Depois de eleger os emblemas mais bonitos, a revista inglesa FourFourTwo voltou a elencar clubes, desta vez gerando uma lista reunindo 20 times com os escudos mais feios do mundo.
- Por que a camisa da Fiorentina é roxa e o mito da lavanderia
- Conheça os melhores clássicos do campeonato italiano
Ao contrário do que muitos pensam, o ranking não foi montado apenas com clubes sem expressão. Os critérios levados em conta, como design, estilo, combinação de cores e até figura escolhida, acabaram por levar West Ham e Manchester City para o top 20. Pensando nos azuis de Manchester, a principal crítica foi a mudança recente e o abandono da águia e das estrelas, símbolos da cidade, para um logotipo com gosto duvidoso.
Dentre os italianos, foram citados Benevento, Catania e Genoa, algo que não agradou muito torcedores e jornalistas na Velha Bota.
No caso do Benevento, a questão “mal gosto” é até compreensível, haja vista a ausência de traços modernos. Os italianos, todavia, criticam a escolha por ignorarem a história da cidade, que, de acordo com a tradição, foi conhecida por servir de refúgio para bruxas.
Já o Catania perdeu pontos com a publicação por manter um escudo com proporções enormes, além do uso de uma bola vintage e do elefante, que também já é um símbolo representativo de uma lenda da cidade.
Por fim, o Genoa teve questionado o uso do grifo, criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Segundo o periódico, o problema é a ausência de personalidade e agressividade do animal.
Confira o top 20 dos escudos mais feios do mundo:
1 – Burton Albion
2 – Catania
3 – RB Leipzig
4 – As Marsa
5 – Wycombe Wanderers
6 – Werder Bremen
7 – Wolfsburg
8 – Nuremberg
9 – Hamburgo
10 – Universidad de Chile
11 – Genoa
12 – Limon Fc
13 – Manchester City
14 – Alloa Athletic
15 – Viitorul Constanta
16 – West Ham United
17 – Rayo Vallecano
18 – Warriors Singapore
19 – Sheriff Tiraspol
20 – Benevento
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.