Veja quantos títulos tem o Napoli

Títulos do Napoli - Scudetto campeonato italiano

O Napoli é um dos principais clubes italianos, e seguramente um dos de maior prestígio. Os títulos napolitanos não datam de anos e anos, como os rivais Juventus e Inter, mas são relevantes para sua história.

Sua fundação está conectada com o início do campeonato italiano em si, entre os anos 1904 e 1905. Ainda que oficialmente a história tenha começado em 1º de agosto de 1926. Todavia, entre quedas e retornos à Serie A, o Napoli estreou sua sala de troféus somente nos anos 60.

Para felicidade de sua torcida, o clube parece ter deixado a instabilidade para trás. Os últimos anos foram marcados por títulos, briga no topo da tabela e distância segura da zona de rebaixamento. Com direito a classificações seguidas para a Champions League.

O Napoli, a exemplo de outros times, não foge à “regra” das polêmicas envolvendo títulos. Em especial, a contabilidade deles. Para muitos torcedores (muitos mesmo), o número de scudetti está errado nas contas oficiais.

Mas, em contas oficiais, os principais títulos do Napoli são:

  • Campeonato italiano: 2 títulos
  • Copa Itália: 6 títulos
  • Supercopa da Itália: 2 títulos
  • Copa UEFA: 1 título
  • Campeonato italiano Serie B: 1 título

Quantos títulos italianos tem o Napoli?

Scudetto

O Napoli venceu o campeonato italiano apenas 2 vezes na história, nos anos 1986-1987 e 1989-1990.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem o Napoli?

Copa Itália

O Napoli é um dos maiores vencedores da Copa Itália, com 6 títulos em toda a história. O último foi conquistado na temporada 2019-2020.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa UEFA tem o Napoli?

Europa League

O Napoli tem 1 título de Copa UEFA, sendo o único título internacional do clube.

Saiba mais

Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem o Napoli?

Serie B campeonato italiano

O Napoli já caiu e voltou da Serie A algumas vezes, mas o clube possui apenas um título do campeonato italiano Serie B.

Saiba mais




Campeonato italiano

Títulos do Napoli - Scudetto campeonato italiano
Festa do Napoli após conquistar o scudetto (Reprodução)

O Napoli tem 2 títulos do campeonato italiano. As taças da Serie A foram erguidas nas temporadas 1986-1987 e 1989-1990.

Por causa dos craques e campanhas histórias, os desavisados costumam achar que o Napoli tem dezenas de títulos, como a Juventus, ou mesmo Inter e Milan. Mas a realidade não é exatamente assim.

Foram anos e anos até o clube ganhar corpo e fama como é ostentado atualmente. Do ano de seu nascimento, a torcida testemunhou quedas para segundona e títulos da Copa Itália.

Isso sem falar nas duas vezes que bateu na trave, uma na década de 60 e outra na de 70.

Porém, passados os períodos de inconsistências, o Napoli finalmente conseguiu entrar para a história dos títulos italianos.

Para quem está acostumado com o mercado de transferências atual, é de se surpreender, mas houve um período que os clubes italianos dominavam o cenário financeiro. E saber disso é fundamental para relembrar o primeiro título de campeonato italiano do Napoli.

Em junho de 1984, o clube contratou ninguém menos do que Diego Maradona, diretamente do Barcelona. Maior ídolo da história do Napoli, o argentino foi responsável direto pela conquista do scudetto de 1986-1987 e a Copa Itália da mesma temporada.

Para felicidade dos torcedores napolitanos, o troféu acabou se tornando apenas o início do ciclo mais frutífero do time. Nas temporadas seguintes, a equipe continuou brigando no topo, até repetir o título em 1989-1990.

Desta vez, Maradona dividiu holofotes e contou com as importantes colaborações dos brasileiros Careca e Alemão.

O ciclo acabaria em 1991 com a partida de Maradona.

Campeonato italiano: 1986-1987, 1989-1990

Copa Itália

Jogadores do Napoli celebrando a Copa Itália 2019-2020 (Napoli)

O Napoli tem 6 títulos da Copa Itália. A relação entre clube e competição é especial, tanto que o troféu da temporada 2019-2020 é justamente o mais recente do clube.

Mas isso não é o principal motivo. Existe uma longa lista, que começa exatamente do começo. Afinal, o primeiro título da história do Napoli aconteceu justamente em uma edição de Copa Itália.

A icônica taça para os napolitanos foi erguida em 1961-1962. Naquela temporada, além de estrear a sala de troféus, o clube também celebrou mais um acesso à Serie A.

Outro elemento marcante do primeiro triunfo foi também a invencibilidade. Do empate com a Alessandria no primeiro turno à vitória sobre a SPAL na final, o Napoli simplesmente não foi derrotado.

Isso também explica a relação do time com o torneio. Dos 6 títulos, 4 foram conquistados sem uma derrota sequer. Aliás, o Napoli, atual campeão da copa, venceu a última edição novamente sem ser batido.

Há uma outra edição da Copa Itália que também foi significativa para o clube. Trata-se da temporada 1986-1987, eternizada pelo primeiro scudetto azzurro. Sim, o time liderado por Maradona arrebatou as duas taças, fazendo daquele ano talvez o mais feliz de todos para os napolitanos.

Copa Itália: 1961-1962, 1975-1976, 1986-1987, 2011-2012, 2013-2014, 2019-2020

Supercopa da Itália

Maradona está em quase todos os títulos do Napoli, incluindo a Supercopa da Itália (Wikipedia)

O Napoli possui 2 títulos da Supercopa da Itália. As taças foram erguidas em 1990 e 2014, no torneio que reúne o vencedor da Copa Itália e da Serie A da mesma temporada.

Desde que o Napoli retomou o protagonismo na primeira divisão, disputando o título em algumas temporadas, foi oficialmente ressurgida a rivalidade com a Juventus.

Por mais que a quantidade de títulos da Juve seja assombrosa, o domínio nem sempre existiu. A Supercopa da Itália é prova disso: tanto da rivalidade, quanto do poderio do time azzurro.

Além da briga relativamente recente pelo scudetto, os dois títulos da Supercopa da Itália também servem de “pimenta” para o confronto.

O primeiro título do Napoli na competição aconteceu em 1990. Não é de se espantar que isso tenha acontecido justamente na fase mais frutífera do clube. Sim, a fase com Maradona e companhia.

Na ocasião, o time azul participou como vencedor do campeonato italiano. Já sua rival, a Juventus, entrou em campo como campeã da Copa Itália.

A taça foi disputada em jogo único, como o regulamento atual manda, porém na casa do Napoli. O placar, um surpreendente 5×1, teve direito a dois gols de Careca e Baggio, este descontanto para a Juve.

Já a segunda conquista veio em 2014. Porém, desta vez os papéis foram invertidos, já que os napolitanos disputaram como donos da Copa Itália.

Na ocasião, a disputa foi levada para o Qatar e acabou em 2×2 no tempo normal – dois de Tévez e dois de Higuaín. Na disputa de pênaltis, foram necessárias 9 cobranças para cada time, até o título ser dado ao Napoli.

Supercopa da Itália: 1990, 2014

Campeonato italiano Serie B

O Napoli foi campeão da Serie B uma única vez na história. O acesso para a primeira divisão com troféu aconteceu na temporada 1949-1950.

Muitos clubes omitem ou não levam títulos da Serie B em conta. Entretanto, se fizermos essa consideração, essa conquista é a primeira da história do Napoli.

O clube, contudo, não exibe a taça na sua sala virtual.

Naquela temporada, o time azzurro terminou no topo da classificação com apenas um ponto acima da Udinese. Os dois subiram para a Serie A, enquanto 5 clubes caíram para a Serie C, de acordo com o regulamento da época.

Porém, a relação do clube com a segunda divisão não é tão distante assim. A promoção com título aconteceu somente uma vez na história, é verdade, todavia as quedas foram “numerosas” para um clube tão importante.

Ao todo, o Napoli caiu para a Serie B 6 vezes. A última aconteceu na temporada 2000-2001. Depois disso, o time atingiu o fundo do poço ao declarar falência em 2004.

O retorno à Serie A aconteceria somente na temporada 2006-2007. E o time não caiu mais desde então.

Copa UEFA

Maradona com a Copa da UEFA (Wikipedia)

O Napoli tem 1 título da Copa UEFA, conquistado na temporada 1988-1999. A taça é a única internacional na história do clube.

O torneio é o mesmo que hoje conhecemos como Europa League. A fórmula era diferente, já que não existia fase de grupos.

A real diferença daqueles tempos era justamente a Serie A. No regulamento, apenas o campeão se classificava para a principal competição da Europa. O segundo, como o Napoli em 1987-1988, disputaria a Copa UEFA.

E assim aconteceu.

Embora tenha conquistado resultados impressionantes nas últimas temporadas, os anos com Maradona e Careca ainda são os mais frutíferos da história do time. O título da Copa UEFA não poderia ter vindo em outro momento.

A campanha foi pontuada por mais um confronto contra a Juventus. Este aconteceu nas quartas de final, em turnos de ida e volta.

Na ida, a Juve venceu por 2×0 e praticamente assegurou a classificação. Contudo, gols de Maradona, Carnevale e Renica, na prorrogação, “explodiram” o estádio dos donos da casa e levaram o Napoli para a próxima fase.

Depois de deixar o Bayern de Munique para trás na semi, os italianos enfrentaram e bateram o Stuttgard em dois jogos. O primeiro acabou 2×1 para o Napoli, e o segundo soou o apito final com o placar de 3×3.

Resultado: Napoli campeão da COPA UEFA.

Comentários

Comentários