Saiba quantos títulos tem a Sampdoria

Títulos da Sampdoria
Jogadores da Samp com a taça da Supercopa da Itália (SampGazzetta)

As glórias do passado e títulos da Sampdoria qualificam o time para figurar dentre os principais do campeonato italiano. Por mais que doa ao torcedor do Genoa, isso é um fato.

É bem verdade que a última vez que a sala de troféus do clube genovês se atualizou foi na década de 90. Contudo, ainda que algumas quedas para a Serie B tenham acontecido, a história não se apaga.

Aos desavisados, há inclusive taça internacional na lista de títulos da Sampdoria. Como “spoiler” do que este artigo vai listar e explorar, a Samp teve um período muito frutífero, no qual arrebatou praticamente todos os troféus possíveis.

Perto da quantidade de conquistas de Juventus, Internazionale e Milan, os números da Sampdoria realmente não impressionam. Entretanto, a história que há por trás dos títulos ainda ecoa (e continuará ecoando) entre os saudosistas do campeonato italiano.

Os principais títulos da Sampdoria são:

  • Campeonato italiano: 1 título
  • Copa Itália: 4 títulos
  • Copa das Copas: 1 título
  • Supercopa da Itália: 1 título
  • Campeonato italiano Serie B: 1 título

Quantos títulos do campeonato italiano tem a Sampdoria?

Scudetto

A Sampdoria venceu o campeonato italiano apenas uma vez na história. Isso aconteceu na temporada 1990-1991.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem a Sampdoria?

Copa Itália

A Sampdoria possui 4 títulos da Copa Itália, sendo o mais recente conquistado na temporada 1993-1994.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa das Copas tem a Sampdoria?

Champions League

A Sampdoria nunca venceu uma Champions League ou Europa League. O único título internacional do clube aconteceu em 1989-1990, na Copa das Copas.

Saiba mais

Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem a Sampdoria?

Serie B campeonato italiano

A Sampdoria caiu algumas vezes para a Serie B, mas possui apenas um título da segunda divisão.

Saiba mais

Campeonato italiano

Títulos da Sampdoria - Campeonato italiano
Vialli, ao centro, celebrando scudetto da Sampdoria (Wikipedia)

A Sampdoria possui apenas um título do campeonato italiano, conquistado na temporada 1990-1991. O único scudetto na história da Samp marcou também seu período de maior domínio no futebol italiano.

O troféu, porém, não marcou o início de uma fase gloriosa, mas sim o ápice da mesma. O período foi iniciado com excelentes apresentações e títulos da Copa Itália, alguns anos antes.

A conquista do scudetto, e da ótima fase em si, serviram como uma tardia resposta ao rival Genoa, com quem protagoniza o Derby Della Lanterna. Na contagem de scudetti, o rossoblù de Gênova ostenta há um bom tempo 9 triunfos.

A exemplo de outros times, a Sampdoria também contou com brasileiros no elenco daquela época. Contudo, não há como contar a história do troféu sem mencionar os nomes de Gianluca Vialli e Roberto Mancini.

A dupla foi responsável por 31 gols, somente na Serie A daquele ano. E também pela continuidade da “democracia” de títulos do campeonato italiano.

Quando vemos a Juventus dominando a liga em sequência de anos e anos, é possível até esquecer que o cenário já foi diferente. Por exemplo, antes do primeiro título da Samp, os anos anteriores viram Napoli e até mesmo Hellas Verona ficarem com a taça.

Para arrebatar a Serie A 1990-1991, a Samp precisou superar duelos contra grandes jogadores, como Maradona e Baggio. Porém, além dos “gêmeos do gol” (Mancini e Vialli), o elenco ainda contava com Pagliuca, goleiro que enfrentaria o Brasil na final de 94, e o brasileiro Toninho Cerezo.

Em um campeonato atípico com 18 times, a Sampdoria passou os primeiros 9 jogos invicta, e acabou perdendo a primeira vez justamente para o Genoa.

Ao final da temporada, o clube somou 51 pontos, 5 a mais que o Milan, se sagrou campeão pela primeira vez e ganhou o direito de disputar a Copa dos Campeões.

Campeonato italiano: 1990-1991

Copa Itália

Títulos da Sampdoria - Copa Itália
Jogadores da Samp celebrando Copa Itália 1988-1989 (Wikipedia)

A Sampdoria tem 4 títulos da Copa Itália. As taças foram conquistadas nas temporadas 1984-1985, 1987-1988, 1988-1989, 1993-1994.

A última delas, aliás, é também o último título do clube. A fila já vai para mais de 20 anos.

A relação entre time e torneio é especial. Com exceção do título da Serie B nos anos 60, a taça da Copa Itália de 1984-1985 foi o primeiro título da Sampdoria.

Outro fato interessante dessa conquista é que aquele triunfo seria o início do principal ciclo de vitórias da Samp. Para se ter uma ideia, em um período de 10 anos, foram conquistados 7 títulos.

Em todas as Copas, os torcedores blucerchiati viram em campo um dos seus maiores ídolos: Roberto Mancini. Atual técnico da Squadra Azzurra, o italiano defendeu o clube genovês durante 15 anos e participou de todas as edições que acabaram em título.

Com 171 gols marcados, ele ainda é o maior artilheiro da história do clube.

Dentre todas as quatro taças, talvez a mais especial tenha sido a de 1988-1989, terceira da Samp na competição. Ao assegurar o caneco, ela ganhou o direito de disputar a “falecida” Copa das Copas no ano seguinte – e acabaria vencendo.

Até hoje, esse ainda é o único título internacional da Sampdoria, que veio na mesma temporada do primeiro (e também único) scudetto.

Copa Itália: 1984-1985, 1987-1988, 1988-1989, 1993-1994

Supercopa da Itália

Títulos da Sampdoria
Jogadores da Samp com a taça da Supercopa da Itália (SampGazzetta)

A Sampdoria possui apenas um título da Supercopa da Itália, conquistado no ano de 1991. Nem é preciso dizer que a taça foi mais uma na brilhante sequência de conquistas do time blucerchiato.

O regulamento da Supercopa prevê o encontro entre o vencedor da Serie A e da Copa Itália da mesma temporada. Em 1991, a Sampdoria participou como campeã da liga.

Do outro lado, o time de Mancini, Vialli e Toninho Cerezo viu a Roma, campeã da Copa nacional daquele ano. O clube da capital já contava com o defensor Aldair, que no momento vivia o primeiro dos 13 anos vestindo a camisa giallorossa.

O regulamento do torneio já previa a disputa em jogo único. Porém, o palco não foi o já tradicional Stadio Olimpico, em Roma. A Samp desfrutou do benefício de jogar a final em casa, no Luigi Ferraris.

O resultado foi uma vitória com o placar mínimo e, pra variar, com gol de Roberto Mancini. Até hoje, esse é o único título da Sampdoria na competição, embora tenha chegado à final em quatro oportunidades.

Supercopa da Itália: 1991

Copa das Copas

Títulos da Sampdoria - Copa das Copas da UEFA
Jogadores posando com a taça da Copa das Copas (Reprodução)

A Sampdoria tem um título da Copa das Copas. O troféu foi para Gênova na temporada 1989-1990.

Muitos times italianos já conquistaram o torneio, como a Fiorentina e a Lazio. Aliás, o clube da capital foi o último campeão dessa copa, que acabou encerrada pela UEFA em 1998-1999.

O regulamento da Copa das Copas selecionava os campeões das copas nacionais das principais ligas europeias. No ano do título da Samp, não foram muitos os clubes conhecidos.

Dos 33 participantes, destaque para as presenças de Barcelona e Borussia Dortmund. A única diferença para as atuais Champions e Europa League, era a ausência da chamada fase de grupos.

Depois fase eliminatória, a copa foi iniciada na chamada fase 16-avos-de-final. A Sampdoria passou por Bran, Borussia Dortmund, Grasshoppers e Monaco.

Na final, em jogo único na Suécia, o time italiano bateu o Anderlecht por 2×0. O autor dos dois gols foi o artilheiro Vialli.

Até hoje, o título da Copa das Copas é o único internacional em toda a história da Sampdoria.

Copa das Copas: 1988-1989

Campeonato italiano Serie B

Títulos da Sampdoria - campeonato italiano serie b
O elenco da Sampdoria que venceu o único título da Serie B na história do clube (Wikipedia)

A Sampdoria tem apenas um título do campeonato italiano Serie B. O acesso para a primeira divisão com caneco aconteceu na temporada 1966-1967.

Todavia, infelizmente para os torcedores blucerchiati, a Samp frequentou a segunda divisão da Itália durante alguns anos. Ao todo, o time caiu 4 vezes em toda a sua história. Foram 9 anos na segundona.

Curiosamente, a primeira participação do time na Serie B durou pouco. Isto é, apenas uma temporada. A queda aconteceu na temporada 1965-1966, ano marcado pelo título da Inter. O título veio logo na primeira temporada, junto com acesso.

10 anos mais tarde, contudo, a Sampdoria voltou para a Serie B. Depois do segundo episódio, outros dois aconteceriam, sendo o mais recente e marcante em 2010-2011.

A tal queda ainda é um pesar para o torcedor da Samp em razão da forma como ocorreu. Depois de uma péssima campanha, o clube enfrentou justamente o grande rival Genoa (Derby Della Lanterna) na 37ª rodada. A derrota no clássico acabou selando o retorno para a Serie B.

O retorno para a primeira divisão ocorreu já na temporada seguinte, mas sem título. Muito pelo contrário. A Samp terminou a liga na 6ª posição, mas subiu após vencer os playoffs.

Copa das Copas: 1966-1967

Comentários

Comentários