Juve Stabia sobe para o campeonato italiano Serie B e torcida faz maior festa dentre promovidos

Juve Stabia acesso campeonato italiano Serie B
(Reprodução / Twitter)

A Juve Stabia foi o último clube a conquistar o acesso direto para o campeonato italiano Serie B. As “vespas”, forma pela qual é conhecido o time de Castellammare, asseguraram a liderança de um dos grupos da terceira divisão e, conquentemente, estão garantidas na segundona 2024-2025.

No futebol italiano, cada uma das principais divisões (A, B e C) possui um sistema próprio de promoção (não aplicável na A) e de rebaixamento também. No caso da Serie C, a competição é disputada por 60 equipes, que ficam divididas em três grupos, com jogos de ida e volta entre si. Ao final das 38 rodadas, sobem os 3 campeões de cada grupo, enquanto a quarta promoção sai por meio de um playoff entre os melhores qualificados.

Restando somente 9 pontos em disputa dentro da chamada “temporada regular”, a Juve Stabia não pode mais ser alcançada, graças aos 74 pontos somados, tendo adquirido o último deles no empate em 0x0 contra o Benevento fora de casa nesta segunda-feira, 8 de abril. Aliás, o adversário era exatamente um dos times que ainda sonhava com a promoção direta via liderança do grupo.

Com a promoção, a equipe de Castellammare volta ao campeonato italiano Serie B depois de 4 anos desde a última queda de divisão. Nos outros grupos, os campeões (e promovidos) também já foram definidos nos dias anteriores: tanto Cesena quanto Mantova já carimbaram o acesso.




Festa e brincadeira do presidente do Napoli




Apesar do acesso ter o mesmo valor e significado para os três clubes promovidos até aqui, a festa protagonizada pelos torcedores da Juve Stabia claramente chamou mais atenção. Assim que o placar foi selado contra o Benevento, garantindo, portanto, o “título” do grupo, a torcida das vespas tomou Castellammare para celebrar o retorno à Serie B.

As imagens publicadas nas redes sociais indicam o típico cortejo de motos e disparo de fogos de artificio por ruas e avenidas. Assista às primeiras imagens ainda dentro do estádio e a festa que se segue posteriormente:













Dentre as manifestações públicas sobre a conquista, uma das que mais chamou atenção foi a de Aurelio De Laurentiis, presidente do Napoli. Utilizando seu perfil no Twitter, o dirigente parabenizou a equipe, mas de uma maneira propositalmente ambígua e cômica:




Forza Juve… Stabia! Parabéns pela promoção



A sátira de De Laurentiis se dá exatamente pela “quase” menção à Juventus, grande rival do Napoli. Isso se deve porque, apesar do nome, a Juve Stabia está muito mais próxima (literalmente) dos azzurri do que dos bianconeri. Situada na comuna de Castellammare di Stabia, na região da Campania, a mesma onde está Nápoles, no sul da Itália, a equipe foi uma das primeiras fundadas e surgidas no local, mais precisamente em 1907.

Apesar da comoção, a Juve Stabia, em meio a declarações de falência ao longo de sua história, tem como recorde próprio apenas campanhas de meio de tabela na segunda divisão, sem nunca ter conquistado o acesso para a elite do futebol italiano. A última vez que o clube participou da Serie B foi na temporada 2019-2020.




O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos e toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários