Veja quantos títulos tem a Lazio

Títulos da Lazio

Todos os títulos da Lazio fazem do clube da capital italiana um dos mais importantes do país e da Europa. E mais vencedores também.

A exemplo da grande rival, a Roma, com quem faz o Derby Della Capitale, a Lazio não coleciona dezenas e dezenas de troféus. Mas é justamente por isso que as taças conquistadas foram tão marcantes.

Uma das poucas coisas que a squadra biancoceleste supera a rival local é a vitória fora da Itália. Sim, especialmente no fim dos anos 90, a Lazio viveu uma das melhores fases, com direito a títulos internacionais.

Felizmente para os torcedores, ainda que os tempos de scudetto e luta por scudetto não sejam tão frequentes, o clube se manteve na parte de cima da tabela.

Isso resultou em performances impressionantes na Copa Itália, com direito a títulos, e presenças frequentes em Champions League e Europa League.

Neste artigo, estão listados todas as taças e a história por trás das campanhas vitoriosas do time.

Os principais títulos da Lazio são:

  • Campeonato italiano: 2 títulos
  • Copa Itália: 7 títulos
  • Supercopa da Itália: 5 títulos
  • Campeonato italiano Serie B: 1 título
  • Supercopa da UEFA: 1 título

Quantos títulos de campeonato italiano tem a Lazio?

Scudetto

A Lazio tem 2 títulos do campeonato italiano. As conquistas aconteceram nas temporadas 1973-1974 e 1999-2000, sendo a última mais icônica.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem a Lazio?

Copa Itália

A Lazio venceu a Copa Itália 7 vezes, sendo um dos times italianos que mais venceu a competição. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2018-2019.

Saiba mais

Quantos títulos do campeonato italiano Serie B tem a Lazio?

Serie B campeonato italiano

A Lazio venceu a Serie B do campeonato italiano uma vez em sua história. O título foi conquistado na temporada 1968-1969.

Saiba mais

Quantos títulos da Copa das Copas tem a Lazio?

A Lazio venceu a antiga Copa das Copas uma vez, em 1998-1999. A competição, que não existe mais, era formada pelo campeões das copas nacionais dos países europeus.

Saiba mais

Quantos títulos de Supercopa da UEFA tem a Lazio?

A Lazio tem um título da Supercopa da UEFA, conquistado em 1999. O time italiano enfrentou e venceu o Manchester United, ganhador da Champions League daquele ano.

Saiba mais




Campeonato italiano

Títulos da Lazio - Scudetto campeonato italiano 1999-2000
Sven Goran Eriksson e Nesta com o scudetto (Reprodução)

A Lazio tem 2 títulos do campeonato italiano. Os scudetti foram conquistados nas temporadas 1973-1974 e 1999-2000.

Para o clube vencer o seu primeiro título do campeonato italiano, foram necessários mais de 70 anos. Contudo, o contexto histórico é extremamente relevante para contar a história de conquistas da Lazio.

Para começar, a Lazio é um dos clubes italianos mais velhos. A fundação data de 1900. Até chegar no seu primeiro troféu, não necessariamente o scudetto, o clube passou por algumas adversidades.

A mais significativa foi o “não” ao fascismo, que obrigou todos os times da capital italiana a se unirem em um só. A Lazio foi a única que negou e resistiu à ordem. Todos os demais se juntaram e formaram a squadra que hoje chamamos de Roma.

Independente, o time biancoceleste começou a trilhar seu caminho de glórias com o título da Copa Itália de 1958. Porém, antes de triunfar e erguer a taça de campeã italiana pela primeira vez, em 1973-1974, a Lazio sofreu com o rebaixamento para a Serie B.

Talvez a queda, aliás, as duas quedas que antecederam o primeiro scudetto, tenham dado força para o time chegar lá. Porém, o fato é que aquele time tinha, entre algumas “bandeiras”, Giorgio Chinaglia.

Atacante, Chinaglia é até hoje um dos maiores ídolos da Lazio. Na temporada que deu o scudetto ao time, ele também foi artilheiro com 24 anos.

Já o segundo título de campeonato italiano foi conquistado em 1999-2000, na época que foi, talvez, a mais frutífera do clube. Depois de alguns anos de domínio de Milan e Juventus, a Lazio interrompeu a sequência por meio da montagem de um elenco recheado de craques.

Sob comando do sueco Sven-Göran Eriksson, atletas como Marcelo Salas, Pavel Nedved, Verón, Stankovic, Nesta, Simeone e Mihajlović iniciaram um belo ciclo pelo time. O scudetto acabou sendo apenas o começo de tudo.

Campeonato italiano: 1973-1974, 1999-2000

Copa Itália

Títulos da Lazio - Copa Itália
Lucas Leiva e a Copa Itália (Reprodução)

A Lazio tem 7 títulos da Copa Itália. No ranking de taças da competição, ela só fica atrás da Juventus (15) e da Roma (9).

A relação do clube com a competição é especial. Afinal, o primeiro título de Copa Itália, em 1958, foi também o primeiro de todos da Lazio de maneira oficial.

Contudo, depois de “inaugurar” sua sala de troféus, o time biancoceleste voltou a visitá-lo e atualizá-lo com uma taça de Copa Itália somente em 1997-1998.

Aliás, essa temporada foi o ponto de partida para muitos momentos de glórias. Ao final dos anos 90, o clube voltou a ganhar a Copa Itália, junto com um scudetto e a Supercopa da UEFA. Muito em razão do elenco recheado de craques citado anteriormente.

Do início dos anos 2000 até hoje, foram mais quatro títulos da competição.

O último deles aconteceu na temporada 2018-2019. Depois de passar por Milan e Internazionale, o clube encontrou a Atalanta na grande final.

Decidindo em casa, pois o regulamento da competição garante que todas as finais aconteçam no Stadio Olimpico, a Lazio venceu por 2×0 e uma vez mais foi campeã da Copa Itália.

Copa Itália: 1958, 1997-1998, 1999-2000, 2003-2004, 2008-2009, 2012-2013, 2018-2019

Supercopa da Itália

A Lazio tem 5 títulos da Supercopa da Itália. Na competição que promove o enfrentamento entre vencedores de Serie A e Copa Itália, o clube está entre os maiores vencedores.

De todas as 5 taças, apenas em uma delas a Lazio participou como campeã nacional. Isso aconteceu após o scudetto de 1999-2000. A representante da Copa foi a Inter.

O resultado: um 4×3 para o time da capital com direito a gol de Vampeta para os nerazzurri.

Em 2018, a Supercopa da Itália, tradicionalmente realizada no Stadio Olimpico, mudou de endereço. Graças a um acordo comercial, o torneio passou a ser disputado na Arábia Saudita.

Na temporada 2018-2019, a Lazio voltou a disputar a competição, duelando contra a Juventus. Em terras árabes, o time biancoceleste emplacou um 3×1 e ficou com a taça mais uma vez.

Supercopa da Itália: 1998, 2000, 2009, 2017, 2019

Campeonato italiano Serie B

A Lazio tem 1 título do campeonato italiano Serie B. A conquista aconteceu na temporada 1968-1969 e levou o time de volta à primeira divisão.

Entretanto, isso não quer dizer que o clube caiu apenas uma vez e voltou com o título de campeão. Aliás, os 11 anos que a Lazio passou na Serie B são um dos principais motivos de chacota dos rivais.

Ao todo, o clube caiu para a Serie B 5 vezes em toda a sua história. A primeira delas aconteceu em 1961, apenas três anos depois do seu primeiro título: um troféu da Copa Itália.

A última já faz um tempo: foi em 1985-1985. Depois que caiu, a Lazio ficou 3 anos na segunda divisão e finalmente conquistou o acesso. Desde então, nunca mais caiu.

Porém, de todos os acessos, apenas um veio com título, justamente o de 1968-1969. Naquela temporada, o time terminou na liderança do torneio que ainda teve Genoa, SPAL e Brescia.

Nas demais edições, a Lazio voltou à Serie A na segunda ou terceira posição da segundona.

Campeonato italiano Serie B: 1968-1969

Copa das Copas

Títulos da Lazio - Copa das Copas
Nesta e a taça da Copa das Copas (Reprodução)

A Lazio tem 1 título da Copa das Copas. A taça foi erguida na temporada 1998-1999, ajudando a coroar uma das melhores fases do clube em toda a sua história.

Muita gente não conhece a Copa das Copas da UEFA e isso tem um porquê. A Lazio venceu a última edição da competição. Depois disso, a entidade decidiu encerrar o formato.

Na época, o torneio propunha uma copa entre os campeões das principais copas nacionais da Europa. O time da capital italiana ganhou o direito de disputá-lo após vencer a edição italiana.

A final foi realizada entre Lazio e Mallorca, e acabou em 2×0, com gols de Nedved e Vieri.

Depois disso, o regulamento mudou e passou a levar os campeões das copas domésticas à Copa da UEFA, mais tarde rebatizada de Europa League.

Copa das Copas: 1998-1999

Supercopa da UEFA

Títulos da Lazio - Supercopa da UEFA 1999
O time da Lazio com a taça da Supercopa da UEFA (UEFA)

A Lazio venceu a Supercopa da UEFA uma vez, em 1999. A taça foi a cereja do bolo no fim da década de 90, período dominado pelo time da capital no quesito títulos.

A Lazio nunca ganhou uma Champions League, então sua participação na Supercopa aconteceu por ter vencido a Copa das Copas daquele ano. Atualmente, o regulamento mudou e o torneio de jogo único é disputado entre vencedores de Champions e Europa League.

Naquele ano, o super esquadrão da Lazio fechou um ciclo de muitos títulos em sequência com uma vitória sobre o Manchester United, de Alex Fergunson.

O time que entrou em campo tinha jogadores como Roberto Mancini, atual técnico da Itália, o capitão Nesta, Nedved, Verón e Simeone. O gol da vitória foi marcado por Marcelo Salas, que saiu do banco de reservas.

Até hoje, esse é o título internacional mais importante da Lazio.

Supercopa da UEFA: 1999

Comentários

Comentários