Saiba quantos títulos tem o Genoa

Títulos do Genoa

As performances mais recentes não traduzem o prestígio, mas os títulos do Genoa, sim, resumem bem a representatividade do clube para o campeonato italiano.

Muita gente é pega de surpresa ao saber que o time de Gênova está na parte de cima do ranking dos maiores campeões da Serie A. No quesito scudetti, o Genoa está atrás somente de Juventus, Inter e Milan.

Como se tudo isso não bastasse, há uma marca única e histórica para o rossoblù: ele é time o mais antigo da Itália em atividade.

Ao contrário de boa parte dos times italianos, que depois de muito tempo na fila conseguiram conquistar taças nacionais e internacionais na década de 90 e 2000, o Genoa ficou parado no tempo. Tanto que a última conquista de expressão do clube tem mais de 80 anos.

Os maiores títulos do Genoa são:

  • Campeonato italiano: 9 títulos
  • Copa Itália: 1 título
  • Campeonato italiano Serie B: 6 títulos

Quantos títulos do campeonato italiano tem o Genoa?

Scudetto

O Genoa possui 9 títulos do campeonato italiano. Depois de Juventus, Inter e Milan, o clube de Gênova detém o maior número de taças da Serie A.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem o Genoa?

Copa Itália

O Genoa venceu a Copa Itália apenas uma vez, há muito tempo. A conquista aconteceu na temporada 1936-1937.

Saiba mais

Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem o Genoa?

Serie B campeonato italiano

O Genoa caiu algumas vezes para a segunda divisão, mas conseguiu o retorno com a taça em 6 ocasiões. A última foi em 1988-1989.

Saiba mais

Quantos títulos internacionais tem o Genoa?

O Genoa não tem nenhum título internacional. Pelo menos dos mais conhecidos, como Champions e Europa League, não. Porém, o clube considera outras taças como internacionais.

Saiba mais

Campeonato italiano

títulos do genoa - campeonato italiano
Registro da fundação do Genoa, antes mesmo da federação italiana (Fondazione Genoa)

O Genoa tem 9 títulos do campeonato italiano. O clube é um dos maiores campeões da Serie A.

É claro que, olhando o albo d’oro oficial do italiano, o time de Gênova não chega perto do verdadeiro empilhamento de taças de Juve, Inter e Milan. No entanto, a relevância histórica é evidente.

Primeiramente, porque o Genoa é o campeão da primeira edição do campeonato italiano. Aliás, a própria história do clube se confunde com a fundação do esporte na Itália. Não há como falar de um sem citar o outro.

Para se ter uma ideia, até hoje, o time ainda é considerado o mais antigo em atividade no futebol italiano.

O Genoa foi fundado em 7 de setembro de 1983. A instituição foi criada no consulado inglês de Gênova. Daí a explicação para o nome incomum para uma squadra italiana: Genoa Cricket and Football Club.

Por outro lado, a fundação da Serie A (ou da primeira versão do campeonato italiano) aconteceu somente cinco anos mais tarde, em 1988. Até hoje, dos 7 times que participaram da criação da então federação italiana de futebol, o Genoa é o único ainda ativo.

A primeira edição da liga aconteceu justamente em 1988. O campeão foi o Genoa em um formato bem diferente do habitual. Além do representante de Gênova, ainda participaram Internazionale Torino, FC Torinese e Ginnastica Torino.

Talvez pelo cenário ainda precoce do futebol italiano, o Genoa acabou vencendo 6 das 10 primeiras edições do torneio. Mesmo com um regulamento bem atípico, quase amador, até hoje esses títulos são considerados oficiais.

A última vez que o clube conquistou a taça do campeonato italiano foi em 1923-1924. Dessa vez, a liga já tinha mais times, porém com formato distinto. Depois de uma fase com dois grupos, o Genoa enfrentou e derrotou o Bologna na final.

Campeonato italiano: 1898, 1899, 1900, 1902, 1903, 1904, 1914-15, 1922-23, 1923-24

Copa Itália

títulos do genoa - copa itália
Jogadores do Genoa com taça da Copa Itália (Wikipedia)

O Genoa possui apenas um título da Copa Itália. A única conquista rossoblù no torneio aconteceu na temporada 1936-1937.

Ao contrário da trajetória vencedora em campeonatos italianos, o clube não colecionou a mesma quantidade em edições da Copa Itália. Curiosamente, o ano da estreia da copa, 1922, foi o mesmo de um dos títulos do Genoa na liga.

A tão aguardada conquista foi assegurada somente na temporada 1936-1937. Na época, o time já era eneacampeão e maior vencedor do campeonato italiano.

Ao longo dos anos, o Genoa, a exemplo de tantos outros clubes italianos, se viu na necessidade de mudar seu nome. Em 1936, aliás, o clube atendia pelo nome de Genova 1893. É por isso que em muitos registros de títulos da Copa Itália o nome está trocado – ou adaptado à época.

Já naquele momento, a copa era o torneio mais democrático do futebol italiano. Isto é, desde a fase classificatória, times praticamente amadores tinham o direito de disputá-lo.

O regulamento da edição 1936-1937 também previa a realização da final em jogo único. O então Genova 1893 ficou com a taça após bater a Roma pelo placar mínimo de 1×0.

Depois desse caneco, o Genoa voltaria a disputar a final somente mais uma vez, em 1939-1940. Todavia, o bicampeonato não veio e a taça ficou com a Fiorentina.

Copa Itália: 1936-1937

Campeonato italiano Serie B

títulos do genoa - campeonato italiano serie b
O Genoa que conquistou o acesso com título (Wikipedia)

O Genoa venceu a Serie B do campeonato italiano 6 vezes. Ao lado da Atalanta, o clube é o maior campeão do torneio.

Ao todo, o rossoblù de Gênova conquistou o acesso para a Serie A 8 vezes. Em apenas duas o triunfo não foi coroado com a taça, nos anos 1980-1981 e 2006-2007.

Já sobre as quedas, ao todo foram 11 rebaixamentos, contando Serie B e Serie C. Contudo, de todas as vezes que o time foi enviado para uma divisão abaixo, a mais recente e pior aconteceu em 2004-2005.

“Genoa rebaixado e penalizado”, é o que dizia a manchete da Gazzetta daquela época. O time estava prestes a subir da Serie B para a Serie A, com a vaga já garantida. No entanto, investigações descobriram que o então presidente do clube, Enrico Preziosi, teria armado o resultado da última partida contra o Venezia.

Com isso, o clube não somente não subiu, como foi enviado para a Serie C. Depois disso, o Genoa conseguiu dois acessos em dois anos (sem o título) e nunca mais caiu.

A data do último título da segunda divisão é 1988-1989. Curiosamente, justamente no ano de títulos importantes da Sampdoria, seu maior rival.

Campeonato italiano Serie B: 1934-35, 1952-53, 1961-62, 1972-73, 1975-76, 1988-89

Títulos internacionais

O Genoa não tem títulos internacionais. Porém, esse tema é bem controverso.

Tudo porque, com o passar dos anos, muitos títulos criados e organizados pela UEFA desapareceram. Ou ainda trocaram de nomes, mas mantiveram o seu valor.

No caso do Genoa, não há registros de títulos das antigas versões de Champions League, Europa League ou mesmo a Copa das Copas. Por outro lado, a própria Fondazione Genoa menciona as seguintes taças como internacionais:

  • 2 Copas dos Alpes (1962 e 1964)
  • 1 Copa da Amizade Ítalo-Francesa (1963)
  • 1 Torneio Anglo-Italiano (1996)

Entretanto, como todos esses torneios foram organizados por países, e não por uma instituição como a UEFA, não é comum considerá-los títulos internacionais.

A última participação do Genoa em competições oficiais aconteceu em 2009-2010. O clube se classificou para a Europa League após terminar a Serie A anterior na 5ª posição. Todavia, o time não conseguiu sequer passar da fase de grupos.

Comentários

Comentários