Curva Sud do Bari ganha setor para pessoas com deficiência

Curva Sud do Bari no estádio San Nicola

A Curva Sud do Bari, setor tradicionalíssimo do estádio San Nicola, agora tem uma área destinada a pessoas com deficiências. A informação foi divulgada no site da própria Serie B do italiano. Atualmente, o Bari disputa a segunda divisão e tem boas chances de subir via play-offs.

De acordo com a nota, a ótima iniciativa faz parte do projeto La Curva for #Special. O intuito é simples: democratizar, compartilhar e facilitar o acesso de todos ao setor mais popular do time italiano. A expectativa é que o time do galo leve a campanha para todas as partidas realizadas em casa.

O jogo que marcou o lançamento do projeto aconteceu em 17 de abril, contra o Novara. Um setor inteiro da Curva Sud do Bari foi reservado para pessoas com deficiências, seus acompanhantes e familiares. Porém, não só eles foram os convidados especiais.

Outras associações também participaram e participarão nos próximo jogos. São elas: a ASFA Puglia, que ajuda pessoas com autismo, e a AIPD Nazionale., cujo objetivo é prestar suporte à pessoas com Síndrome de Down.

Curva Sud do Bari e de outros times: o que é isso?

Ainda que não seja preciso, vamos dizer mesmo assim. Não é de hoje que a torcida do Bari tem dado um espetáculo nas arquibancadas do estádio San Nicola. Por exemplo, a imagem abaixo reproduz a festa que foi o clássico diante do Foggia, neste ano.

Mosaico da torcida do Bari contra o Foggia

Na Itália, os setores destinados às torcidas organizadas ficam atrás dos gols. Daí os nomes, Curva Sud (curva sul) e Curva Nord (Curva norte). No caso do Bari, a imagem mostra a torcida do gol norte, local do qual já se tornou dona.

As torcidas costumam receber nomes, como acontece aqui no Brasil. A Fiorentina tem a Curva Fiesole. Já nos casos que times dividem o mesmo estádio, o batismo é mais simples, como em Milão. A torcida do Milan é a Curva Sud e a da Inter é a Curva Nord.

Comentários

Comentários

Top