Cesena sobe para Serie B e conquista primeiro acesso da temporada do futebol italiano

Cesena acesso serie b campeonato italiano
(Reprodução / Facebook Cesena)

O Cesena é o primeiro clube a garantir um acesso de divisão na temporada 2023-2024 do futebol italiano. O time da região da Emilia-Romagna subiu para a Serie B ao garantir matematicamente a liderança de um dos grupos da terceira divisão.

No futebol italiano, cada uma das principais divisões (A, B e C) possui um sistema próprio de promoção (não aplicável na A) e rebaixamento. No caso da Serie C, a competição é disputada por 60 equipes, que ficam divididas em três grupos, com jogos de ida e volta entre si. Ao final das 38 rodadas, sobem os 3 campeões de cada grupo, enquanto a quarta promoção sai por meio de um playoff entre os melhores qualificados.

No caso do Cesena, o acesso antecipado foi sacramentado após garantir a liderança do grupo B. Restando apenas mais 4 jogos para o fim da temporada regular, o clube atingiu 86 pontos e não pode mais ser alcançado por nenhum adversário.

A pontuação e a promoção se tornaram realidade depois do triunfo contra o Pescara por 1×0, em casa, no estádio Stadio Dino Manuzzi. O gol da vitória saiu apenas aos 87 minutos, graças a cabeçada de Pierozzi. Assista:







O Cesena volta à Serie B do futebol italiano após 6 anos longe da segundona. Os bianconeri chegaram a disputar a Serie A em 2011-2012, mas acabaram rebaixados na temporada seguinte. Já em 2017-2018, a equipe foi punida por pendências financeiras e não somente ficou na última colocação da segunda divisão, como acabou declarando falência.

A exemplo de diversos outros times, restou ao Cesena recomeçar tudo do zero, refundando a própria instituição e fazendo inscrição na Serie D em 2018-2019.




Homenagem da torcida




Na expectativa pela garantia do acesso, a torcida do Cesena já preparava uma festa imensa, caso o triunfo diante do Pescara fosse construído. Em meio às diversas imagens registradas pelo próprio time, a mais marcante foi o retrato da coreografia que os fãs locais apresentaram, na qual é possível ler a frase “Quella maglia che portate… È il mio sogno da bambino”, que se lê em tradução livre como “A camisa que vocês estão vestindo… É meu sonho desde criança”.

Junto da frase, os torcedores ainda exibiram referências às camisas 25, 73, 70, 14, 30 e 9, que são todas endossadas por jogadores formados na base do próprio Cesena.







O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários