Conheça os maiores clássicos do campeonato italiano

derbys clássicos do campeonato italiano
O jogo Inter x Juve é considerado por muitos o maior clássico do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

Os clássicos do campeonato italiano, dos mais ou menos importantes, são (de longe) os principais jogos da temporada. Ainda que as finais de Copa Itália e partidas mais decisivas da liga recebam holofotes, há jogos que os torcedores simplesmente não toleram derrotas. Esses confrontos, que normalmente propõem o enfrentamento de dois times da mesma cidade ou região, também são conhecidos como derbys do campeonato italiano.

De imediato, é impóssível falar dos clássicos e não pensar em Milan x Inter. Ou ainda em Roma x Lazio. Contudo, não só de rivalidades locais vivem os clássicos do campeonato italiano. Na Itália, acima de qualquer outro país com tradição futebolística, os confrontos entre rivais mobilizam torcida, imprensa e jogadores de forma colossal. 

O fato é que, do norte ao sul do país, na Serie A ou na Serie C, os clássicos são parte essencial do futebol italiano. Graças a eles, jogadores foram eternizados, para o bem e para mal, assim como campeões e até mesmo campeonatos.

De todo modo, ainda que a lista dos derbys seja longa, há um grupo restrito que pode ser classificado como os principais clássicos do campeonato italiano, que são:

Algo que seguramente não passa despercebido é o modo como esses jogos são batizados. As pessoas que não estão acostumadas à história futebolística da Itália talvez não os entendam. Contudo, há um motivo para eles serem chamados como são, e o motivo colabora ainda mais para prestígio e rivalidade entre os times.




Instagram campeonato italiano






O que significa a palavra derby?

O termo “clássico” é bem comum para as línguas latinas. Prova disso é a existência do El Clásico, entre Real Madrid e Barcelona, e qualquer outra rivalidade local no Brasil.

Por outro lado, a palavra “derby” não é tão popular assim em terras brasileiras. Ainda que a imprensa utilize-a para entitular algumas rivalidades, especialmente no estado de São Paulo.

Mas qual a diferença entre clássico e derby?

No campeonato italiano, e no mundo do futebol em geral, não há muitas distintições entre “clássico” e “derby”. Tudo porque ambas as palavras significam um jogo de grande destaque.

A versão mais aceita da origem do “derby” é fruto de iniciativa de Edward Smith-Stanley, o Conde de Derby. Em 1778, o aristocrata decidiu organizar uma corrida de cavalos em Londres. Dada a popularidade da edição inaugural, e das demais, o próprio evento passou a se chamar “Derby”.

O espírito competitivo das corridas logo foi transferido para outros esportes, como o futebol. Em pouco tempo, imprensa e torcida já estavam chamando de “derby” todo jogo de enorme rivalidade entre dois times de mesma cidade ou região.

Na teoria, então, clássico é o jogo importante entre dois times importantes. Já o derby, por outro lado, é a partida entre dois rivais locais, independente do tamanho e relevância do torneio e dos próprios clubes.

Apesar de tudo isso, no campeonato italiano, a palavra “clássico” é usada pouquíssimas vezes. Mesmo confrontos entre times de cidades diferentes recebem o nome de derby. Como o Derby D’Italia, entre Juventus e Inter.

De uma forma ou de outra, o uso do termo acabou impulsionando a “poesia” no futebol italiano. Isso porque, dificilmente um clássico do campeonato não recebe um nome. Seja por força da imprensa ou dos próprios torcedores, o batismo icônico “pegou” na Itália.

Boa parte deles, costumeiramente, leva o nome da própria cidade, como o Derby Di Sicilia. Ou então o nome de um cartão postal ou monumento importante, como o Derby Della Mole.

A tradição é válida para todos, do maior clássico do campeonato aos menores e menos conhecidos.

Contudo, muitos jogos acabam não recebendo esse status, apesar de extrema rivalidade. Esses exemplos estão listados neste artigo aqui.

Qual é o maior clássico do campeonato italiano?

derbys clássicos do campeonato italiano
O jogo Inter x Juve é considerado por muitos o maior clássico do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

O maior clássico do campeonato italiano é determinado por meio da perspectiva de quem responde. Isto é, pergunte isso a torcedores de Roma, Lazio, Genoa e Sampdoria, e receba duas respostas diferentes. Com certeza.

Contudo, há formas e evidências para selecionar o derby de maior comoção na Itália.

O primeiro deles é o quesito torcida. Tirando o fator das rivalidades locais, o enfrentamento entre os times com maior número de torcedores, por si só, já oferece uma disputa pela supremacia nacional. Algo que é observado não somente na Itália, mas quase todos os outros países amantes de futebol.

No campeonato italiano, a Juventus é o time com a maior torcida. Segundo estudo da StageUp/Ipsos, publicado no CalcioFinanza em setembro de 2019, o time bianconero possui 8,7 milhões de torcedores. Depois dela, aparece a Inter com 3,9 milhões de fãs.

Então Juventus e Inter fazem o maior clássico da Itália?

Talvez. Isso porque, além de serem os clubes mais amados, eles protagonizam o Derby D’Italia. O batismo do clássico de tal maneira foi feito pelo jornalista Gianni Brera, nos anos 60. O motivo seria a enorme rivalidade, que cresceu naquela época pela disputa acirrada pelo scudetto: a Juve venceu 6 deles e a Inter outros 5.

Portanto, levando em consideração o número de títulos, de torcedores, da crescente rivalidade nos últimos anos, o Derby D’Italia é o maior clássico do campeonato italiano.

Qual é o clássico mais antigo do campeonato italiano?

Clássicos do campeonato italiano - Derby Della Mole
Torino e Juventus, os protagonistas do Derby Della Mole (Reprodução / Instagram Torino)

Ao contrário da busca pelo maior clássico do campeonato italiano, a questão sobre o mais antigo deles tem uma resposta correta. E ela é o Derby Della Mole.

Sim, Juventus e Torino fazem o clássico mais antigo do campeonato italiano. É óbvio que há clubes mais velhos que os rivais de Turim, como o Genoa. Porém, os dois são os mais antigos a coexistirem e rivalizarem na Itália.

A Juventus foi fundada em 1 novembro de 1897. Já o Torino nasceu em 3 de dezembro de 1906. O primeiro jogo entre os rivais aconteceu em 13 de janeiro de 1907, e acabou em vitória do time granata por 2×1.

A data é importante para os dois times, mas igualmente relevante para a história da rivalidade no campeonato italiano. Ela marca o início de todas as rivalidades da liga, de uma ponta à outra da bota.

Os principais clássicos do campeonato italiano

Deixando de lado os adjetivos já abordados como “antigo” e “maior”, chegamos aos principais clássicos do campeonato italiano. Aqui, entenda-se, estão os confrontos que reúnem uma série de atributos, como: história, rivalidade, relevância nacional e internacional, torcida, entre tantos outros.

Porém, nenhum deles, sozinho, é fundamental para incluir ou excluir um time. Por exemplo: a lista inclui a Juventus, maior campeã da Itália, e o Palermo, que está há alguns anos distante da primeira divisão.

Embora alguns derbys contenham doses pesadas de ódio, como o Derby Della Capitale, Lazio e Roma não existiram sem o outro. Essa máxima vale para todos os outros clássicos:

Derby della Madonnina – Milan e Internazionale

Clássicos do campeonato italiano - Derby Della Madonnina
Ibra em ação em mais um Derby Della Madonnina (Reprodução / Instagram Milan)

O Derby Della Madonnina é o jogo que propõe o enfrentamento entre os dois maiores times de Milão: Milan e Internazionale.

Depois da Juventus, os dois times são os maiores vencedores do campeonato italiano. Como se não bastasse, também são os principais representantes da Itália em títulos internacionais – superam até mesmo a Juve.

O primeiro clássico entre Milan e Internazionale aconteceu em 10 de janeiro de 1909. De lá para cá, a cidade de Milão, brindada pelo futebol, foi pintada de vermelho, preto e azul.

Assim como observado em outros clássicos, o Derby Della Madonnina, tem duas particularidades:

  • o uso do mesmo estádio para os dois times, que se alternam na ocupação do San Siro, também chamado de Giuseppe Meazza;
  • o nome do derby, que presta homenagem à estátua da Madonnina, no principal cartão-postal de Milão

Clique aqui para saber mais sobre o Derby Della Madonnina

Derby d’Italia – Juventus e Internazionale

derbys clássicos do campeonato italiano
O jogo Inter x Juve é considerado por muitos o maior clássico do campeonato italiano (Reprodução / Instagram Inter)

O Derby D’Italia pode ser chamado de o maior clássico do campeonato italiano. Diferente de todos os outros da lista, este não tem como protagonistas dois times da mesma cidade: Juventus (Turim) e Internazionale (Milão).

O primeiro Derby D’Italia aconteceu em 14 de novembro de 1909, com uma vitória por 2×0 da Juventus.

O nome do clássico foi criação do jornalista Gianni Brera, que, nos anos 60, encontrou em tal definição o modo para resumir a superioridade de Juve e Inter no cenário nacional. À época, a dupla dominava e se alternava na conquista do campeonato italiano.

Daí em diante, as torcidas passaram a alimentar uma rivalidade digna daquelas regionais. Por um longo tempo, os dois times foram os únicos a nunca terem ido para a Serie B da Itália.

Clique aqui para saber mais sobre o Derby D’Italia

Derby della Capitale – Roma e Lazio

Clássicos do campeonato italiano - Derby Della Capitale
A rivalidade do futebol na capital italiana com o Derby Di Roma (Reprodução / Instagram Lazio)

O Derby Della Capitale, também chamado de Derby Di Roma, é disputado por Roma e Lazio. Todos os os demais também estão envolvidos em questões políticas, mas não como este.

O primeiro Derby Della Capitale aconteceu em 8 de dezembro de 1929, apenas dois anos depois da fundação da Roma. O ódio quase instantâneo entre os dois clubes é carregado por uma disputa territorial sem fim. Isto é, em jogo sempre está o direito de se chamar dona da capital italiana.

Na história, a Lazio foi fundada primeiro. No entanto, uma recusa ao partido fascista de união com todos os times da capital em um só trouxe repercussões. A primeira delas foi o surgimento da Roma. A segunda, a alcunha de “camponeses” ou “não descendente” de Roma.

Clique aqui para saber mais sobre o Derby Della Capitale

Derby della Lanterna – Sampdoria e Genoa

Clássicos do campeonato italiano - Derby Della Lanterna
Em Gênova, o que manda é o Derby Della Lanterna (Reprodução / Instagram Sampdoria)

O Derby Della Lanterna é o clássico do campeonato italiano protagonizado por Sampdoria e Genoa. Os dois clubes são os maiores representantes do futebol de Gênova.

A exemplo do Derby Della Madonnina, esta disputa tem duas singularidades:

  • o compartilhamento do emblemático estádio Luigi Ferraris, o principal de Gênova;
  • o nome do derby presta homenagem ao farol de Gênova, principal cartão-postal da cidade;

Embora os clubes tenham se distanciado ao longo da história, o Derby Della Lanterna acontece desde o ano 1946. Sampdoria e Genoa já fizeram o charmoso confronto regional até mesmo na Serie B.

Clique aqui para saber mais sobre o Derby Della Lanterna

Derby della Mole – Juventus e Torino

Clássicos do campeonato italiano - Derby Della Mole
Torino e Juventus, os protagonistas do Derby Della Mole (Reprodução / Instagram Torino)

O Derby Della Mole, que oferece a disputa entre Juventus e Torino, já foi o mais importante da Itália. Tudo porque, em dado momento da história, os dois times de Turim eram as maiores potências futebolísticas do país.

Um atributo que se sustenta até hoje é o de o Derby Della Mole ser o clássico mais antigo da Itália. O confronto data de 1907, ainda que ele não tenha acontecido durante alguns anos.

Juventus e Torino não utilizam mais o mesmo estádio. Porém, o nome do derby é explicado pelo edifício Mole Antonelliana, símbolo da cidade de Turim.

Clique aqui para saber mais sobre o Derby Della Mole

Derby di Sicilia – Palermo e Catania

Clássicos do campeonato italiano - Derby Di Sicilia
Mesmo quando longe da primeira divisão, Catania e Palermo mantém uma das maiores rivalidades da Itália (Reprodução / Instagram Palermo)

O Derby Di Sicilia reúne Palermo e Catania em um dos clássicos mais importantes do campeonato italiano. Ainda que a soma dos títulos dos dois times não tenha um scudetto sequer.

Alguns motivos explicam a presença do derby dentre os principais do país. O primeiro é que, desconsiderando os momentos de falência e renascimento, os clubes estão entre as primeiras fundações futebolísticas italianas. Surgidos no início dos anos 1900, Palermo e Catania acompanharam a onda de introduções que trouxe Juventus, Torino, Genoa e tantos outros.

Outra coisa: Palermo e Catania são representantes da Sicília, uma das regiões mais significativas da Itália. Situada no sul do país, ela não desfruta do poder econômico e político do norte. Contudo, a paixão pelo futebol é idêntica, senão maior.

Clique aqui para saber mais sobre o Derby Di Sicilia

Os clássicos menos conhecidos do campeonato italiano

Por fugirem do mais importante cenário do futebol italiano, alguns clássicos não ganham muito brilho, à primeira vista. No Brasil, não são todos os confrontos de grande rivalidade que ganham nomes. Já na Itália, quase todo confronto local recebe um título digno de poesia.

Por exemplo: quem imaginaria que Roma e Napoli seriam rivais? Mas são! A disputa entre os dois recebe o nome de Derby Del Sole – o derby do sol. Algo semelhante acontece com o jogo Palermo x Cagliari, o Derby Dell Isole – o derby das ilhas.

A tradição é tão forte e presente que, mesmo em confrontos de Series B e C, o batismo poético é observado. E isso não é esquecido com o tempo, mesmo quando os times passam anos sem entrarem em campo juntos.

  • Derby Del Tronto: Ascoli x Sambenedettese
  • Derby Del Barese: Bari x Barletta
  • Derby Di Bergamo: Atalanta x AlbinoLeffe
  • Derby Del Lario: Como x Lecco
  • Derby Del Salento: Lecce x Gallipoli
  • Derby dell’Arno – Fiorentina e Empoli
  • Derby del Sole – Napoli e Roma
  • Derby della Scala – Hellas Verona e Chievo Verona
  • Derby delle Due Sicilie – Napoli e Palermo
  • Derby della Via Emilia – Bologna e Modena
  • Derby di Puglia – Bari e Lecce
  • Derby dell’Appennino – Bologna e Fiorentina
  • Derby delle Isole – Cagliari e Palermo
  • Derby dell’Emilia – Parma e Bologna

Confira abaixo outros clássicos do campeonato italiano, de acordo com as regiões:

Abruzzo

  • Castel di Sangro x Pescara
  • Pescara x Virtus Lanciano

Calabria

  • Catanzaro x Cosenza
  • Cosenza x Reggina
  • Catanzaro x Crotone
  • Reggina x Crotone
  • Cosenza x Crotone

Campania

  • Napoli x Salernitana
  • Avellino x Napoli
  • Benevento x Napoli
  • Avellino x Salernitana
  • Avellino x Benevento
  • Avellino x Casertana
  • Avellino x Juve Stabia
  • Benevento x Salernitana
  • Juve Stabia x Nocerina
  • Juve Stabia x Salernitana
  • Salernitana x Savoia

Emilia-Romagna

  • Piacenza x Parma
  • Parma x Reggiana
  • Modena x Reggiana
  • Rimini x Ravenna
  • Cesena x Rimini
  • Cesena x Ravenna
  • Parma x Bologna
  • Bologna x Modena
  • Bologa x SPAL
  • Cesena x Sassuolo
  • Modena x SPAL

Friuli

  • Udinese x Triestina

Lazio

  • Roma x Frosinone
  • Lazio x Frosinone
  • Frosinone x Latina

Liguria

  • Genoa x Spezia
  • Sampdoria x Spezia
  • Entella x Spezia
  • Genoa x Savona
  • Sampdoria x Savona
  • Sanremese x Spezia
  • Savona x Sestrese
  • Savona x Spezia
  • Sestrese x Spezia
  • La Dominante x Spezia
  • Sampiedarenese x Savona
  • Sampiedarenese x Spezia

Lombardia

  • Atalanta x Brescia
  • Brescia x Inter
  • Milan x Monza
  • Como x Lecco
  • Como x Varese
  • Pro Patria x Legnano
  • Como x Monza
  • Monza x Pro Sesto
  • Cromonese x Mantova
  • Cremonese x Brescia

Marche

  • Ancona x Ascoli

Piemonte

  • Novara x Pro Vercelli
  • Pro Vercelli x Casale

Puglia

  • Bari x Lecce
  • Bari x Taranto
  • Foggia x Bari

Sicilia

  • Palermo x Messina
  • Catania x Messina
  • Catania x Siracusa
  • Messina x Siracusa
  • Palermo x Siracusa
  • Palermo x Trapani

Toscana

  • Fiorentina x Siena
  • Fiorentina x Empoli
  • Livorno x Pisa
  • Pistoiese x Prato
  • Fiorentina x Livorno
  • Livorno x Siena
  • Fiorentina x Pistoiese
  • Lucchese x Pisa
  • Siena x Empoli
  • Grosseto x Siena
  • Livorno x Lucchese
  • Grosseto x Livorno
  • Pisa x Empoli
  • Pisa x Pontedera
  • Ponsacco x Pontedera
  • Empoli x Prato

Umbria

  • Pergugia x Ternana

Veneto

  • Hellas Verona x Vicenza
  • Hellas Verona x Chievo
  • Padova x Vicenza
  • Padovax Venezia
  • Hellas Verona x Venezia
  • Vicenza x Venezia
  • Treviso x Venezia
  • Hellas Verona x Padova
  • Treviso x Chievo
  • Venezia x Chievo

Comentários

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta