Veja as duas coisas que o campeonato italiano precisa decidir, mesmo após fim da temporada

duas coisas que o campeonato italiano precisa decidir
(Golazzo)

De maneira bem incomum e pouco vista no futebol europeu, mesmo após a realização de 38 rodadas, o campeonato italiano ainda não acabou. Todos os clubes disputaram 38 jogos, metade em casa, metade fora, e ainda assim há pendências e indefinições na tabela de classificação.

As principais questões já foram respondidas há um bom tempo, é verdade. A principal delas foi o título do Napoli, que finalmente ergueu o scudetto diante do seu torcedor na rodada final. Por falar nisso, os eleitos para ir à próxima Champions League via Serie A também já tinham sido determinados: Lazio, Inter e Milan.

Mais definições imutáveis: há um certo tempo, infelizmente para torcedores de Sampdoria e Cremonese, o rebaixamento de ambas as equipes também acabou sacramentado.

Apesar de tudo isso, no entanto, o campeonato italiano precisa responder pelo menos mais duas perguntas. Uma dessas interrogações acabou surgindo em razão de uma combinação de placares da rodada 38 com uma alteração no regulamento. Já a outra veio de uma cadeia de eventos que vão do extracampo até a decisão de um dos torneios internacionais da Europa.




Hellas Verona x Spezia: o último rebaixado




O campeonato italiano realizou as 38 rodadas e finalizou todos os eventos da temporada 2022-2023. Como dito, dois clubes foram rebaixados, mas o 3º posicionado na zona de queda não caiu diretamente.

Mas por que?

Desde o fim da Serie A passada, a federação italiana decidiu alterar uma parte sensível do regulamento, de modo a desconsiderar os critérios de desempate, dependendo da situação. Isto é, sempre que dois clubes fecharem a rodada 38 empatados no primeiro lugar ou na zona de rebaixamento fugindo da queda, será preciso realizar uma ‘final” para determinar quem fica acima na tabela de classificação, mesmo com o calendário já “encerrado”.

Essa é precisamente a situação que se encontram Spezia e Hellas Verona. Os dois times somaram 31 pontos ao fim do campeonato italiano, unidos na zona de rebaixamento. Agora, para determinar quem se salvará e quem será enviado à Serie B, será preciso disputar um jogo adicional e em campo neutro.

O duelo está marcado para o próximo domingo, 11 de junho, às 15h45 (horário de Brasília). O estádio selecionado para hospedar o duelo será o Mapei Stadium, do Sassuolo.




Qual time vai para a Conference League?




Olhando a versão final da tabela do campeonato italiano 2022-2023, o ocupante da 7ª colocação, que dá direito de disputar a UEFA Conference League, foi a Juventus. Porém, os bianconeri podem não ser os representantes italianos na próxima edição do torneio.

Há duas situações aqui:

A primeira não afeta muito a indicação do time que disputará a Conference League, mas é relevante. Os times que vão para a Europa League via Serie A serão: Atalanta e Roma. Contudo, caso a Fiorentina vença a final da Conference, ela também se juntará aos dois clubes já citados. Porém, mesmo que não fique com o troféu, a viola não “roubará” a vaga da Juve.

No entanto, depois de perder 10 pontos no campeonato italiano, a Juventus ainda vive a amarga espera de ser punida pela UEFA também. Há possibilidade da vecchia signora simplesmente ser proibida de entrar em qualquer torneio internacional no continente europeu.

Caso isso realmente aconteça, a vaga para a Conference League passaria do 7º para o 8º – que é exatamente a Fiorentina. Todavia, se a viola se classificar para a Europa Legue, então o benefício seria transferido para o 9º, o Bologna.

Ao contrário do jogo Spezia x Hellas Verona, não data para definição se a UEFA punirá a Juventus ou não.

Comentários

Comentários