Derby della Madonnina | Milan e Internazionale

Materazzi e Rui Costa no Derby Della Madonnina

O Derby della Madonnina é o nome de um dos maiores clássicos do campeonato italiano, que envolve os maiores times de Milão: Milan e Internazionale.

Neste artigo, você vai conhecer as particularidades do Derby Della Madonnina e obter informações importantes e pouco conhecidas, como:

O Derby Della Madonnina, que envolve Milan e Internazionale, embora agite a cidade de Milão, tem proporções nacionais e internacionais. De longe um dos maiores clássicos do campeonato italiano, o jogo chegou a ser transmitido para mais de 180 países, em 2018. Isso mesmo com ambos os times não vivendo as melhores fases.

A rivalidade que divide Milão em azul e vermelho, com uma faixa preta bem ao meio, tem mais de 100 anos. Ao longo de décadas e décadas, os espectadores do campeonato italiano se acostumaram a ver os maiores craques do futebol vestirem rossonero (vermelho e preto) e nerazzurro (preto e azul). Só de brasileiros, é impossível não citar Ronaldo, Adriano e Kaká.

Na Itália, os clássicos (ou derbys) são batizados de forma bastante inspiradora. No caso do Derby Della Madonnina, não é diferente. Há algumas curiosidades acerca deste confronto tão aclamado, e o próprio nome

O que significa Derby Della Madonnina?

A palavra “Madonnina” faz referência à “Madonna”, que em italiano significa “Virgem Maria” ou “Nossa Senhora”. Isto é, a mãe de Jesus. O termo acabou batizando o jogo em questão porque, em Milão, no topo mais alto do Duomo – ponto turístico da cidade – há uma estátua da Madonnina.

Como dito, seja por meio de jornalistas ou dos próprios torcedores, o futebol italiano acaba banhado por certa poesia. Isso explica parte dos motivos para o jogo entre Milan e Inter ter o nome que tem, e não algo como “Derby di Milano”. Embora este também seja aceito.

Assim como acontece com muitos outros clássicos do campeonato italiano, o batismo deste confronto local buscou utilizar o maior símbolo da cidade como inspiração. Na Itália, os monumentos, rios e características ímpares dos lugares normalmente ganham esse tipo de homenagem.

A Madonnina está situada na torre mais alta da catedral. De acordo com o próprio site do Duomo, os primeiros desenhos da estátua datam de 1521. Porém, sua colocação no lugar onde está hoje acabou acontecendo somente em 1774.

Estátua da Madonnina - Derby Della Madonnina
A estátua da Madonnina (Facebook Duomo di Milano)

História

Para entender a história por trás da rivalidade entre Milan e Inter, é preciso voltar no tempo em mais de 100 anos.

Tudo começou com a fundação do Milan, em 13 de dezembro de 1899. Já Inter iniciou sua história em 9 de março de 1908. Os 9 anos que separam as equipes foram marcados por diferenças de ideologias.

Isso porque o Milan era o único clube de Milão à época mencionada. Fundado pelo britânico Herbert Kilpin, o clube rossonero, sem a devida pretensão, foi responsável pela fundação do seu maior rival.

Chamado à época de Milan Football Cricket Club, o Milan era comandado e ocupado por pessoas de duas nacionalidades: suíços e ingleses. Essa particularidade é importante para a história do Derby Della Madonnina porque, embora administrado por estrangeiros, o Milan se pautava pela restrição a atletas de outras nacionalidades.

As divergências políticas fizeram desta segmentação de nacionalidades o estopim para o surgimento da Inter. Graças a esse desacordo de pensamentos, parte dos sócios do ainda Milan encontraram na fundação do Football Club Internazionale Milano a resposta para a proibição de jogadores e sócios estrangeiros.

O tom buscado e aplicado pelos fundadores da Inter foi bem claro. Tanto que o próprio nome traduz isso explicitamente. A ideia era iniciar um clube com uma metodologia acolhedora, democrática e, acima de tudo, internacional.

O primeiro clássico entre Milan e Internazionale aconteceu em 10 de janeiro de 1909. De lá para cá, a cidade de Milão, brindada pelo futebol, foi pintada de vermelho, preto e azul.

Estádio: San Siro ou Giuseppe Meazza?

Até 2019, uma coisa era certa: Milan e Internazionale dividiam o uso e administração do mesmo estádio. Apesar de que no futuro isso deva continuar acontecendo, os clubes já anunciaram a demolição do San Siro.

Mas o nome correto é San Siro ou Giuseppe Meazza?

Há uma lenda de que o Milan chama o estádio de San Siro, enquanto a Inter prefere o nome de Giuseppe Meazza. Há um pouco de verdade nisso. Afinal, basta acessar o site de um e de outro para ver que isso, de fato, é verdade. Entretanto, a rivalidade se sustenta em outros assuntos, mas pouco neste.

A história revela que o estádio foi construído para receber, inicialmente, os jogos com mando do Milan. A inauguração, aliás, aconteceu em 19 de setembro de 1926, com um jogo Milan x Inter. Foi somente na temporada 1947-1948 que a Inter passou a desfrutar do mesmo benefício.

Derby Della Madonnina - San Siro Giuseppe Meazza
O popular San Siro e oficialm Giuseppe Meazza (Reprodução)

Oficialmente, o estádio é nomeado Giuseppe Meazza. O empreendimento foi batizado desta maneira em 1980, em homenagem ao jogador homônimo, ídolo histórico da Inter, mas que também defendeu o Milan em algumas temporadas.

O nome “San Siro”, preferido pelos torcedores do Milan, se justifica pelo fato de que o estádio está localizado no distrito de mesmo nome, em Milão.

Atualmente, o San Siro é posse da prefeitura de Milão, que prefere a utilização desse nome, ao invés da homenagem a Meazza.

Títulos

Milan e Internazionale protagonizam uma disputa por títulos que ultrapassa a rivalidade regional. Os dois times estão no topo entre os maiores campeões do campeonato italiano.

Falando só de scudetto, isto é, títulos nacionais, os dois ainda estão distantes da Juventus. Os dois times de Milão acumulam 18 troféus cada, enquanto a vecchia signora ostenta 35 conquistas, com direito a vários campeonatos de fila.

Porém, no cenário internacional, é possível dizer que os dois times são os maiores representantes do futebol italiano. Apesar da fase não andar boa no continente, o Milan se orgulha de ter conquistado a Champions League 7 vezes. Para a Inter, são 3 triunfos, com direito a um triplete, quando ganhou também na mesma temporada o scudetto e a Copa Itália.

Confira na tabela abaixo a comparação de títulos de Milan e Inter:

Milan
Competição
Internazionale
1
Mundial de clubes
1
2
Copa Intercontinental
3
7
Champions League
3
0
Europa League
3
2
Recopa da Europa
0
18
Campeonato Italiano
18
5
Copa Itália
7
7
Supercopa da Itália
5
2
Campeonato Italiano B
0

Jogadores que já jogaram por Milan e Internazionale

Surpreendentemente, existe uma vasta e brilhante lista de jogadores que defenderam os dois times de Milão. Tratando-se de uma rivalidade gigantesca, era de se imaginar que o trânsito de contratações envolvendo o nome dos dois times, direta e indiretamente, não existisse. Porém, ele é bem real.

Ao mesmo tempo, é bom que se diga, quase nenhum deles alcançou o mesmo status nos dois clubes. Alguns, aliás, não chegaram a apagar a história vencedora pelo time, mas caíram em desgosto com a torcida, além de não repetir a performance no rival.

O único que talvez possa ser declarado “representativo” para os dois clubes é Zlatan Ibrahimovic. Apesar de o número de títulos ser maior pela Inter, a adoração dos torcedores do Milan parece ser maior.

Confira abaixo os alguns jogadores que já jogaram por Milan e Internazionale:

Andrea Pirlo

Pirlo - Derby Della Madonnina

A história de Andrea Pirlo no campeonato italiano nos faz lembrar muito mais dos tempos vestindo cores de Milan, até Juventus, mas não tanto na Inter.

Contudo, a história de Pirlo, que começou no Brescia, tem seu segundo capítulo na Inter, seu time de coração. Ele foi contratado ainda jovem, mas pouco fez e acabou indo em definitivo para o Milan, depois de alguns empréstimos.

Vestindo rossonero, ele venceu absolutamente tudo, e ainda viveu sua melhor fase na seleção italiana, em especial a de 2006.

Títulos pelo Milan: 1 Copa Itália; 2 Campeonato Italiano; 2 Champions League; 2 Supercopa da UEFA; 1 Mundial de Clubes

Títulos pela Inter: 0

Clarence Seedorf

Seedorf - Derby Della Madonnina

A história de Seedorf é semelhante à de Pirlo. Quando a Inter o contratou diretamente do Real Madrid, a expectativa era que ele repetisse os troféus em território italiano.

No entanto, além de não conseguir o mesmo desempenho, a Inter acabou acertando sua ida para o Milan, onde, assim como Pirlo, acabaria vencendo absolutamente tudo.

Depois de passar pelo Botafogo, Seedorf se aventurou como técnico e dirigiu o Milan por um tempo. Infelizmente para ele, a aventura não durou mais do que uma temporada e não superou a 8ª colocação na Serie A.

Títulos pelo Milan: 1 Copa Itália; 2 Campeonato Italiano; 2 Supercopa da Itália; 2 Champions League; 2 Supercopa da UEFA; 1 Mundial de Clubes

Títulos pela Inter: 0

Leonardo Bonucci

Bonucci - Derby della Madonnina

A vida de Leonardo Bonucci no campeonato italiano, fora da Juventus, é praticamente nula na questão de títulos. Seu início de carreira está conectado à uma contratação precoce pela Inter, mas que durou pouco.

Ele chegou a participar do time que ergueu o scudetto na temporada 2005-2006. Todavia, seu destino foi ser negociado com o Treviso e, daí em diante, um longo caminho foi seguido até chegar finalmente à Juventus.

Em 2017, para espanto de muitos, acabou acertando sua transferência para o Milan. Desiludido pelo desempenho ridículo do novo time, um ano depois, voltou à Juventus pedindo desculpas aos torcedores.

Títulos pelo Milan: 0

Títulos pela Inter: 1 Campeonato italiano

Ronaldo

Ronaldo Fenômeno - Derby Della Madonnina

Ronaldo, o “Fenômeno”, ganhou esse apelido após fazer o que fez pela Inter. O time italiano o contratou do Barcelona com o título de melhor jogador do mundo, e o fruto disso foi o título da Copa da UEFA em 1998.

Sua trajetória, porém, foi marcada pela convulsão durante a Copa do Mundo de 98 e a terrível lesão no joelho (seguida de algumas outras). Com isso, acabou indo para o Real Madrid e, depois, para o Milan.

Por lá, foi proibido pelo regulamento de jogar a Champions League, que o Milan acabaria vencendo. Infelizmente para ele, a lesão no joelho se repetiria também atuando pelo Milan.

Títulos pelo Milan: 0

Títulos pela Inter: 1 Copa da UEFA

Zlatan Ibrahimovic

Ibrahimovic - Derby Della Madonnina

Depois que a Juventus foi parar na Serie B em razão do escândalo do Calciopoli, Ibrahimovic foi prontamente contratado pela Inter. Por lá, especialmente pela ausência da Juve, ele recolocou o time na rota dos títulos italianos.

A saída para o Barcelona não saiu como esperado. O sueco não se deu bem com Guardiola, e acabou voltando à Itália, desta vez para o Milan. O amor entre Ibra e torcedores do Milan foi à primeira vista e perdura até hoje.

Títulos pelo Milan: 1 Campeonato Italiano; 1 Supercopa da Itália

Títulos pela Inter: 3 Campeonato Italiano; 2 Supercopa da Itália

Roberto Baggio

Baggio - Derby della Madonnina

Roberto Baggio passou por diversos times do campeonato italiano, dentre eles, os dois clubes do Derby Della Madonnina. Porém, é possível dizer que o craque viveu sua melhor fase vestindo a camisa da Juventus. Aliás, foi nessa época que venceu o título de melhor jogador do mundo. E também perdeu o icônico pênalti contra o Brasil, em 94.

No auge da carreira, acabou assinando com o Milan, perdendo a campanha que deu a Champions League à Juve. Por outro lado, conquistou o scudetto pelo time de Milão.

Sua chegada à Inter acontece após de passagem brilhante pelo Bologna, onde jogou depois que se machucou enquanto ainda jogador do Milan. Na Internazionale, porém, o desempenho não se repetiu em razão de lesões.

Títulos pelo Milan: 1 Campeonato Italiano

Títulos pela Inter: 0

Mario Balotelli

Balotelli - Derby della Madonnina

A exemplo de Ibrahimovic, Balotelli é outro que deu seus primeiros passos pela Inter, mas se aproximou e até gostou mais do Milan. Ele praticamente surgiu nas categorias de base do time nerazzurro, mas deu azar de ocupar o time principal no momento que seus concorrentes eram Ibrahimovic, Adriano, entre outros.

Com um temperamento que dispensa mais evidências do que as já conhecidas, selou sua saída da Inter para o Machester City pela porta dos fundos. Pelos mesmos motivos, foi para o Milan após 2 temporadas na Inglaterra.

Ele sairia para a Inglaterra mais uma vez, após ser contratado pelo Liverpool, e voltou à Itália, mais uma vez para o Milan, mais tarde.

Títulos pelo Milan: 0

Títulos pela Inter: 3 Campeonato Italiano; 1 Copa Itália; 1 Supercopa da Itália; 1 Champions League

Christian Vieri

Vieri - Derby della Madonnina

Um dos maiores artilheiros da seleção italiana em Copas do Mundo, Christian Vieri viveu o auge da sua carreira ao lado de Ronaldo, na Inter. Assim como o fenômeno, o artilheiro italiano aceitou vestir as cores do Milan já para o fim da carreira.

Portanto, quando procuramos seus gols, tripletas e conquistas, quase todas as imagens são relacionadas à Inter. O final dos anos 90, tão marcantes para os nerazzurri, também levaram Vieri ao topo entre os atacantes da Itália. Sua convocação para os jogos da Azzurra eram certas nesta época.

Títulos pelo Milan: 0

Títulos pela Inter: 1 Copa Itália; 1 Supercopa da Itália

Comentários

Comentários