envolvido no “milagre”.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.