O novo logo do Palermo foi oficialmente apresentado aos torcedores e à sociedade. As diferenças para o escudo ao qual os apaixonados pelo campeonato italiano estão acostumados são gritantes. Veja mais abaixo o comparativo.
Entretanto, assim como a Juventus revolucionou e escondeu elementos no seu brasão, o Palermo também busca passar uma mensagem bem clara. Algo que vai muito além da cabeça da águia.
Como se sabe, o Palermo terminou a última campanha da Serie B em posição suficiente para garantir o acesso. Mas por que então ele não está entre os 20 times da Serie A 2019-2020? Simples: ao final da competição, as complicações financeiras e administrativas acumuladas fizeram a federação italiana mandar o time direto para Serie D. Entre os motivos, além das dívidas não pagas, o clube teve os documentos de inscrição na segundona rejeitados.
Os detalhes do novo logo do Palermo
O novo logo do Palermo tem criação assinada pela agência Gomez e Mortisia. Sem ter acesso ao brainstorm que gerou a arte final, está bem claro que o objetivo era modernizar o escudo.
Do formato clássico à completa ausência do nome do time – pelo menos no escudo que irá na camisa. As mudanças são radicais e já desagradaram alguns torcedores, como dá para ver nos comentários dos noticiários italianos.
Porém, olhando mais de perto, dá para entender e fazer uma leitura aprofundada do porquê de a mudança acontecer justamente agora. Além disso, há elementos escondidos, que a maioria seguramente deixou passar.
1- O renascimento
O novo logo do Palermo não foi lançado agora por acaso. A mensagem passada com um logo arrojado e completamente diferente do último é evidente: “não somos mais aquele velho clube”.
Isso representa muito para a sociedade da Sicília. Tudo porque, especialmente na Itália, os clubes são considerados patrimônio da cidade, da província. Tanto que foi o prefeito siciliano que autorizou a aquisição do “patrimônio” por parte dos empresários Dario Mirri e Tony Di Piazza. O grupo Hera Hora.
Sinto a responsabilidade de uma missão diante da alegria do torcedor, porque tenho a certeza de que depois de tanto sofrimento há a oportunidade de escrever lindas páginas.
Dario Mirri
De acordo com a nova diretoria, o logo foi o primeiro passo de um projeto que pretende recolocar o Palermo na Serie A em três anos.
2 – O “P” de Palermo
Um elemento bem visível no novo escudo do Palermo é a águia. Símbolo do time e da Sicília, o animal inspirou até o nome da campanha: #SiamoAquile (somos águia).
No entanto, um outro muito importante e pouco observado por olhares apressados é a letra “P”. Ele está atrás da cabeça da águia, em preto, em alusão óbvia à letra inicial do time.
3 – Pouco rosa. Mau sinal?
Tão cedo a novidade foi divulgada e os torcedores encheram as páginas da internet com comentários. Nem tanto negativos, mas com sugestões de melhorias.
De todas as críticas, a mais barulhenta foi a ausência do rosa. Ou do pouco uso da cor. Segundo os torcedores, o rosa é o que mais identifica o time. Algo que não se vê no novo escudo.
Muito se fala que a origem das cores do Palermo, o rosanero (rosa e preto), vem de uma decisão tomada quando o time vivia muitos altos e baixos. Como se o rosa representasse as glórias e o preto os momentos ruins. Ainda que existam versões mais românticas, como a da Fiorentina e a lavagem mal-sucedida que originou a camisa roxa, essa dos bons e maus momentos é a mais aceita.
Pensando nisso, ao contrário do que pensam os novos diretores, o novo logo “agridoce” apresenta muito mais elementos amargos do que doce. Vale lembrar que no logo antigo, a divisão entre as duas cores era praticamente exata.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.