Veja quantos títulos tem a Roma

Títulos da Roma - scudetto 2001

A Roma é um dos maiores e mais representativos times do campeonato italiano. Embora o número de títulos não seja expressivo como Juventus ou Internazionale, o clube se mantém como um dos mais importantes.

Todavia, por mais que os desavisados imaginem que o passado da Roma é pontuado por títulos nacionais e internacionais, a história não é bem assim. Ao menos não em enormes proporções.

Mesmo com um repertório modesto, o clube da capital percorreu um caminho bem parecido com o da grande rival, Lazio. Isto é, títulos em menor número, mas icônicos e conquistados por grandes jogadores.

Justamente por não ter dezenas de taças em sua sala de troféus, o time giallorosso dá muito valor e nostalgia a cada uma delas.

Neste artigo, você vai conhecer todas as taças e a história por trás dos triunfos.

Os principais títulos da Roma são:

  • Campeonato italiano: 3 títulos
  • Copa Itália: 9 títulos
  • Supercopa da Itália: 2 títulos
  • Campeonato italiano Serie B: 1 título

Quantos títulos de campeonato italiano tem a Roma?

Scudetto

A Roma tem 3 títulos do campeonato italiano. Os scudetti foram conquistados nas temporadas 1941-1942, 1982-1983 e 2000-2001.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem a Roma?

Copa Itália

A Roma venceu a Copa Itália 9 vezes na história. O clube da capital fica atrás somente da Juventus no ranking dos maiores vencedores do torneio.

Saiba mais

Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem a Roma?

Serie B campeonato italiano

A Roma caiu para a Serie B uma única vez e venceu a segunda divisão do campeonato italiano. O título veio em 1951-1952.

Saiba mais

Quantos títulos internacionais tem a Roma?

Champions League

A Roma nunca venceu a Champions League ou a Europa League. Portanto, ainda que seja um dos clubes mais importantes da Itália, ela não tem títulos internacionais.

Saiba mais




Campeonato italiano

Títulos da Roma - campeonato italiano 2000-2001
Totti comandou o time que venceu o último scudetto da Roma (Roma Press)

A Roma tem 3 títulos do campeonato italiano. Sim, por mais que a fama do clube tenha sido impulsionada por jogadores como Totti e Falcão, não são muitos os scudetti.

Desde sua fundação, em 22 de julho de 1927, foram alguns anos até o clube da capital iniciar a tradição de levantar taças. Contanto todos os títulos possíveis, embora as campanhas tenham sido satisfatórias, o troféu veio somente na década de 40.

Quando a Roma venceu seu primeiro campeonato italiano, em 1941-1942, por exemplo, a Juventus já tinha 7 e o Genoa 9.

Naquela temporada, o torneio ainda era disputado por 16 equipes. Com 42 pontos, 3 à frente do Torino, o clube da capital assegurou o primeiro título da sua história.

Há quem diga (e até acredite) que a conquista só veio por intervenção de Benito Mussolini. Sim, o fascismo está conectado ao nascimento da Roma, que surgiu como um desejo do partido de ter um time forte na capital. Porém, até hoje, não há evidências da interferência.

O hiato de títulos foi bem grande até o próximo scudetto. Aliás, até erguer a taça do campeonato italiano 1982-1983, o time chegou a cair para a Serie B.

Da geração pré-Totti, a Roma de 1982-1983 foi uma das melhores, senão a melhor. No elenco daquele time tinham nomes como Falcão, Ancelotti e Bruno Conti. O título colocou uma pedra na sequência de scudetti de Juventus, Milan e Inter.

Por fim, o último título da Roma em campeonato italiano aconteceu em 2000-2001. E talvez tenha sido da forma mais icônica de todas.

Depois de ver a Lazio vencer a edição anterior da liga, o clube giallorosso adotou uma postura de obrigação de conquista do scudetto seguinte, e assim aconteceu. Com Totti, Batistuta, Montella, Cafu, Samuel e tantos outros, a taça veio depois de 18 anos.

Campeonato italiano: 1941-1942, 1982-1983, 2000-2001

Copa Itália

Títulos da Roma - Copa Itália
Jogadores da Roma celebrando taça da Copa Itália (AS Roma)

A Roma venceu a Copa Itália 9 vezes em sua história. Ela só perde para a Juventus (15) no número de taças da competição.

A relação tão frutífera entre a Roma e a Copa Itália começou pouco tempo depois da estreia na competição. Tanto é que foram precisos apenas 5 anos para já chegar à final. Embora não tenha vencido.

O primeiro título foi conquistado em 1963-1964. A temporada premiou o Bologna como campeão italiano e o clube giallorosso com o segundo título da sua história. Claro, ignorando a Serie B de 1951-1952.

A taça veio após uma vitória sobre o Torino por 1×0 no jogo da volta, após empate sem gols na ida. Aliás, das 9 taças de Copa Itália, 3 foram conquistadas vencendo o Torino em finais.

Outro fato interessante na trajetória da Roma é a tradição de encontrar nas finais e derrotar os campeões nacionais. A primeira vez aconteceu em 1968-1969 ao bater o Cagliari, vencedor da Serie A daquele ano.

A segunda foi em 1990-1991. Desta vez, a vítima campeã italiana foi a Sampdoria. Na final da Copa Itália daquele ano, o clube da capital enfrentou a ótima geração da Samp e venceu a final por 4×2.

Por fim, os dois últimos títulos da Roma na competição seguiram a tradição e carimbaram dois troféus da Internazionale. Isso aconteceu nas temporadas 2006-2007 e 2007-2008. Justamente no período que a Inter dominou o italiano.

Copa Itália: 1963-1964, 1968-1969, 1979-1980, 1980-1981, 1983-1984, 1985-1986, 1990-1991, 2006-2007, 2007-2008

Supercopa da Itália

A Roma tem 2 títulos da Supercopa da Itália. As conquistas aconteceram nos anos 2001 e 2007.

O regulamento da Supercopa da Itália determina que os vencedores da Serie A e da Copa Itália da mesma temporada se enfrentem em jogo único. O vencedor fica com o título.

Na primeira ocasião, em 2001, a Roma disputou o torneio como campeã do campeonato italiano. No elenco vencedor da liga no ano anterior, tinham nomes como Totti, Batistuta e Montella.

A Fiorentina foi o adversário do time da capital por ter conquistado a Copa Itália. A equipe giallorossa garantiu a primeira taça da Supercopa da Itália após vencer por 3×0.

Já em 2007, a participação aconteceu como vencedora da Copa. O adversário foi a Internazionale. Naquele ano, a Inter começava o reinado no campeonato italiano, mas teve sua faixa carimbada com uma vitória da Roma por 1×0, com gol de De Rossi.

Supercopa da Itália: 2001, 2007

Campeonato italiano Serie B

A Roma caiu e venceu a segunda divisão do campeonato italiano uma única vez. A tragédia singular na história do clube da capital aconteceu com a queda em 1950-1951 e o título em 1951-1952.

Na época, a Serie A era disputada por 20 times, como hoje, mas apenas dois deles caíam. Mesmo assim, de “mãos dadas” com o Genoa (o último colocado), a Roma foi parar na segundona.

Para muita gente, o calvário começou justamente após a conquista do scudetto de 1941-1942. Depois do triunfo nacional, a Itália e todos os clubes enfrentaram e foram obrigados a lidar com as consequências da Segunda Guerra Mundial.

Em crise financeira, a Roma acabou determinando a própria queda após negociar Amedeo Amadei. O jogador foi o atacante titular do scudetto de 1941-1942, mas acabou negociado com a Inter.

Ao final da temporada 1950-1951, a equipe da capital caiu para a Serie B.

Felizmente para os giallorossi, o clube assegurou o título da segunda divisão e subiu logo na temporada seguinte.

Champions e Europa League

Títulos da Roma - Manolas Champions League
Manolas celebrando a virada épica da Roma contra o Barcelona, em uma edição da Champions League (Ettore Ferrari/EFE)

A Roma nunca ganhou uma Champions League ou Europa League. O fato surpreende muita gente, afinal, o clube é um dos mais importantes do futebol italiano.

Todavia, a tão desejada taça internacional nunca veio. O máximo que o time conseguiu foram dois vices, um em cada competição.

O primeiro “quase título” aconteceu na Copa dos Campeões 1983-1984, o antigo nome da Champions League. Naquela época, o torneio era disputado sem uma fase de grupos. Isto é, os classificados para a competição já começavam em uma 16-avos de final.

A Roma passou por todos os rivais e encontrou o Liverpool na final. Infelizmente para os italianos, depois de um empate por 1×1 em tempo normal, os reds ficaram com o título após o 4×2 nos penâltis.

A segunda vez que a Roma quase internacionalizou seu nome foi em 1991. Na ocasião, a grande final da Copa da UEFA propôs um icônico clássico italiano contr a Internazionale.

O antigo regulamento da velha versão da Europa League determinava que a final fosse decidida em dois jogos, nas casas dos dois times.

O primeiro jogo foi realizado no San Siro. Tomando vantagem do terreno, a Inter abriu a vantagem com o placar final de 2×0.

Na volta, no Olimpico, a Roma precisava reverter a desvantagem, mas não conseguiu. O jogo acabou 1×0 para o time da capital, mas não foi suficiente para garantir o título.

E esses foram os melhores resultados da squadra giallorrossa em torneios internacionais.

Comentários

Comentários