A camisa da Itália, além de ser uma das mais “pesadas” do futebol internacional, é sem dúvidas uma das mais belas e icônicas. Afinal, estamos falando do uniforme que veste a Squadra Azzurra.
Ano após ano, a exemplo do que é visto nos clubes, o lançamento da mais nova camisa da seleção italiana é cercada de grande expectativa. Mesmo sabendo que, com algumas exceções, a primeira será azul (ou azzurro) e a segunda será branca, há sempre uma espera ansiosa para o lançamento.
Pensando em uma rápida retrospectiva, é inevitável lembrar as camisas da Itália em anos e campanhas de títulos. Por exemplo, aquela da Copa do Mundo de 2006. Por outro lado, mesmo sem taça, o uniforme da seleção de 1994 ainda é celebrado até hoje. Não é difícil encontrar na internet anúncio de réplicas retrô daquele modelo.
No mesmo caminho do mercado de camisas de clubes, a Itália chegou a lançar camisas que fogem completamente do padrão azul e branco. Em 2009, ela foi a campo com um calção marrom. Em 2020, chegou a utilizar uma verde, em homenagem ao renascimento. Apesar de tudo isso, o azul se mantém como cor principal – e essencial.
As mais belas camisas da Itália são:
Por que a camisa da seleção italiana é azul?
Antes da lista das mais belas, é preciso esclarecer um fator fundamental: a cor. Obviamente, não há azul na bandeira tricolor da Itália (verde, branco e vermelho). Assim como a camisa da Fiorentina, há duas versões para explicar: uma mais romântica e outra factual.
Por um tempo, pessoas realmente acreditaram que a camisa da seleção italiana era azul em razão do céu e do mar do país, emblemáticos. Outros ainda apostaram em uma inspiração no uniforme francês.
A grande verdade é que a camisa se tornou azul em homenagem à Casa Savoia, dinastia real do país que utilizava a cor como representação de sua família desde 1930. Por isso, desde 6 de janeiro de 1930, o azul é a cor oficial da Itália.
A camisa da seleção italiana 2018
Enquanto ainda disputava uma vaga na Copa do Mundo 2018, a Itália viu vazar o novo emblema, que estrearia no torneio. Mesmo perdendo a vaga de forma melancólica para a Suécia, a Azzurra atualizou o manto e o escudo.
5ª Camisa Itália Kappa- 2002
Na Copa do Mundo 2002, a Itália foi a campo com primeira versão de camisa “agarradinha”. Isso sem falar no tom azzurro mais claro, que contrastou e se destacou ainda mais com o calção branco.
4ª Camisa Itália Adidas – 1974
Curiosamente, não é possível ver qualquer identificação da Adidas na camisa da Itália. As famosas listras aparecem apenas no calção. Destaque para as mangas curtas e ausência de gola.
3ª Camisa Itália Diadora – 1994
A Copa do Mundo que atormenta Baggio até hoje também marca o lançamento desta camisa. Ela promoveu a atualização do escudo da Itália (um “i” nas cores da bandeira) e trouxe detalhes tricolores nas mangas e gola.
O ano, aliás, é lembrado pela tendência de levar marca d’água para camisas de diversas seleções.
2ª Camisa Itália Puma – 2004
Ano que marcou o início da parceria com a Puma e levou, pela primeira vez, o escudo para o centro do peito, junto com as estrelas. Todos os detalhes foram feitos em dourado.
1ª Camisa Puma – 2006
Novamente com a Puma, que acertou a mão não somente com a Itália, mas com todos os clubes e seleções. A listra azul mais escura, nas laterais, servia para esconder marcas de suor, mas também tornaram a camisa icônica, junto com o título da Copa do Mundo.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.