Jogadores da Atalanta: onde jogavam antes do sucesso no campeonato italiano

Jogadores da Atalanta

Os jogadores da Atalanta colocaram o time em outro patamar do campeonato italiano e da Europa. Ainda que um título não tenha sido conquistado, o que foi feito já entrou para a história.

A começar pela Champions League. Nunca antes o clube tinha se classificado para uma edição do torneio europeu. Ao garantir a 3ª posição na Serie A 2018-2019, a Atalanta fez história.

Como se não bastasse, a campanha da Serie A 2019-2020 juntou números memoráveis. Por exemplo: o time atingiu 10 vitórias seguidas.

Dentre os triunfos, destaque para inúmeras goleadas, com direito a 7×0 no Torino, 5×0 no Milan e 6×2 no Brescia. Somados, os gols chegam perto de 100!

Tudo isso, unido a jogadores com nomes de difícil pronunciação, provocam uma pergunta: onde estavam escondidos os principais nomes do elenco?

Este artigo vai desvendar o histórico dos melhores jogadores da Atalanta, antes de desembarcarem em Bergamo.

Josip Iličić

Jogadores da Atalanta - Ilicic
Ilicic em ação pela Atalanta (Reprodução)

Josip Iličić é um jogador esloveno, canhoto e muito bem conhecido e reconhecido por quem acompanha o campeonato italiano. Afinal, todos os saltos na carreira foram dados em território italiano.

O “começo” surpreendente aconteceu no Palermo. Aliás, muitos bons jogadores foram projetados no rosanero. Na Sicília, ele fez parte da mesma geração do time que tinha Dybala, hoje na Juventus.

Depois de chamar atenção, foi para a Fiorentina, onde jogou muito bem de 2013 a 2017. Porém, sem muita explicação, acabou se transferindo para a Atalanta, que na época tinha desempenho muito parecido com o da viola.

Entretanto, como o tempo provou, Ilicic acabou se tornando um dos principais nomes do time de Bergamo. Senão o principal.

Papu Gomez

Jogadores da Atalanta - Papu Gomez
O argentino e capitão, Papu Gomez (Reprodução)

Alejandro Darío Gómez, ou simplesmente Papu Gomez, é um jogador argentino que também tem uma bonita história no campeonato italiano.

Se Ilicic surgiu no Palermo, o camisa 10 da Atalanta “surgiu” no outro lado do Derby Di Sicilia, o Catania. Por lá, foram 3 anos apresentando boas performances pelo time, até sair da Itália por um ano e retornar para Bergamo.

De todos os destaques, Papu é um dos mais antigos do clube. Ele veste a camisa da Atalanta desde 2014, o que significa ter passado por momentos ruins, como o quase rebaixamento.

Felizmente para ele, e para o time, os louros – se não chegaram – estão por vir.

Duvan Zapata

Jogadores da Atalanta - Duvan Zapata
O atacante Zapata (Reprodução)

Assim como outros, Zapata é um velho conhecido no campeonato italiano. Desde que deixou a Colômbia, o atacante se tornou um verdadeiro cigano pela Velha Bota.

Em 2013, defendeu o Napoli. Contudo, ainda com contrato com o time azzurro, acabou sendo emprestado temporada após temporada.

Chegou a vestir as camisas de Udinese, Sampdoria e finalmente Atalanta. Neste, permaneceu na condição de emprestado desde 2018, até finalmente ser contratado pelo time.

Hoje, dificilmente perde a posição de atacante titular do clube.

Mario Pašalić

Jogadores da Atalanta - Pasalic
Pasalic após marcar 3 gols pela Atalanta (Reprodução)

Mario Pašalić é um jogador croata e que joga no meio-campo. Se você acompanha o campeonato italiano, então o nome é seguramente familiar.

Sua carreira “começou” ao ser contratado pelo Chelsea, em 2014. Como acontece com boa parte dos jogadores ainda não provados, ele acabou emprestado algumas vezes.

Pasalic passou por Elche, Monaco e chegou ao Milan, em 2016. Para seu azar, pegou uma das piores fases do rossonero de Milão e pouco conseguiu produzir.

Depois de 1 ano na Rússia, desembarcou na Atalanta após ser contratado em definitivo.

Gian Piero Gasperini

Jogadores da Atalanta - Gasperini
O técnico Gasperini (Reprodução)

Parte do sucesso do time é responsabilidade de Gian Piero Gasperini, o técnico da Atalanta. Ex-jogador italiano, o agora comandante do time de Bergamo encontrou no clube atual sua melhor fase.

A carreira de treinador começou com uma longa passagem pelo Crotone, de 2003 a 2006. Dos times mais conhecidos, destaque para passagens longas pelo Genoa, que treinou de 2003 a 2006, e depois de 2013 a 2016.

Foi então que chegou à Atalanta, onde quase venceu a Copa Itália 2018-2019. Porém, a derrota para Lazio não apagou o prestígio. Muito pelo contrário.

Simultaneamente ao vice, garantiu vaga na Champions League pela primeira vez na história do clube.

Comentários

Comentários