Squadra Azzura: entenda o apelido da seleção italiana de futebol

apelido da seleção italiana de futebol

Quem acompanha o futebol há um bom tempo sabe o tamanho da relação do esporte com os apelidos. Nascidos nas redações e/ou nas arquibancadas, eles são elementos fundamentais para imortalizar jogadores, momentos, times e seleções.

Duvida? Ora, sabemos que já passaram pelos gramados internacionais muitos Ronaldos, mas apenas um “Fenômeno”. Da mesma forma, os Adrianos são todos comuns quando citamos o “Imperador”. Dentre as seleções, há a nossa Canarinho, o Carrosel Holandês de 74, a Fúria espanhola, dentre tantas outras.

Na Itália o cenário não é exceção. Aliás, muito longe disso. O povo italiano tem uma certa paixão pelas alcunhas. Tanto é que quase todos os clássicos da Serie A têm um nome próprio. Isso sem falar nos mascotes dos times italianos, cada um com uma origem melhor que a outra. Tamanha adoração pela poesia não poderia deixar a seleção de fora. Mas afinal:

Qual é o apelido da seleção italiana de futebol?

Não é surpresa para ninguém que a Itália é mundialmente conhecida como Azzurra. Ou Squadra Azzurra. Sim, este é o apelido da seleção italiana de futebol. Ponto. O que provavelmente é informação inédita para muitos é a origem do termo e de seu batismo.

O significado da palavra Azzurra

É completamente dispensável ser um pleno conhecedor da língua italiana para entender que “azzurra” ou “azzurro” significam azul. No entanto, é pertinente estar informado de que o nome da cor, que no português é único, tem uma semântica mais expandida para o idioma italiano.

Ao procurarmos pela palavra “azul” no dicionário da editora Presença, encontramos a seguinte definição:

 

azul 1. adj azzurro; ~escuro blu; ~celeste; 2. m azzurro m, blu m; ~ejo m mattonella f

 

Repare que tanto o “azzurro” quanto o “blu” foram apontados como traduções da cor. No entanto, o “blu” seria o que os brasileiros se acostumaram a chamar de “azul escuro”. Então, o “azzurro” ou “azzurra” seria o azul mais claro. Isso sem falar no “celeste”, que seria um tom ainda mais claro que os anteriores.

Esta é a explicação mais conceitual do apelido da seleção italiana. Por outro lado, há uma corrente de pensamento debruçada na poesia que amplia ainda mais a diferença entre os termos. Para muitos, os nomes das cores em italiano fazem referência ao fundo do mar (blu), ao céu durante o amanhecer (celeste) e o azzurro seria justamente o ponto de transposição de um para o outro.

Confira abaixo a diferença:

azul blu azzurro celeste
Capa do CD de Gianni Morandi, mostrando blu, azzurro e celeste, de cima para baixo (Vinilica)

Origem do apelido da seleção italiana de futebol

Saber o significado da palavra não ajuda em nada no entendimento da sua origem enquanto apelido. Afinal de contas, a icônica bandeira da Itália têm verde, branco e vermelho, mas não tem nada de azul. Dentre as três, apenas a branca figura massivamente nas camisas da seleção italiana.

A história que revela o porquê de a Itália vestir azul tem seus caminhos travessos e incorretos. Uma das lendas diz que a seleção decidiu pelo tom após se impressionar com os uniformes da França. Algo que não é verdade. Outros ainda defendem que a cor imita os céus e mares do território italiano. Bonito, sim, mas pouco factual.

A versão mais aceita atualmente revela que a Itália vestiu azul pela primeira vez em uma partida de futebol em 6 de janeiro de 1911. O jogo contra a Hungria aconteceu em Milão e acabou com vitória dos visitantes por 1×0.

Mas por que o azul?

A decisão foi uma espécie de homenagem e influência da família real Savoia, cuja cor-símbolo era justamente o azul (ou azzurro). A família governou a Itália antes mesmo da famosa unificação de territórios que formou a nação que conhecemos hoje. O Il Post, jornal italiano, conta uma história que, em partida para as Cruzadas de Savoia, em 1366, Amedeo VI di Savoia decidiu colocar em seu navio um pano azul, junto ao símbolo da família (uma cruz branca em um fundo vermelho). Dali em diante, o azul se consolidaria como cor dos Savoia. E mais tarde, da Itália em si no âmbito esportivo.

Azzurra nos outros esportes

A identificação da Itália com a cor azul é tamanha que ela transcende o futebol. Para ter essa noção, basta relembrar qualquer outro esporte ou algum momento dos jogos olímpicos. As três cores da bandeira sempre são lembradas, mas o azul predomina de forma quase absoluta.

Isso acontece pelo mesmo motivo apresentada acima. O fato de a estreia do azul ter acontecido em um jogo de futebol foi apenas uma maravilhosa coincidência. Pois, seja qual for a competição, os atletas italianos já se acostumaram a serem chamados de azzurri (os azuis).

 

Comentários

Comentários

Top