Como funcionam rebaixamento e ascensão no campeonato italiano

Ao longo dos últimos anos, a Serie A do calcio ganhou e perdeu vagas nas competições europeias. O que não mudou, e tende a permanecer o mesmo durante muito tempo, é o sistema de rebaixamento do campeonato italiano.

Ainda que o modo de pontos corridos, com turno e returno, tenha virado padrão nos torneios nacionais de diversos países, a definição dos times que caem para a 2ª divisão é algo bem particular e difere de país para país. No caso da Itália, a queda para a Série B é decidida de forma bem simples, porém, a ascensão de divisão é um pouco diferente do que os brasileiros estão acostumados a ver.

Para começar, por lá são 3 os times que caem e sobem de divisão ao final da temporada. Contudo, as similaridades param por aí, pois até mesmo o número de clubes que disputam as duas mais importantes competições do futebol italiano é diferente, sendo 20 na Serie A e 22 na Serie B.

Rebaixamento do campeonato italiano: quantos times caem?

Como dito anteriormente, a forma que determina quem cai de divisão na Itália é bem simples e até mais justa. Ao final do campeonato, os 3 times com menos pontos vão diretamente para Serie B.  Vale lembrar que os critérios de desempate são, no mínimo, curiosos, podendo chegar a decidir a queda de uma squadra por meio de sorteio.

Quantos times sobem para a Serie A do campeonato italiano?

Nesse caso, a disputa é um pouco mais acirrada e com garantias de emoção todo ano. De modo direto, sobem os dois primeiros colocados. Já a terceira vaga também pode ser direta ou decidida nos famoso play-offs, quando um novo campeonato começa ao final das 42 rodadas.

Decisão da 3ª vaga de forma direta

O terceiro colocado da Serie B garante vaga direta na primeira divisão se, ao final do torneio, tiver uma diferença de 9 pontos para o 4º colocado.

Festa do Benevento após garantir vaga na Serie A via play-offs (Corriere dello Sport)

Decisão da 3ª vaga por meio de play-offs

Equivocadamente, muitos acreditam que os play-offs são disputados obrigatoriamente entre os times que ficam entre 3º e 8º posições, quando, na verdade, a disputa PODE envolver ATÉ o 8º colocado, mas nem sempre. Veja os critérios:

-Se, ao final do campeonato, o 3º colocado tiver uma vantagem de 9 pontos para o 4º, ele ganha a vaga para a Serie A diretamente.

-Se a diferença entre eles for inferior a 9 pontos, os dois (e apenas os dois) disputam a vaga em confrontos de ida e volta.

-Passada essa condição, a próxima seria o intervalo máximo de 14 pontos. Isto é, entram na zona de play-off todos os clubes que tiverem uma diferença de 14 pontos para o 3º colocado. Dessa forma, podemos ter play-offs com 3, 4, 5 e até 6 times.

Não à toa é comum sempre ver muita festa ao final dos play-offs. Mais até do que o próprio campeão da Serie B.

Comentários

Comentários

Top