Derby d’Italia | Juventus e Internazionale

Derby D'Italia - Juventus e Internazionale

O Derby d’Italia é considerado o maior clássico do campeonato italiano e propõe o confronto entre dois gigantes do país: Juventus e Internazionale

O Derby d’Italia representa a maior rivalidade não-regional da Itália. Neste artigo, você vai conhecer o que está por trás disso e ter acesso a informações como:

Para um jogo de futebol ser rotulado como o maior de um país, duas equipes gigantescas precisam estar envolvidas. É o caso do Derby D’Italia, clássico do campeonato italiano que é protagonizado por Juventus e Internazionale.

No futebol da Itália, assim como observado na esmagadora maioria dos outros países, os derbis são disputados por times de mesmo bairro, cidade, estado, etc. Porém, a exemplo do antagonismo de Manchester United e Liverpool, na Inglaterra, o Derby d’Italia não envolve equipes próximas geograficamente, mas ainda assim gera uma rivalidade que cobre a Itália inteira.

Durante muito tempo – e provavelmente até hoje – creditou-se o nome do clássico ao fato de os dois times terem as maiores torcidas na Itália. Ou ainda ao fato de os dois, por várias temporadas, nunca terem sofrido com as dores e vexame do rebaixamento para a segunda divisão.

Porém, a história que há por trás deste clássico, bem como os protagonistas ao longo dos anos, provam que há eventos importantes e ainda pouco conhecidos.

Por que Juventus x Inter se chama Derby d’Italia?

Derby D'Italia - Gianni Brera
Gianni Brera, o jornalista responsável pela criação do nome Derby D’Italia

Mesmo diante da explicação real, muita gente ainda se prende em motivos como os descritos anteriormente para justificar o nome do clássico.

Sim, é verdade que Juventus e Inter possuem as maiores torcidas do campeonato italiano. Segundo pesquisa divulgada pela Gazzetta, 1 em cada 3 torcedores é fã da Juventus. Em outras palavras, isso quer dizer que a Juve tem a maior torcida da Itália, com quase 9 milhões de apaixonados. Já a Inter, segunda colocada nesta classificação, está próxima dos 4 milhões. Todavia, isso não justifica o nome do clássico.

Tampouco o antigo fato de que ambos os clubes jamais tinham caído para a segunda divisão. Até 2006, isso era um fato. No entanto, com o escândalo do Calciopoli, a Juventus foi mandada para a Serie B, e pois fim a essa “verdade”. E o Derby continuou d’Italia.

A verdade é que o jogo Juventus x Inter se chama Derby d’Italia por causa de Gianni Brera. Jornalista esportivo dos anos 60, ele foi o responsável por batizar o clássico desta maneira pela primeira vez.

À época de Brera, a rivalidade entre os clubes já existia e era muito viva em toda a Itália. Dado o poder de influência da mídia naqueles tempos, o nome do clássico pegou e ficou. Não há registro de um grande motivo para o jornalista ter “criado” o Derby d’Ialia, tirando o fato de os dois clubes já serem, à época, os maiores campeões italianos.

História

Derby D’Italia: Juventus e Internazionale em ação nos anos 60 (Reprodução)

Como dito, o que faz este clássico ser chamado de o maior da Itália não é o número de torcedores de ambos os times, mas a rivalidade. A exemplo do que acontece no futebol brasileiro, o italiano também é regado a concorrências regionais. E isso vai desde o confronto pouco conhecido entre Fiorentina e Empoli, na Toscana, até Roma x Lazio, na capital do país.

Entretanto, mesmo não habitando a mesma cidade, Juventus e Inter protagonizam uma rivalidade fortíssima. Em grupos de Facebook de torcedores italianos, aliás, é mais comum ver provocações entre os fãs dos dois times do que qualquer outra coisa.

O nascimento dessa rivalidade é traduzido por números. Isto é, inicialmente, a disputa sempre foi ver quem tinha mais títulos conquistados. Em especial, o scudetto.

O princípio de toda história é importantíssimo. No caso, o primeiro Derby D’Italia aconteceu em 14 de novembro de 1909, com uma vitória por 2×0 da Juventus.

Porém, o período que cimentou a rivalidade que testemunhamos hoje pode ser identificado logo no pós-guerra. Entre os anos 50 e 60, a Juventus venceu o italiano por 6 vezes. Por outro lado, a Inter ergueu o troféu 5 vezes. O equilíbrio no número de títulos contribuiu – e muito – para Gianni Brera batizar o clássico de Derby D’Italia. Isso aconteceu justamente nessa época.

Nos 20 anos que vieram na sequência, de 1970 a 1990, o que se viu foi um domínio da Juventus. 9 títulos para a vecchia signora contra 3 para a Inter. A distância criada na corrida pelo empilhamento de taças pegou fogo nesse período, mas chegou ao ápice nos anos que vieram na sequência.

O pênalti não dado em Ronaldo em 1998

Derby D'italia - Ronaldo e Iuliano
O icônico e igualmente polêmico lance de Iuliano e Ronaldo

Em 26 de abril de 1998, Juventus e Inter jogaram no estádio Delle Alpi, antiga casa da Juve. Faltavam 4 rodadas para o fim do campeonato e a classificação apontava a Juventus na liderança, com 66 pontos, e a Inter na cola, com 65. Ou seja, era praticamente uma final de torneio.

A Juventus abriu o placar com Del Piero. Como resposta, a Inter, de Ronaldo “o Fenômeno”, que à época vivia sua melhor fase antes da histórica contusão, viu no brasileiro a chance de empatar. Em uma das suas clássicas jogadas, Ronaldo invadiu a área e foi impedido de prosseguir pelo corpo de Iuliano. Pênalti? O juiz não deu.

Na sequência do mesmo lance, o mesmo juiz, Ceccarini, ainda concedeu um pênalti à Juventus. Del Piero acabou disperdiçando.

O jogo acabou e o campeonato também. A Juventus ficou com o título e a Inter com a revolta que perdura até hoje.

Calciopoli: Juventus na Serie B e domínio da Inter

Del Piero, da Serie B para a A, graças ao Calciopoli
Del Piero brinca após garantir o acesso da Serie B para a A

Outro evento marcante para a história do confronto aconteceu em 2006, quando o escândalo do Calciopoli levou a Juventus para a Serie B. O time foi condenado por participar de um esquema de seleção de árbitros e armação de resultados.

Por causa da condenação, a Juve perdeu o título da temporada 2004-2005, mesmo tendo terminado na primeira posição. Já o título da temporada seguinte, que também venceu, acabou indo parar nas mãos da Inter por decisão judicial.

O acontecimento, obviamente, não é esquecido pelos torcedores da Inter. Isso porque, depois de tudo isso, o time nerazzurro passou a ser o único do campeonato italiano a nunca ter caído para a Serie B.

Como se isso não bastasse, ao contratar alguns jogadores da Juventus, que acabara de cair para a segunda divisão, a Inter conseguiu uma sequência de 5 títulos italianos. No último deles, acabou vencendo também a Copa Itália e a Champions League – o triplete. Até hoje, a Inter é o único clube italiano que foi capaz de vencer as três competições simultaneamente.

Títulos

Juntas, Juventus e Internazionale são as maiores campeãs do campeonato italiano. Bem, a vecchia signora está bem à frente em número de scudetti, enquanto o time nerazzurro está empatado com o Milan na segunda colocação, com a mesma quantidade de troféus.

Há mais uma disputa curiosa nessa questão. Isso porque, os torcedores da Juventus simplesmente não aceitam a perda dos títulos de 2004 a 2006. Para eles, então, a conta correta é de 37, e não os oficiais 35.

Independente disso, com ou sem os dois títulos, a Juventus ainda é o único time italiano que possui o direito de estampar duas estrelas no escudo. Cada estrela representa 10 conquistas do campeonato. Os outros times que estampam o símbolo são Milan e Inter, cada um com uma estrela.

Juventus
Competição
Internazionale
0
Mundial de clubes
1
2
Copa Intercontinental
3
2
Champions League
3
3
Europa League
3
0
Recopa da Europa
0
35
Campeonato Italiano
18
13
Copa Itália
7
8
Supercopa da Itália
5
1
Campeonato Italiano B
0

Jogadores que já jogaram por Juventus e Internazionale

Giuseppe Meazza

derby D'Italia - Giuseppe Meazza

O nome do jogador que dá nome ao estádio do Milan e da Inter, Giuseppe Meazza, também é um daqueles que vestiu as duas camisas do Derby D’Italia.

Conhecido pelos anos vitoriosos e simbólicos defendendo as cores preto e azul, Meazza também jogou por dois rivais: Milan e Juventus.

Na vecchia signora, porém, a passagem rápida de apenas uma temporada, 1942-1943, não rendeu frutos. Mesmo assim, amor e história criados na Inter não foram apagados, tampouco os mais de 500 gols que fez pelo time de Milão, onde acabou se aposentando.

Títulos pela Juventus: 0

Títulos pela Inter: 3 Campeonato Italiano; 1 Copa Itália

Andrea Pirlo

derby D'Italia - Pirlo

Quando o Milan decidiu findar a geração que tinha as bandeiras de Nesta, Gattuso e Ambrosini, Pirlo não ficou contente. A ele, foi oferecido um contrato de apenas 1 ano, mas ele esperava um vínculo mais longo. Disponível no mercado, ele assinou de graça com a Juventus.

O que muita gente desconhece é que, antes de tudo isso, ele jogou pela Inter. Foi sua primeira contratação depois de surgir para o futebol no Brescia. Em Milão, ele ficou de 98 a 2000. Na sequência, acabou sendo emprestado algumas vezes até chegar ao Milan.

Títulos pela Juventus: 4 Campeonato Italiano; 1 Copa Itália; 2 Supercopa Italiana

Títulos pela Inter: 0

Zlatan Ibrahimovic

Derby D'Italia - Ibrahimovic

O sueco favorito do campeonato italiano é um dos poucos jogadores que brilhou com as camisas de Juventus, Inter e Milan.

O começo da trajetória de Ibrahimovic no campeonato italiano aconteceu na Juventus. Por lá, ele foi revelado para o mundo do futebol como grande astro, jogando de 2004 a 2006.

Quando a Juve foi enviada para a Serie B após o escândalo do Calciopoli, a Inter não perdeu tempo e o contratou imediatamente. Os anos à frente do ataque da Inter fizeram o time conquistas o italiano em uma sequência implacável.

Títulos pela Juventus: 0

Títulos pela Inter: 3 Campeonato Italiano; 2 Supercopa Italiana

Leonardo Bonucci

Derby D'Italia - Bonucci

Bonucci formou o recente e icônico tridente defensivo da Juventus com Chiellini e Barzagli. Juntos, eles levaram à Juve à conquista consecutiva de scudetti e à duas finais de Champions League.

Apesar disso, seus primeiros passos no futebol de destaque aconteceram no San Siro, defendendo a Inter. Mesmo fazendo parte do time que venceu o italiano em 2005-2006, ele acabou emprestado para o Treviso.

Bonucci foi vestir a camisa da Juventus somente em 2010, e por lá ficou até 2017. Em uma repentina e surpreendente transferência, assinou com o Milan, mas depois voltou para a Juventus uma temporada mais tarde.

Títulos pela Juventus: 7 Campeonato Italiano; 3 Copa Itália; 4 Supercopa Italiana

Títulos pela Inter: 1 Campeonato italiano

Christian Vieri

Derby D'Italia - Vieri

O “Bobogol” que a torcida da Inter tanto ama e gosta de lembrar na parceria com Ronaldo Fenômeno tem sua história também atrelada à Juventus. Em Turim, ele jogou na temporada 1996-1997, mas pouco fez, embora os 365 dias tenham sido bem frutíferos para o clube.

Na Inter, jogou de 1999 a 2005 e superou a marca dos 100 gols. Sua performance foi justamente o contrário do que se viu na Juve. Foram poucos títulos, mas um futebol inesquecível para a torcida nerazzurri.

Títulos pela Juventus: 1 Campeonato Italiano; 1 Supercopa Italiana; 1 Supercopa da UEFA

Títulos pela Inter: 1 Supercopa Italiana; 1 Copa Itália

Roberto Baggio

Derby D'Italia Baggio

Um dos maiores jogadores do campeonato italiano e da Azzurra, Roberto Baggio, tem seu nome defendido pela torcida de Juventus e Inter.

Em Turim, Baggio viveu sua melhor fase da carreira. Tanto coletivamente, quanto individualmente. Foi nessa época que ele foi eleito melhor jogador do mundo (1993).

Já pela Inter, a passagem aconteceu na fase final da carreira, e não rendeu muitos frutos. Ele jogou de 1998 a 2000, compartilhando alguns momentos com Ronaldo Fenômeno. As contusões, porém, impediram de obter o mesmo sucesso de antes.

Títulos pela Juventus: 1 Campeonato Italiano; 1 Copa Itália; 1 Copa da UEFA

Títulos pela Inter: 10

Comentários

Comentários