Maiores torcidas do campeonato italiano: veja o ranking completo

maiores torcidas do campeonato italiano
Festa da torcida da Juve (Reprodução / Youtube Juventus)

Qual time tem a maior torcida na Itália?

A Juventus tem a maior torcida do campeonato italiano. Cerca de 2 a cada 3 italianos torcem pela vecchia signora na Itália.

O ranking com as maiores torcidas do campeonato italiano explica muita coisa sobre como as rivalidades funcionam na Itália.

Nesse quesito, a informação mais fresca disseminada para o público veio por meio da Gazzetta Dello Sport, em 2019. Naquele ano, o jornal repercutiu o estudo “SV Sport Fans”, desenvolvido pelas agências de pesquisa StageUp-Ipsos.

Ao fim da pesquisa, o que se viu foi um clube disparado na primeira posição com número elevadíssimo de torcedores. A quantidade é tão substancial que nem somando o 2º e o 3º colocados é possível igualar os apoiadores.

O líder da lista, aliás, também é dono de uma estatística interessante: uma em cada três pessoas torce para o time mais popular da Serie A.

Os times com as maiores torcidas do campeonato italiano são:

  1. Juventus
  2. Inter
  3. Milan
  4. Napoli
  5. Roma



Instagram campeonato italiano



Maiores torcidas do campeonato italiano

O infográfico exibido acima também está disponível no artigo da Gazzetta. Aos que não têm a mínima noção de quem são as maiores torcidas do campeonato italiano, as barras animadas e números começam a iluminar esse cenário.

A informação mais notória é: a Juventus tem a maior torcida da Itália. Talvez por ser a maior campeã da liga e também maior vencedora da Copa Itália, a vecchia signora acumulou e segue somando seguidores por todo o território italiano.

Sem muita surpresa, aparecem na sequência a dupla do Derby Della Madonnina. Para Milan e Inter, os motivos podem ser os mesmos, já que estão atrás do time bianconero no ranking das taças domésticas.

Depois das figuras do topo, chamam atenção e convidam para uma retrospectiva da história do futebol italiano as presenças de Fiorentina, Torino e Bologna. Isso porque, embora não vençam o próprio scudetto ou sequer uma Copa Itália há muito tempo, os triunfos do passado criaram uma legião de torcedores que seguem acompanhando o time, independente das fases.

Mas vamos aos números do ranking:

1 – Juventus

Maiores torcidas do campeonato italiano - Juventus
Festa da torcida da Juventus antes de partida da Copa Itália (Reprodução / Youtube Juventus)

A Juventus tem a maior torcida da Itália. Os dados revelados na pesquisa de 2019 revelaram que o número exato de apoiadores da Juve na Itália é de 8.725.000.

O número, elevadíssimo e bem superior aos rivais, corresponde a nada menos que um terço de todos os fãs de times da Serie A. Para se ter uma ideia, nem somando as torcidas de Inter e Milan é possível alcançar a quantidade da vecchia signora.

Como destacado anteriormente, um dos possíveis motivos para a Juventus espalhar torcedores por toda a Itália, não somente em Turim, é o fato de ser a maior campeã nacional. O clube lidera nas taças do campeonato e da Copa Itália.

O número impressionante de troféus talvez explique a adoração em todo território nacional. Alguns anos antes, o La Repubblica já havia levado ao público uma pesquisa sobre o mesmo assunto, mas com abordagem complementar. Conforme repercutiu o Calcio e Finanza, embora situada no norte do país, a Juve é suprema também em outras regiões:

[…]Juventus é a “mais querida” pelos torcedores no Noroeste, Centro e Sul. A segunda, nas regiões Nordeste (depois do Milan: 28%) e Centro-Sul (depois da Roma: 32 %).

Calcio e Finanza

2 – Inter

Maiores torcidas do campeonato italiano - Inter
Torcida da Inter preparando mosaico no San Siro (Reprodução / Youtube Inter)

A Inter tem uma das maiores torcidas do campeonato italiano. O clube está na 2ª posição neste quesito, com aproximadamente 3.975.000 fãs, ficando atrás somente da própria Juventus, que tem praticamente o dobro.

Exatamente por ter a vecchia signora como uma de suas maiores rivais, os nerazzurri acabaram alcançando o título de clube mais odiado da Itália. Afinal, se boa parte dos torcedores defende a Juve, é de se imaginar que o antagonismo com a Inter seja igualmente grande.

Além dos títulos, que explicam muita coisa, o fato de contar com jogadores icônicos, ano após ano, ajudou a arrebatar gerações de torcedores italianos. Por exemplo, Matthäus e Ronaldo Fenômeno viveram suas melhores fases – e venceram a Bola de Ouro – defendendo as cores preto e azul.

Com o Milan, com quem protagoniza o Derby Della Madonnina, há também uma disputa particular para ver quem tem o maior número de apoiadores. Por algumas centenas de diferença, a vantagem ainda segue da Inter.

3 – Milan

maiores torcidas do campeonato italiano
O Milan tem uma das maiores torcidas do campeonato italiano (Reprodução / Youtube Milan)

Fosse uma eleição, os dois times de Milão estariam empatados tecnicamente. Afinal, o Milan tem 3.868.000 torcedores. Portanto, dá para dizer que os rossoneri são a segunda maior torcida da Itália, ainda que pragmaticamente esteja na 3ª posição.

Assim como acontece no ranking de scudetti, que tem apenas três clubes com permissão do uso de estrelas nos escudos, somente os mesmos ultrapassaram a marca de 3 milhões de torcedores. No caso de Milan e Inter, chegando muito perto da casa dos 4 milhões.

Curiosamente, o rossonero é o clube italiano com o maior número de fãs fora da Itália. Uma das possíveis razões é a quantidade de títulos internacionais conquistados. Falando só de Champions League, foram 7 taças erguidas ao longo da história.

4 – Napoli

maiores torcidas do campeonato italiano - Napoli
Torcida do Napoli no título da Copa Itália 2013-2014 (Reprodução / Youtube Napoli)

O Napoli também possui uma das maiores torcidas do campeonato italiano. De acordo com o estudo, são 2.783.000 de apoiadores.

A “relação” do clube azzurro com o futebol em si é bem particular. Um dos dados que ajuda a explicar é o mapa de rivalidades da Serie A. Por existir divisão e certa rixa entre Norte e Sul até mesmo fora do esporte, e o Napoli ser praticamente absoluto no Sul, já dá pra ter noção do porquê de tamanha popularidade.

Esse protagonismo sulista se dá em grande parte pelos jogadores históricos, como Maradona e Careca, e pelos títulos conquistados. Na região, nenhum outro time atingiu tamanho prestígio. Soma-se a isso o antagonismo histórico com os vizinhos do norte e o Napoli se torna um dos clubes mais amados da Itália – e odiados também.

5 – Roma

Maiores torcidas do campeonato italiano - Roma
Mesmo em tempos de pandemia, torcida da Roma montou mosaico no dia do derby (Reprodução / Youtube Roma)

Do ranking completo das maiores torcidas do campeonato italiano, a Roma é o último na casa de 1 milhão. O número estimado é de 1.895.000.

Na região centro-sul, aliás, o clube da capital italiana domina a atenção dos fãs de futebol, superando até mesmo a Juventus. Embora sua rival, a Lazio, com quem protagoniza o Derby Della Capitale, se orgulhe de ser “a primeira squadra da capital”, são os giallorossi os mais numerosos.

De acordo com dados da pesquisa utilizada como base para este artigo, aliás, a Roma teria o dobro de torcedores da Lazio.

Ranking das maiores torcidas do campeonato italiano

#TimeTorcedores
1Juventus8.725.000
2Inter3.975.000
3Milan3.868.000
4Napoli2.783.000
5Roma1.895.000
6Fiorentina673.000
7Lazio606.000
8Cagliari520.000
9Torino462.000
10Bologna328.000
11Sampdoria250.000
12Atalanta245.000
13Genoa200.000
14Udinese170.000
15Verona131.000
16SPAL121.000
17Parma100.000
18Lecce98.000
19Brescia91.000
20Sassuolo72.000
Fonte: StageUp/Ipsos sobre times da Serie A 2019

Comentários

Comentários