Camisa da seleção italiana: as 5 mais belas!

A camisa da seleção italiana é, seguramente, uma das mais belas entre todas as seleções. Mundialmente conhecida como Azzurra, a Itália sempre oferece grande expectativa para o lançamento do mais novo uniforme. Isso já aconteceu recentemente, durante o processo de renovação do escudo da federação.

Atualmente, a Puma, mais nova fornecedora do Milan, também veste a Itália. Mesmo fora da Copa do Mundo 2018, a fabricante de material esportivo mantém a tradição de renovar o manto ano após ano.

Aliás, a camisa da seleção italiana permanecerá como responsabilidade da Puma por muito tempo. Isso porque a parceria, nascida em 2003, já está renovada até 2022, ano da Copa do Mundo no Qatar.

Por que a camisa da seleção italiana é azul?

Antes da lista das mais belas, é preciso esclarecer um fator fundamental: a cor. Obviamente, não há azul na bandeira tricolor da Itália (verde, branco e vermelho). Assim como a camisa da Fiorentina, há duas versões para explicar: uma mais romântica e outra factual.

Camisa da seleção italiana em 2017
A camisa da Azzurra de 2017 (Gazzetta)

Por um tempo, pessoas realmente acreditaram que a camisa da seleção italiana era azul em razão do céu e do mar do país, emblemáticos. Outros ainda apostaram em uma inspiração no uniforme francês.

A grande verdade é que a camisa se tornou azul em homenagem à Casa Savoia, dinastia real do país que utilizava a cor como representação de sua família desde 1930. Por isso, desde 6 de janeiro de 1930, o azul é a cor oficial da Itália.

A camisa da seleção italiana 2018

Enquanto ainda disputava uma vaga na Copa do Mundo 2018, a Itália viu vazar o novo emblema, que estrearia no torneio. Mesmo perdendo a vaga de forma melancólica para a Suécia, a Azzurra atualizou o manto e o escudo.

Camisa da seleção italiana 2018
A camisa da seleção italiana lançada em 2018

Até chegar ao modelo acima, a Itália encantou o mundo com diversas camisas. Abaixo você confere o top 5:

5 Kappa- 2002

Camisa da seleção italiana 2002
A seleção italiana na Copa de 2002 (JIMIN LAI/AFP/Getty Images)

Na Copa do Mundo 2002, a Itália foi a campo com primeira versão de camisa “agarradinha”. Isso sem falar no tom azzurro mais claro, que contrastou e se destacou ainda mais com o calção branco.

4° Adidas – 1974

Camisa seleção italiana 1974
A seleção da Itália de 1974 (CalcioBlog)

Curiosamente, não é possível ver qualquer identificação da Adidas na camisa da Itália. As famosas listras aparecem apenas no calção. Destaque para as mangas curtas e ausência de gola.

3º Diadora – 1994

Camisa seleção italiana 1994
Maldini jogando pela Itália em 94 (Football Whispers)

A Copa do Mundo que atormenta Baggio até hoje também marca o lançamento desta camisa. Ela promoveu a atualização do escudo da Itália (um “i” nas cores da bandeira) e trouxe detalhes tricolores nas mangas e gola.

O ano, aliás, é lembrado pela tendência de levar marca d’água para camisas de diversas seleções.

2° Puma – 2004

Camisa seleção italiana 2004
Uma das primeiras camisas da Itália com a Puma (Efic)

Ano que marcou o início da parceria com a Puma e levou, pela primeira vez, o escudo para o centro do peito, junto com as estrelas. Todos os detalhes foram feitos em dourado.

1º Puma – 2006

Camisa seleção italiana 2006
A última Itália a vencer uma Copa do Mundo (RAI)

Novamente com a Puma, que acertou a mão não somente com a Itália, mas com todos os clubes e seleções. A listra azul mais escura, nas laterais, servia para esconder marcas de suor, mas também tornaram a camisa icônica, junto com o título da Copa do Mundo.

Comentários

Comentários

Top