Veja quantos títulos tem o Hellas Verona

Títulos do Hellas Verona - campeonato italiano 19841985
O elenco do Verona 1984-1985 (HellaStory)

Aos mais novos, a história do Hellas Verona no campeonato italiano começou somente em 2018-2019, ano do último acesso do clube à Serie A. Contudo, os títulos do Hellas Verona são importantíssimos para o futebol da Itália.

De tempos em tempos, determinado time do país forma um esquadrão e surpreende a todos com uma campanha arrebatadora. Foi o caso do Napoli de Maradona, do Parma de Buffon, Cannavaro e Crespo, e também da própria equipe de Verona.

Batizado com nome pouco italiano (Hellas = Grécia), o gialloblù é um clube centenário, que alcançou a glória máxima do futebol italiano em 1984-1985. Naquela temporada, foi a vez dele levar o scudetto de maneira inédita.

Na quantidade de itens dentro da sala de troféus, o Hellas Verona não consegue competir com os gigantes Juventus e Inter, por exemplo. Ainda assim, aquilo que foi feito e conquistado na década de 80 ecoa até hoje.

Os principais títulos do Hellas Verona são:

  • Campeonato italiano: 1 título
  • Campeonato italiano Serie B: 3 títulos

Quantos títulos de campeonato italiano tem o Hellas Verona?

Scudetto

O Hellas Verona possui apenas um título do campeonato italiano, erguido na temporada 1984-1985.

Saiba mais

Quantos títulos da Copa Itália tem o Hellas Verona?

Copa Itália

O Hellas Verona tem alguns vices, mas jamais venceu um título da Copa Itália. Nem mesmo a temporada da melhor campanha foi capaz de garantir a taça.

Saiba mais

Quantos títulos do campeonato italiano Serie B tem o Hellas Verona?

Serie B campeonato italiano

O Hellas Verona possui 3 títulos da segunda divisão do campeonato italiano.

Saiba mais

Campeonato italiano

Títulos do Hellas Verona - campeonato italiano 19841985
O elenco do Verona 1984-1985 (HellaStory)

O Hellas Verona tem um título do campeonato italiano. O scudetto de 1984-1985 ainda é a maior conquista da história do clube até os dias de hoje.

O mais importante dos títulos do Hellas Verona é icônico por outro motivo: é o único de um clube não habitante de uma capital italiana.

Os mais novos, talvez, não entendam a importância do scudetto. De cara, é necessário lembrar que o título foi assegurado justamente na época que o campeonato italiano tinha a Juventus com Platini, o Napoli com Maradona, a Udinese com Zico e a Roma com Falcão.

Na comparação com feitos recentes, a taça se assemelha ao título do Leicester na Premier League, em 2015-2016.

Mas então como o modesto Hellas Verona foi parar na lista dos campeões italianos?

A história do título não começa em 1903, mas o ano é importante, pois data o nascimento do gialloblù. Na época, o Genoa já ostentava alguns scudetti em sua sala de troféus.

Porém, hoje centenário, o Hellas Verona passou longos anos na Serie B, antes de finalmente alcançar a glória. O último acesso antes do título aconteceu na temporada 1981-1982, ano que ficou marcado por um dos títulos mais importantes da seleção italiana.

A improbabilidade do scudetto sempre foi tamanha, que, uma vez conquistado, sua história se tornou tema de livros na Itália. Um deles, de Furio Zara, traduz tudo isso já no nome:

“Mas aconteceu de verdade? 12 de maio de 1985: Hellas Verona campeão da Itália. A história do scudetto mais incrível do futebol italiano”

Na temporada 1984-1985, o clube dominou o torneio de ponta à ponta. Muita gente credita tal campanha à chega de dois jogadores estrangeiros: o zagueiro alemão Hans-Peter Briegel e o atacante Preben Elkjær. Mas, também, pelo comando do técnico Osvaldo Bagnoli, que ficou no clube de 1981 a 1990.

O que era um time acostumado a encerrar campeonatos no meio de tabela, se tornou o campeão do ano. Dos 30 jogos disputados, foram 15 vitórias, 13 empates e apenas 2 derrotas (para Avellino e Torino, o vice).

O scudetto ficou eternizado na história do futebol italiano: primeiramente por se tratar de um time do “interior”. E em segundo lugar, por “peitar” times e uma das fases com mais craques do calcio italiano.

Campeonato italiano: 1984-1985

Copa Itália

Copa Itália 2020-2021 no San Siro
A taça da Copa Itália, que chegou perto, mas jamais foi para Verona (Reprodução)

O Hellas Verona não tem nenhum título da Copa Itália. O máximo alcançado pelo clube foi um vice-campeonato em três edições da competição.

Sabendo da história do scudetto, é de se imaginar que os melhores anos e campanhas do Hellas Verona na Copa Itália também tenham acontecido nos anos 80. E assim foi.

A primeira grande campanha no torneio mais democrático do futebol italiano aconteceu em 1975-1976. No regulamento da época, a copa começava com times separados em grupos. Os líderes, então, formavam dois novos grupos. Os dois melhores faziam a final.

Quis a edição que o Napoli fosse o campeão após bater o Hellas Verona por 4×0.

Já em 1982-1983, logo na temporada seguinte ao acesso à Serie A, o gialloblù bateu na trave mais uma vez. Já sob comando de Bagnoli, o time chegou muito perto após passar pelo mesmo regulamento da vez anterior.

Desta vez, porém, o título ficou muito perto, justamente contra a Juventus, a maior vencedora da Copa Itália. Depois de vencer o jogo de ida por 2×0, o Hellas Verona não resistiu à doppietta de Platini e ao gol de Paolo Rossi.

Por fim, a última tentativa aconteceu em 1983-1984, uma temporada antes do scudetto. Uma clara evidência do bom trabalho de Bagnoli, que não seria premiado na Copa Itália, mas seria compensado com o título máximo do futebol italiano.

A final foi disputada contra a Roma de Falcão, Bruno Conti e Cerezo. Apesar do 1×1 no jogo de ida, a equipe da capital venceu a volta pelo placar mínimo e ficou com a taça.

Depois da década de 80, o Hellas Verona nunca mais passou das quartas de final.

Campeonato italiano Serie B

Títulos do Hellas Verona - Campeonato italiano Serie B 1999
Cesare Prandelli, treinador do Hellas Verona na época do acesso com título em 1999 (Reprodução)

O Hellas Verona tem 3 títulos do campeonato italiano Serie B. O clube provinciano passou alguns anos na segunda divisão, e retornou de lá com a taça três vezes.

Ao todo, o clube acumula 10 acessos para a elite do futebol italiano. A subida acompanhada da taça aconteceu somente nas temporadas 1956-1957, 1981-1982, 1998-1999.

De todas, talvez a dos anos 80 tenha sido a mais especial. No comando do treinador Bagnoli, o Hellas Verona iniciou o ciclo com o acesso campeão, seguido de uma final da Copa Itália e do scudetto. Tudo no intervalo de 3 temporadas.

Infelizmente para os torcedores, o clube seguiu a tendência de vários clubes italianos de encerrar atividades em razão de falência. Isso aconteceu em 1990.

Na sequência do renascimento quase imediato, o gialloblù passou a viver uma montanha-russa que perdurou até 2018-2019, ano do último acesso. No caminho, em razão de péssimas campanhas, foi parar até mesmo na Serie C.

Campeonato italiano Serie B: 1956-1957, 1981-1982, 1998-1999

Comentários

Comentários