Entenda os critérios de desempate do campeonato italiano

Critérios de desempate do campeonato italiano

Os critérios de desempate do campeonato italiano são convocados sempre que dois ou mais times ficam em igualdade de pontos. 

De imediato, é mais comum para o grande público “resolver” a questão somente com os mais comuns. Como saldo de gols, vitórias e gols feitos. Contudo, o campeonato italiano está preparado para situações mais avançadas e complicadas.

Isso pode ser explicado pelas regras específicas para rebaixamento e promoção. Na Serie B, por exemplo, há os playoffs para subir e os playouts para fugir da queda para a terceira divisão.

Simultaneamente, há também as disputas pelas vagas em Champions, Europa e até mesmo Conference League. Em caso de paridade, os critérios de desempate do campeonato italiano também entram em cena.

Mas quais são esses critérios? Como funcionam?

O primeiro, que nem chega a ser um critério mesmo, é a pontuação. Ou seja, o time com pontuação superior fica, supera e se classifica, seja qual for a situação. As singularidades começam a partir daí, quando surgem os outros fatores de diferenciação.

A grande diferença do campeonato italiano para outros é a valorização do confronto direto, conforme prevê o regulamento da própria liga. Mais até mesmo do que outros mais comuns e frequentes.




Instagram campeonato italiano



Critérios de desempate do campeonato italiano: ordem de importância

Para muitos é surpreendente, mas os critérios de desempate do campeonato italiano incluem um sorteio em caso de ausência de resolução com os pontos anteriores. Até mesmo uma disputa por título pode, literalmente, acabar na moeda.

Todavia, há um longo e mais lógico caminho antes dessa decisão extrema. A primeira diferenciação óbvia é por meio dos pontos. Em caso de igualdade, passa a valer (e muito) os placares registrados nos confrontos diretos.

De todos, esse parece ser o mais justo, pois obriga os rivais a realizarem campanhas melhores, até mesmo nos 180 minutos que se enfrentaram. Além do placar, a soma e o saldo de gols nesses duelos também são levados em consideração.

Passada a análise dos jogos diretos, são convocadas as regras mais comuns, seguidas do extremismo do sorteio.

Portanto, os critérios de desempate do campeonato italiano são os seguintes:

  1. Pontuação nos confrontos diretos entre os times
  2. Saldo de gols nos confrontos diretos (gols fora não valem o dobro)
  3. Saldo de gols no campeonato
  4. Maior número de gols marcados no campeonato
  5. Sorteio

Comentários

Comentários