Maradona no Napoli: anos, história e títulos

MAradona no Napoli
Mural em Nápoles em homenagem a Maradona (Reprodução / Youtube)

Diego Armando Maradona jogou no Napoli entre os anos de 1984 e 1991, um total de 7 anos. Ele conquistou 2 scudetti (1986-1987, 1989-1990); 1 Copa Itália(1986-1987); 1 Supercopa da Itália (1990)e1 Copa UEFA(1988-1989).

Em que ano Maradona jogou no Napoli?

Diego Maradona defendeu o Napoli entre os anos de 1984 e 1991, um total de 7 anos.

Quantos títulos Maradona venceu pelo Napoli?

Diego Maradona ajudou o Napoli a vencer os principais títulos da sua história. Foram 2 scudetti, 1 Copa Itália, 1 Supercopa da Itália e 1 Copa da UEFA.

Quantos gols Maradona fez pelo Napoli?

Diego Maradona marcou 115 gols pelo Napoli, um dos maiores artilheiros do clube

Maradona no Napoli é definitivamente uma das mais brilhantes e melhores histórias do campeonato italiano. Dono do posto de maior jogador do clube azzurro, o argentino se tornou uma lenda do tamanho do estádio San Paolo, que agora é homônimo ao craque.

São diversas as evidências do tamanho de Maradona em Nápoles, e também os sinais de que ele ainda “vive” por lá. A sala de troféus do clube fala por si, mas não há como não citar os murais da cidade, provas emblemáticas que homenageiam o Pibe De Oro e fazem dele parte da própria cidade.

Talvez os torcedores do Napoli não gostem (ou gostem), mas o camisa 10 da Argentina foi o responsável por colocar o clube no mapa – do futebol italiano e do futebol internacional. Mas especialmente na Itália, onde o time possui rivalidades com praticamente todo o Norte, os feitos de Maradona ajudaram a equilibrar as coisas e iluminar o calcio do sul.

Ao longo de uma história de 7 anos, o argentino comandou o time na conquista dos maiores títulos até hoje. Lembrando apenas dos scudetti, os dois únicos até aqui na história do Napoli também tiveram o protagonismo de Maradona. Na temporada 1986-1987, que coroou a primeira taça, aliás, ele foi o artilheiro da equipe. Quando se despediu, em 1991, já era o maior goleador do clube, com 115 gols.

Diego Maradona morreu em 25 de novembro de 2020. A torcida azzurra, bem como a diretoria do seu antigo time, responderam a tristeza da despedida com o rebatismo do próprio estádio, antes chamado de San Paolo, e agora Diego Armando Maradona. O que acabou tornando impossível e impraticável falar do jogador sem citar o clube e vice-versa.

A história de Maradona no Napoli, embora perdure para sempre, foi concluída em 1991 (7 anos), com 2 títulos do campeonato italiano, 1 Copa Itália, 1 Supercopa da Itália e 1 Copa da UEFA.




Instagram campeonato italiano



Maradona no Napoli



O nascimento



30 de abril de 1960 – Os subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, são o primeiro endereço daquele que se tornaria o maior jogador do Napoli. Uma infância humilde marcou seus primeiros anos de vida.



O começo no Argentino Juniors



Março de 1969 – Com apenas 9 anos, ele é notado pela primeira vez e passa a integrar a base do Argentinos Juniors. Nas palavras do técnico Francisco “Francis” Cornejo, se tratava de “um garoto baixinho que fez maravilhas com a bola. Coisas que não tinha visto ninguém fazer”.



A estreia pela seleção argentina



27 de fevereiro de 1977 – Embora pareça precoce a análise do treinador do Argentinos Juniors, ela foi confirmada já em 1977. Maradona estreou pela seleção argentina com apenas 16 anos.



O casamento com o Boca



20 de fevereiro de 1981 – O início da década de 80 marcou o nascimento de uma identificação histórica: Maradona e Boca Juniors. O craque deixou o Argentinos Juniors, então em crise, após recusar proposta do River Plate.



1ª escala na Europa: Barcelona



4 de junho de 1982 –Barcelona venceu a concorrência e levou Maradona para o continente europeu. Em uma negociação que, segundo muitos jornais, teve até “arma sob a mesa”, o clube catalão bateu recorde de dinheiro em transferências e viu o argentino marcar logo no estreia, mesmo que com derrota para o Valencia.



Maradona no Napoli: a chegada

Maradona no Napoli - apresentação
Festa de Maradona na chegada ao Napoli (Reprodução / Youtube)

5 de julho de 1984 – No dia 5 de julho de 1984, Maradona foi apresentado no Napoli em um clima de absoluta insanidade no (então) estádio San Paolo. O público somava mais de 70 mil pessoas para a apresentação do camisa 10.



🏆 Campeão da Copa do Mundo



29 de junho de 1986 – Para muitos, o auge da carreira de Maradona aconteceu vestindo a camisa do Napoli. Uma das principais evidências é, no segundo ano, se tornar campeão do mundo com a Argentina, em 1986.



🏆🏆 Scudetto e Copa Itália



Maradona no Napoli - primeiro scudetto
A conquista do primeiro scudetto do Napoli (Reprodução / Youtube)

1986-1987 – Ao fim da temporada 1986-1987, Maradona ajudou o Napoli a conquistar o título do campeonato italiano (o primeiro na história do clube) e a Copa Itália. Só na Serie A, foram 10 gols para o Pibe de Oro.



🏆 O Napoli se torna internacional – de vez



Maradona no Napoli - copa uefa
O primeiro título internacional do Napoli (Reprodução / Youtube)


1988- 1989 – A sequência de títulos não para com Maradona. Na temporada 1988-1989, o clube azzurro volta a vencer um torneio pela primeira vez, agora a Copa UEFA 1988-1989 (nova Europa League). A essa altura, os brasileiros Alemão e Careca já estão voando ao lado do argentino.



🏆🏆 O segundo scudetto



Napoli triunfa em uma das temporadas mais estreladas do campeonato italiano. Para se ter uma ideia, no título da Serie A, o artilheiro foi o rossonero Van Basten. Na Supercopa da Itália, vitória sobre a Juventus de Baggio.



O último jogo pelo Napoli



24 de março de 1981 – O estádio Luigi Ferraris foi o palco para o último jogo de Maradona pelo Napoli. A derrota de 4×1 para a Sampdoria foi a despedida do campeonato italiano, com gol de pênalti.



Cocaína e banimento da FIFA



6 de abril de 1991 – Maradona teve problemas com drogas em diversos episódios na sua trajetória. Em abril de 1991, foi pego e acabou suspenso pela FIFA por 15 meses. O episódio selou sua saída do Napoli e do futebol italiano.



Nova punição na Copa do Mundo 1994



25 de junho de 1994 – Passada a punição, Maradona voltou à Europa para jogar pelo Sevilla. Contudo, após disputar primeiro jogo da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, foi sorteado e acabou pego no doping.



A aposentadoria



25 de outubro de 1997 – Maradona deixou o futebol (enquanto jogador) em 1997. Seu último clube foi o Boca Juniors. Naquela altura, ele deixou os gramados como maior artilheiro do Napoli, com 115 gols.



Treinando a Argentina



2010 – Depois da aposentadoria, Maradona viveu algumas experiências como treinador. A maior delas, talvez, foi comandando a Argentina na Copa do Mundo em 2010. A seleção perdeu para a Alemanha nas quartas, por 4×0.



A morte



25 de novembro de 2020 – Como resultado de um mal súbito, desenrolada em uma parada cardiorrespiratória, Maradona morreu em 25 de novembro de 2020. Ele se recuperava de uma cirurgia no cérebro, em Buenos Aires.



O estádio Diego Armando Maradona



Maradona no Napoli - homenagem estádio
O rebatismo do estádio Diego Armando Maradona (Reprodução / Youtube)

Uma das grandes homenagens do Napoli ao maior jogador da sua história foi a mudança do estádio. O antigo San Paolo passou a se chamar Diego Armando Maradona oficialmente.




Comentários

Comentários