Torcedor do Foggia ‘esquece’ que usa cadeira de rodas

Torcedor do Foggia e a cadeira de rodas

O campeonato italiano Serie B voltou a chamar atenção, e novamente por um motivo bizarro. Tudo porque um torcedor do Foggia protagonizou o milagre do ano (ou a maior sacanagem de todas).

O fato aconteceu no jogo Foggia x Cesena, destaque na rodada da segunda divisão do italiano. A partida aconteceu em março de 2018 e reuniu bom público no estádio Pino Zaccheria, casa do Foggia.

O público local se preparava para o início da partida quando uma cena chamou atenção nas escadas para a arquibancada. Um torcedor do Foggia, se deslocando usando uma cadeira de rodas, se aproximou da área da tribuna e, simplesmente, se levantou e subiu as escadas. O espanto foi tamanho que a própria torcida do time da casa filmou o ocorrido e publicou na internet. Confira ao final deste artigo.

Em sua sequência infinita de excentricidade, a Serie B traz esse fato após o inacreditável furto no vestiário do Perugia, em pleno jogo.

Conforme apontou o Sky Sports da Itália, o homem da cadeira de rodas não foi identificado, mas claramente não possuía qualquer deficiência. Tanto que o próprio Foggia se sentiu na obrigação de emitir um comunicado condenando fortemente a atitude:

“[…] episódio extremamente ofensivo para aqueles que vivem a verdadeira deficiência diariamente. Faremos de tudo para identificar e denunciar o protagonista deste gesto tão desqualificado.”

Torcedor do Foggia na cadeira de rodas: a explicação

Ainda de acordo com o jornal italiano, o Telefoggia, um periódico local, teria encontrado o rapaz e a explicação para o fato.

Antes de qualquer julgamento, é bom lembrarmos de um fato semelhante ocorrido no Brasil. Nos estádios mais modernos, nos quais há espaço reservado para cadeirantes, houve muitos flagrantes dessas pessoas em pé.  Porém, como já é de conhecimento, (algumas) pessoas com deficiência são capazes, sim, de ficar em pé, seja por alguns segundos ou minutos. Muitos até utilizam a própria cadeira como apoio.

O caso do torcedor do Foggia foi diferente. Como dá pra ver nas imagens, ele claramente não se encaixa no exemplo descrito acima.  Como desvendou o Telefoggia, ele acompanhava um amigo cadeirante e apenas se locomoveu sentado, ao invés de empurrá-la:

“No dia do jogo, eu acompanhei um amigo cadeirante. Eu vi que a cadeira estacionada tinha se movido, então eu desci e, ao invés de empurrá-la, sentei e a trouxe assim. Decidi falar porque estou com vergonha. Peço desculpas ao time e às pessoas com deficiência.”, declarou o homem envolvido no “milagre”.

Comentários

Comentários

Top