As maiores rivalidades do campeonato italiano: história, mapa e explicações

rivalidades do campeonato italiano
Mapa que ajuda a ilustrar as rivalidades do campeonato italiano (Golazzo)

As rivalidades do campeonato italiano, a exemplo dos clássicos (ou derbys), oferecem um excelente caminho para explicar muita coisa da competição. Partindo da história do esporte na Itália e chegando até às questões geográficas e socioeconômicas.

Ora, não é tarefa difícil entender o porquê de Juventus e Torino serem rivais – e protagonizarem o Derby Della Mole. A competitividade regional é observada em praticamente todos os países praticantes do futebol. Contudo, muita gente ainda não sabe justificar o antagonismo de Juve x Inter, ou Juve x Fiorentina ou ainda Napoli x Cagliari.

Portanto, é bom ter em mente que as rivalidades do campeonato italiano não nascem somente por disputas locais. Muitas delas surgiram diante de um evento marcante, seja uma goleada histórica, uma disputa de título ou ainda uma briga de torcidas.

Falando somente dos grandes times, os maiores campeões da Serie A, por exemplo, acabam tendo rivais espalhados por todo o país. Por vezes, a rivalidade chega a ser alimentada de uma parte só. Contudo, a expectativa para esses duelos acaba movimentando as rodadas do campeonato italiano.




Instagram campeonato italiano



As rivalidades do campeonato italiano

Não há dados que possam medir e rankear as rivalidades do campeonato italiano com precisão. Para quem mora na capital, o Derby Roma x Lazio é sem dúvidas o mais quente. Por outro lado, o Derby Della Lanterna, entre Sampdoria e Genoa, é o ápice do calcio em Gênova.

Nada obstante, o único parâmetro que talvez possa ser aceito para iniciar a conversa seja o número de torcedores. Até porque, quanto maior o número de envolvidos, maior a rivalidade futebolística.

Com isso em mente, não há como não citar o Derby D’Italia, no qual duelam Juventus e Inter. A Juve é disparada a que tem o maior número de torcedores na Itália. De acordo com pesquisa repercutida no Calcio e Finanza, são quase 9 milhões de apoiadores da vecchia signora. Já os nerazzurri somam 3,8 milhões de fãs, cerca de 200 mil a mais que o Milan, que aparece na 3ª posição.

Mesmo não compartilhando a mesma cidade, Juventus e Inter podem, sim, serem consideradas as maiores rivais da Serie A. Não à toa o clássico que as une recebe o nome “D’Italia”, ainda que a origem seja o batismo realizado pelo jornalista Gianni Brera.

Todavia, como já argumentado, não há meios pragmáticos para definir qual é a maior e qual é a menor. É possível, sim, elencar as principais rivalidades do campeonato italiano levando em conta o que dizem os torcedores.

Aliás, assim como observamos no futebol brasileiro, na Itália há também a união entre torcidas – chamada de gemellaggio. Com essa pauta em mãos, o blog Tutto Curve fez uma longa lista de rivalidades e amizades entre praticamente todas as torcidas do futebol italiano, que acabou inspirando este artigo.

Abaixo, estão listadas as mais conhecidas rivalidades do campeonato italiano, com a ilustração regional que, às vezes, colabora para elevar ainda mais os antagonismos.

Juventus

Rivalidades do campeonato italiano - rivais da Juventus
Mapa com os rivais da Juventus (Golazzo)

Os maiores rivais da Juventus são:

  • Inter
  • Torino
  • Fiorentina
  • Napoli

Fosse levar em consideração todos aqueles que sentem um rancor da Juve, ainda que mínimo ou marcante em apenas alguns anos, o mapa da Itália seria preenchido por clubes de quase todas as províncias.

Dos clássicos, os mais conhecidos são o Torino, pela rivalidade em Turim, e a Inter, pelo maior derby do país.

Um antagonismo pouco conhecido é o nutrido com a Fiorentina. O time da região da Toscana, mesmo longe fisicamente da Juventus, tem na vecchia signora o maior rival.

De acordo com a história, diversos acontecimentos colaboraram para isso: partindo de uma goleada histórica da Juve por 11×0, em 1928; o scudetto de 1982, que a Fiorentina viu ficar com a Juventus após empatar com o Cagliari ao ter um gol seu anulado; e a final da Copa UEFA 1990, disputada por ambos, mas com melhor sorte para os bianconeri.

Já com o Napoli, a rivalidade é mais “geográfica”. Ainda que, bem como ocorreu com a viola, jogos e disputas de títulos tenham alimentado o ódio entre os times, a questão é muito mais uma disputa Norte x Sul, do que qualquer outra coisa. Na Itália, as províncias do norte são consideradas mais abonadas, enquanto o sul costuma ser alvo de preconceitos.

Inter

Rivalidades do campeonato italiano - rivais da Inter
Mapa com os rivais da Inter (Golazzo)

Os maiores rivais da Inter são:

  • Milan
  • Juventus
  • Atalanta

No caso da Inter, não há muito mistério ou dificuldade para elencar os principais rivais.

Basta recorrermos aos maiores clássicos do campeonato italiano para já nos depararmos com dois dos três principais.

Em Milão, não há antagonismo maior que aquele provocado pelo Derby Della Madonnina, com o Milan. O choque entre os clubes já dura mais de um século e também surgiu de um embate de classes, no qual um grupo dissidente do rossonero decidiu sair e “formar” o rival nerazzurro.

Já com a Juventus, o Derby D’Italia envolve as duas maiores torcidas da Itália, além dos dois maiores vencedores de scudetti. Fora isso, em certo ponto da história, os times eram os únicos que nunca tinham caído para a segunda divisão. Tudo isso inspirou o jornalista Gianni Brera a batizá-lo da maneira que toda a Itália acabaria abraçando.

Por fim, a última ascensão da Atalanta, especialmente a partir de 2016, com idas frequentes à Champions League, nos fez lembrar desta particular rivalidade.

Ambas as equipes estão situadas na região Lombardia, o que já ajuda a explicar muita coisa. A dea está em Bergamo e os nerazzurri em Milão (50 minutos de carro).

É permitido dizer que tudo começou – e se manteve quente – graças a brigas de torcedores, desde os anos 70. O ápice acabou acontecendo em 2001, com uma imagem icônica no San Siro, de uma moto (ou lambreta) sendo arremessada do alto das arquibancadas.

Este artigo do Bergamo News explica bem o caso. Nos anos 70, o início da história, torcedores da Atalanta chegaram a cercar e ameaçar o ônibus que levava os jogadores da Inter. O ato acabou repercutindo nos anos seguintes e atingindo novo momento marcante quando os apoiadores da dea roubaram uma faixa de uma organizada nerazzurra.

Tudo isso escreveu o capítulo da moto no San Siro. A imagem chocante representa a vingança dos fãs da Inter, que roubaram a moto dos rivais e arremessaram do alto de um dos anéis do estádio.

Imagem da moto sendo arremessada das arquibancadas do San Siro (Bergamo News)

Milan

Rivalidades do campeonato italiano - rivais do Milan
Os rivais do Milan no norte da Itália (Golazzo)

Os maiores rivais do Milan são:

  • Inter
  • Juventus

Com seus títulos nacionais e internacionais, sendo o maior no quesito taças fora da Itália, o Milan coleciona rivais com certa facilidade.

Especialmente por ser um dos clubes mais antigos da Serie A, muita coisa aconteceu em mais de um século de história, incitando antagonismos em todo o calcio italiano.

Porém, os rivais do Milan são mesmo Inter e Juventus.

O duelo mais importante e aguardado pelos rossoneri, ano a ano, é o Derby Della Madonnina, contra o algoz de Milão. A fundação dos times já explica a razão do clássico existir, quando, em um cenário no qual existia apenas o Milan, um grupo de integrantes da associação, contrariados com a regra que impossibilitava a entrada de estrangeiros, saiu para formar a Inter Milano.

Já com a Juve, a relação é diretamente relacionada à disputa pelo protagonismo do futebol italiano, em especial no norte. E também por, pelo menos, dois acontecimentos marcantes.

O primeiro em 1975, quando os times se enfrentaram pelo campeonato italiano, mas os holofotes ficaram pela batalha antes, durante e depois entre torcedores. A violência foi tamanha que até Anastasi, jogador da Juventus, acabou atingido por um foguete vindo das arquibancadas.

O segundo acontecimento foi a final da Champions League 2002-2003. A decisão nos pênaltis, e que coroou o rossonero, apimentou ainda mais a rivalidade de lá para cá.

Napoli

Rivalidades do campeonato italiano - rivais do napoli
Mapa com os rivais do Napoli (Golazzo)

Os maiores rivais do Napoli são:

  • Juventus
  • Atalanta
  • Roma
  • Cagliari
  • Hellas Verona
  • Salernitana

O Napoli tem “problemas” com quase todos os times de futebol da Itália. A exemplo da Juve, com o passar dos anos boa parte dos clubes acabou tendo um confronto marcante contra os napolitanos e, dali em diante, uma rivalidade nasceu.

O principal motivo já foi dito: a divisão Norte x Sul. Na Itália, os costumes e fatores socioeconômicos costumam partir o país na horizontal, provocando hostilidade de ambas as partes. O futebol não é exceção.

Como o Napoli acabou se tornando o principal representante do futebol sulista, muito em parte por causa dos seus títulos e jogadores, ele também concentrou esse ódio dos rivais.

Talvez não o maior, mas o rival mais conhecido do Napoli é a Juventus. Ao longo dos anos, vários eventos foram pontuando e elevando a tensão entre os times. Nos anos 70, houve a transferência de Altafini dos azzurri para a vecchia signora. Na década seguinte, a era de ouro com Maradona, que equalizou e até deixou a Juve para trás. Mais recentemente, podemos citar a ida de Higuaín para Turim e os scudetti que tiveram as duas equipes brigando até a última rodada.

Outro rival é a Atalanta. Também situada no norte, a dea coleciona uma série de confrontos violentos entre seus torcedores e os napolitanos. Nos anos 80, no forte início de gritos preconceituosos contra os partenopei, a torcida de Bergamo não fugiu à péssima regra. Daí em diante, os jogos entre as equipes passaram a acarretar brigas violentas entre os apoiadores.

Contra os times da capital, a relação é bem parecida, mas com evidência para jogos contra a Roma, o chamado Derby Del Sole. Tudo porque, durante muitos anos os clubes (e torcidas) viveram uma explícita conexão de amizade. Contudo, tudo veio abaixo em um jogo no Stadio Olimpico quando, mesmo com dois jogadores a menos, o Napoli buscou o empate de 1×1 com Salvatore Bagni, que celebrou com uma bela ofensa à torcida adversária com o gesto do “ombrello”. Desde então, uma das mais notáveis rivalidades do campeonato italiano.

Rivalidades do campeonato italiano - rivalida Napoli x Roma
O gesto do “ombrello” de Bagni aos torcedores da Roma. Algo equivalente ao dedo do meio (Reprodução / Youtube)

A situação é idêntica com o Cagliari. Nos anos 90, o Napoli contratou o atacante Daniel Fonseca do time rossoblù que, num jogo na Ilha da Sardegna, desta vez como adversário, acabou respondendo as ofensas da sua antiga torcida com o gesto do “ombrello”. A ação teve como consequência um coro racista e tentativas de agressão. Dali em diante, embora não antagonistas “geográficos”, o rancor se manteve.

Outra rivalidade digna de menção acontece entre Napoli e Hellas Verona. Dos títulos vencidos pelo gialloblù, aliás, o único scudetto foi celebrado durante a escalada do Napoli com Maradona e companhia. Porém, não foi aí que as coisas começaram para esse duelo. O início se deu na temporada 1961-1962 da Serie B, num encontro entre as equipes que ficou marcado por uma suposta tentativa do Napoli de “arrumar” o resultado.

Nos anos 70, a disputa continuou com a final da Copa Itália 1975-1976. Os times se enfrentaram na decisão, e os azzurri ficaram com o título, impedindo o que seria a primeira copa do Verona.

Por fim, nos anos 80, ao deixar os veronesi para os partenopei, o brasileiro Dirceu acabou mantendo a rivalidade viva, recebendo um “adeus” bastante preconceituoso da sua antiga torcida.

Finalmente, a “última” oposição do Napoli acontece com a Salernitana. Com 50 km de distância entre os estádios, dá para dizer que se trata de uma rivalidade regional. O primeiro derby entre os clubes aconteceu em 1945 e acabou no empate de 1×1. Como os times dificilmente compartilharam a mesma divisão ao longo dos anos, o clássico não coleciona diversas edições, mas a guerra não diminuiu um centímetro sequer.

Roma

Rivalidades do campeonato italiano - rivais da roma
Mapa com rivais da Roma (Golazzo)

Os maiores rivais da Roma são:

  • Lazio
  • Napoli

Uma das maiores rivalidades do campeonato italiano acontece na capital do país entre Roma e Lazio.

O Derby Di Roma, ou Derby Della Capitale, é seguramente um dos jogos mais aguardados da temporada da Serie A.

Se ainda é preciso dizer, o duelo envolve dois times que dividem a mesma cidade, uma das mais importantes da Itália e da Europa. A disputa regional já é suficiente para explicar porque a Lazio está e sempre estará na lista negra dos romanistas.

A própria fundação da Roma também adiciona argumentos na explicação. A versão abreviada da história aponta para uma forçada união de absolutamente todos os times da capital, por determinação do partido fascista, em 1927. A ideia era criar uma identidade nacionalista dentro do futebol. De todos, apenas um resistiu: a Lazio.

A rivalidade surgiu quase instantaneamente, e escreveu capítulos temporada após temporada. Um dos mais terríveis aconteceu em 21 de março de 2004. Naquele dia, brigas entre torcedores antecederam e acabaram causando a suspensão definitiva do jogo.

Já com o Napoli, a rivalidade dos giallorossi se dá pela “traição” já explicada. As equipes viviam uma relação de amizade, até mesmo entre as torcidas organizadas, que durou até 1987. O ano marca a comemoração polêmica e ofensiva de Salvatore Bagni, ex-Roma e jogador azzurro, que brindou seus ex-torcedores com o gesto do ombrello. Algo que nunca mais foi perdoado na capital.

Lazio

Rivalidades do campeonato italiano - rivais da lazio
Mapa com os rivais da Lazio (Golazzo)

Os maiores rivais da Lazio são:

  • Roma
  • Atalanta
  • Napoli

Falando de rivalidades do campeonato italiano, a Lazio acompanha a Juventus na coleção de inimizades ao redor do país.

São tantas que o site Ultras Lazio tem uma página dedicada à lista de clubes-amigos e rivais, com diferenciação de níveis entre “ódio histórico”, “ódio e desprezo” e apenas “ódio”.

Chamada pelos próprios torcedores de “primeira squadra da capital”, a Lazio tem na Roma a grande rival. O antagonismo acontece desde sempre, desde o nascimento dos giallorossi, que acompanhou o surgimento do Derby Della Capitale.

Fugindo da obviedade, o time biancoceleste também desenvolveu oposição com a Atalanta. A própria Gazzetta Dello Sport disse certa vez que “não é um derby, mas é como se fosse”. Embora acontecimentos recentes tenham alimentado a repulsa mútua, com direito a final de Copa Itália, a torcida da Lazio justifica o despertar da rivalidade com a morte de um de seus torcedores, em 11 de novembro de 2007.

Por fim, dentre tantas inimizades, destaque para aquela nutrida com o Napoli. Entre tantos casos de brigas entre torcedores, visibilidade maior para exibição de faixas que zombavam da morte de torcedores, e também da antiga relação de união com a também rival Roma.

Fiorentina

Rivalidades do campeonato italiano - rivais da fiorentina
Mapa com rivais da Fiorentina (Golazzo)

Os maiores rivais da Fiorentina são:

  • Juventus
  • Bologna
  • Empoli
  • Pisa
  • Siena

Embora as rivalidades regionais sejam fortes e marcantes para a Fiorentina, a maior disputa acontece mesmo com a Juventus.

Como dito anteriormente, mesmo distantes fisicamente, os dois times desenvolveram rivalidade após uma série de acontecimentos, dentre os quais:

  • Goleada histórica de 11×0 para a Juventus;
  • Scudetto de 1982, vencido pela Juve e perdido pela Fiorentina após empatar com o Cagliari com gol anulado;
  • Final da Copa UEFA 1990 entre os dois, vencida pela Juve;
  • Transferência de Baggio para a Juve, após “surgir” para o futebol na Fiorentina

Já com o Bologna, a rivalidade é mais geográfica, embora também tenha tristes capítulos de violência entre torcedores. As duas equipes protagonizam o Derby Dell’Appennino, em referência à “fileira” de montanhas que divide Toscana e Emilia-Romagna.

Contudo, o choque foi pontuado pelo ataque dos torcedores viola ao trem que levava os fãs do Bologna, em 18 de junho de 1989. Na ocasião, um molotov acabou queimando gravemente o jovem Ivan Dall’Olio. Outro triste acontecimento, em 13 de novembro de 1981, marcou o clássico com a morte do jornalista Piero Pasini, exatamente durante a cobertura do duelo.

Dentro da Toscana, a Fiorentina tem rivalidade com Siena, Pisa, porém a mais evidente fica mesmo com o Empoli. Os clubes dividem a mesma cidade e protagonizam o Derby Dell’Arno, referência direta ao principal rio que cruza Florença.

Torino

rivalidades do campeonato italiano - rivais do torino
Mapa com rivais do Torino (Golazzo)

Os maiores rivais do Torino são:

  • Juventus
  • Atalanta
  • Sampdoria

A Juventus é a maior rival do Torino. Ponto final. A disputa regional entre os dois times, traduzida no Derby Della Mole, um dos maiores clássicos e rivalidades do campeonato italiano, está acima de qualquer outra rivalidade para o time granata.

Se por um lado a vecchia signora coleciona inimizades por toda a Itália, o Torino acabou se aproximando justamente desses clubes, como a Fiorentina. O que não o impediu de acirras relações com outros.

Por exemplo, a Atalanta. Normalmente, qualquer time que joga em Bergamo como visitante costuma ter vida difícil e atrito com a torcida da casa. Mas os fãs do Torino tiveram alguns eventos marcantes ao longo dos anos.

Em 1977, eram os torcedores do toro que levavam a fama de violentos e perigosos. Em um dos encontros ocorridos logo depois que a Atalanta retornou da Serie B ficou na memória de muita gente diante do embate entre torcedores.

Tanto é que, em 2013, outro episódio semelhante aconteceu quando um ônibus do Torino foi atacado na chegada para mais uma partida em Bergamo.

Outra rivalidade do time granata está atrelada à Sampdoria. Para os torcedores blucerchiati, tudo começou em 12 de março 1972. Naquele dia, o Torino perdeu para a Samp por 2×1 e, mais tarde, veria a Juventus ser campeã italiana com apenas um ponto de diferença. O “problema” é que a derrota para a Samp aconteceu em razão de um gol anulado, que até hoje é chamado de “gol fantasma”. De lá para cá, a rivalidade foi mantida.

Genoa

rivalidades do campeonato italiano - rivais do genoa
Mapa com os rivais do Genoa (Golazzo)

Os maiores rivais do Genoa são:

  • Sampdoria
  • Spezia

No artigo do Tutto Curve, a lista dos rivais do Genoa é gigantesca. Talvez a maior dentre todos os clubes italianos.

Um dos motivos para isso pode ser a “idade” do time. Afinal, estamos falando do primeiro de todos dentro do futebol italiano. Os mais de 100 anos em campo seguramente criaram competitividade por todo o país.

Porém, os maiores rivais do Genoa podem ser encontrados na região da Liguria. Portanto, estamos falando de Sampdoria (uma das maiores rivalidades do campeonato italiano) e Spezia.

No caso da Samp, é bem óbvio. Afinal, se trata do Derby Della Lanterna, um dos maiores clássicos do campeonato italiano. Os dois times dividem não somente a cidade portuária de Gênova, mas também o estádio Luigi Ferraris.

A rivalidade já foi bem problemática no passado, com casos sérios de brigas entre torcedores. Contudo, depois de um deles, as duas torcidas teriam entrado em um acordo para manter o foco em “duelos” de mosaicos nas arquibancadas.

Já o Spezia chamou atenção para essa rivalidade após disputar a Serie A pela primeira vez em 2020-2021. Além de compartilharem a região da Liguria, o antagonismo foi reforçado com casos terríveis de violência entre torcidas nos anos 2000.

Sampdoria

rivalidades do campeonato italiano - rivais da sampdoria
Mapa com os rivais da Sampdoria (Golazzo)

Os maiores rivais da Sampdoria são:

  • Genoa
  • Torino

Conhecendo a rivalidade do Derby Della Lanterna, não é surpresa para ninguém que o Genoa é o maior rival da Sampdoria.

Os times são os principais da região da Ligúria e, em Gênova, dividem a cidade e o estádio Luigi Ferraris em um dos maiores clássicos do campeonato italiano.

Embora seja o clube mais antigo da Itália, o Genoa “apareceu” para a Sampdoria somente em 1946, ano da fundação da equipe blucerchiata. Antes disso, o rossoblù travava derbys locais contra a Andrea Doria e a Sampierdanese, que se uniriam para formar a Samp.

Desde então, os dois times passaram a protagonizar uma das maiores rivalidades do campeonato italiano, disputada até mesmo na Serie B.

Paralelamente, a Sampdoria desenvolveu rivalidades pontuais com quase todos os clubes italianos. Dentre tantas, destaque para aquela com o Torino, que iniciou em 1972, quando o time de Gênova saiu vencedor de um jogo polêmico, cujo resultado acabou premiando a Juve com o scudetto.

O motivo? Este gol “fantasma”:

Hellas Verona

rivalidades do campeonato italiano - rivais do hellas verona
Mapa com os rivais do Hellas Verona (Golazzo)

Os maiores rivais do Hellas Verona são:

  • Chievo Verona
  • Napoli
  • Genoa

Naturalmente, o Hellas Verona tem no “primeiro grau” de rivalidade o Chievo Verona.

A antipatia entre os clubes é explicada de maneira óbvia por compartilharem a mesma cidade, Verona, na região do Vêneto.

O clássico é relativamente jovem, já que a primeira edição aconteceu somente em 1994, e na segunda divisão. Na elite, o embate foi ser realizado apenas em 2001.

Hellas e Chievo até chegaram a nutrir simpatia entre si, mas a busca pelo protagonismo regional acabou falando mais alto. Por já ter sido campeão italiano, o Hellas Verona sempre se manteve em posição superior. Todavia, os anos que esteve na Serie B, enquanto o Chievo disputava a elite, acabou equilibrando as coisas.

Ao longo da história, diversas outras antipatias foram desenvolvidas, com Milan e Juventus dignos de menção. Mas sem dúvidas, ainda que longe no mapa da Itália, a maior se desenvolveu com o Napoli.

Como dito, os partenopei costumam ser alvos de ódio e preconceito de boa parte do território italiano. Com o Verona, as coisas começaram nos anos 60 e foram pontuadas, desde então, por brigas pelo scudetto, final de Copa Itália, suspeita de jogo armado na Serie B, transferência direta de jogadores entre os clubes, e por aí vai.

Em 2020-2021, o Napoli precisava vencer os veronesi na última rodada para ir à Champions League, mas acabou apenas empatando. Para delírio da torcida rival.

Já com o Genoa, “é sempre derby”. O motivo é bem mais simples: uma união histórica de amizade com a torcida da Sampdoria. Como a Samp rivaliza com os rossoblù em Gênova, o Verona passou a enxergar o Genoa da mesma maneira.

Atalanta

rivalidades do campeonato italiano - rivais da atalanta
Mapa com os rivais da Atalanta (Golazzo)

Os maiores rivais da Atalanta são:

  • Brescia
  • Inter
  • Napoli
  • Lazio
  • Torino

A lista de rivais da Atalanta seguramente é maior do que o listado aqui.

Talvez pelo comportamento da torcida no passado, com brigas frequentes com praticamente todo mundo, ou pelo antagonismo semelhante ao do Napoli, a dea entrou na mira de muitos clubes italianos.

Na questão territorial, norte e centro não escapam. O destaque maior fica pela rivalidade com o Brescia. Situados na região da Lombardia, a disputa territorial já resume bem o antagonismo. De um lado, os bergamaschi e do outro os bresciani.

Embora nutram um ódio icônico entre si, a história do derby começou mesmo nos anos 90. As “cidades-prima”, Bergamo e Brescia, acabaram virando endereço de brigas entre torcedores, com direito a roubo de faixas dos rivais e duelos marcantes em campo nas Serie A e B.

Com os demais, o contexto é muito parecido. Com a Inter, aliás, a proximidade territorial também ajudou a impulsionar uma rivalidade que, possivelmente, atingiu o ápice quando torcedores nerazzurri simplesmente arremessaram da arquibancada uma moto roubada dos rivais.

Generalizando, o antagonismo com Napoli, Lazio e Torino segue episódios tristes e semelhantes. O mais sério, talvez, com a equipe da capital, quando em um incidente houve até morte de um torcedor.

Bologna

rivalidades do campeonato italiano - rivais do bologna
Mapa com os rivais do Bologna (Golazzo)

Os maiores rivais do Bologna são:

  • Modena
  • Parma
  • SPAL
  • Fiorentina

A exemplo da Atalanta, o Bologna tem um grande rival e algumas várias menores inimizades no futebol italiano.

No caso, o inimigo maior é o Modena. Contudo, todas as outras rivalidades giram em torno de disputa territorial na região da Emilia-Romagna.

O derby entre Bologna e Modena, chamado de Derby D’Emillia, é o mais antigo dentre os times locais, datando de 1912. Um dos motivos de ser considerado o mais significativo é embate mesmo cultural entre bolognesi e modenesi.

A teoria mais aceita é que foram levadas para os campos de futebol as antigas (e até medievais) disputas políticas e militares entre as duas cidades. Contudo, a rivalidade talvez seja desconhecida para muitos em razão dos poucos encontros na elite do futebol italiano. Na Serie A, o último aconteceu em 2003-2004.

Ainda na Emilia-Romagna, o Bologna rivaliza com o Parma. Aliás, lembrando os títulos dos rossoblù e dos crociati, a dupla é seguramente a melhor representante da região. Isso sem falar que também são as squadre emiliane com o maior número de presenças na Serie A.

Porém, apesar de tudo isso, há quem diga que as verdadeiras rivalidades da localidade são Parma x Reggiana e Bologna x SPAL.

O derby com a SPAL é outro que acaba caindo no esquecimento para muitos. Afinal, o hiato durou 49 anos até por fim se repetir em 2017. A inimizade histórica entre bolognesi e ferraresi também explica porque o duelo entre as equipes recebe o status de derby.

Por fim, falando dos clássicos menos conhecidos, e que ainda assim recebem nomes poéticos, há o Derby dell’Appennino, entre Bologna e Fiorentina. O nome é dado pela cadeia de montanhas que separa a Toscana e a Emilia-Romagna. No passado, o jogo entre as equipes já foi mais quente, com duelo sério e violento entre as torcidas, mas que se tornou mais parte de uma tradição nos últimos anos.

Parma

rivalidades do campeonato italiano - rivais do parma
Mapa com os rivais do Parma (Golazzo)

Os maiores rivais do Parma são:

  • Reggiana
  • Bologna
  • Juventus

É possível dizer que o Parma não protagoniza grandes rivalidades do campeonato italiano.

Mesmo na região da Emilia-Romagna, ainda que seja um dos grandes representantes e campeões, não há inimizades histórias, como há para o Bologna.

Aliás, localmente, o grande rival do Parma é, na verdade, a Reggiana. Juntos, os clubes realizam o Derby dell’Enza ou Derby del Parmigiano Reggiano.

Assim como outros embates da região, este clássico do campeonato italiano surgiu e ganhou força por embates socioculturais. Na história, não foram poucos os casos de brigas intensas entre torcedores. Um deles aconteceu em maio de 1986, quando a Reggiana bateu o Parma enquanto visitante, desencadeando uma verdadeira batalha entre policiais e torcida.

A rivalidade é tanta que, mesmo com poucas edições, ainda é mais significante do que Parma x Bologna, que envolve os maiores campeões da Emilia-Romagna.

Finalmente, os croaciati também colocam a Juventus na sua lista negra. O primeiro capítulo talvez tenha sido justamente a estreia do Parma na Serie A: uma derrota para a vecchia signora por 2×1.

Todavia, o que realmente impulsionou a rivalidade foi a temporada 1994-1995. Ao todo, os times se enfrentaram inacreditáveis 6 vezes, contando disputa direta pelo título do campeonato italiano, Copa Itália, mas principalmente as duas finais da Copa UEFA, que acabariam dando o título ao Parma.

Cagliari

rivalidades do campeonato italiano - rivais do cagliari
Mapa com os rivais do Cagliari (Golazzo)

Os maiores rivais do Cagliari são:

  • Torres
  • Napoli

A geolocalização do Cagliari, praticamente solitário na Ilha da Sardegna, acaba não alimentando tradicionais rivalidades do campeonato italiano.

Localmente, há o célebre Derby di Sardegna, entre Cagliari e Torres. Dado o baixo número de edições, o clássico não se popularizou, ainda que na ilha seja extremamente relevante. As duas equipes estão entre as mais antigas, e com certeza as mais importantes da região.

No restante da “bota”, o casteddu encontrou meios para desenvolver inimizades com quase todos os times da Serie A. Dentre todos, o destaque maior fica com o Napoli, até hoje considerado um grande rival.

O evento que desencadeou o antagonismo foi a contratação de Daniel Fonseca, que deixou o Cagliari para defender o time azzurro, em 1992. Na primeira partida jogando em sua antiga casa, o uruguaio rebateu as vaias da torcida rossoblù com o gesto do “ombrello”. Consequentemente, uma série de episódios de violência se desenrolou, fazendo perdurar a rivalidade entre os clubes.

Comentários

Comentários