Playoffs e Playouts: entenda o rebaixamento do campeonato italiano

rebaixamento campeonato italiano
Pippo Inzaghi, promovido treinando o Benevento, mas rebaixado na temporada seguinte (Reprodução / Youtube Benevento)

Quantos times caem no campeonato italiano?

No campeonato italiano, 3 times são rebaixados da primeira para a segunda divisão ao final de cada temporada. Os clubes com as piores pontuações são enviados automaticamente para a Serie B.

Quantos times sobem no campeonato italiano?

Ao final da Serie B de cada temporada do campeonato italiano, 3 times sobem para a primeira divisão. O campeão e o vice vão de forma automática, enquanto o terceiro passa pelos playoffs.

O que são playoffs no campeonato italiano?

Os playoffs do campeonato italiano é o nome dado ao meio utilizado na Serie B e na Serie C para determinar quais times serão promovidos. Ao final da temporada, as equipes que ficarem na zona de playoffs iniciam um novo mini torneio eliminatório para selecionar o dono da última vaga de acesso.

O que são playouts no campeonato italiano?

Os playouts do campeonato italiano servem para determinar quais clubes serão rebaixados da Serie B para a Serie C. Ao final de cada temporada da segunda divisão, os 3 clubes com piores campanhas caem diretamente. A última equipe a cair é determinada por jogos eliminatórios entre os dois que ficaram fora da zona.

Qual a diferença entre playoff e playout?

Playoff e playout são sistemas de jogo para selar a troca de divisão entre times. O playoff é para determinar quem sobe, enquanto o playout serve para apontar quem conseguirá escapar do rebaixamento.

As regras do rebaixamento no campeonato italiano são bem peculiares. A exemplo de outras ligas da Europa, a Serie A também têm uma forma muito peculiar (e quase única) de apontar quem é rebaixado e quem é promovido.

Ao fim de cada temporada, seis times (três da primeira e três da segunda) trocam de lugares de maneira quase automática. Ao longo dos anos, o regulamento alterou diversas vezes o número de equipes condenadas na zona de rebaixamento.

Nos dias de hoje, o regimento da Lega Serie A prevê sistemas diferentes para cada uma das três principais divisões. Por exemplo: a queda na elite é automática. Já na segundona, caem 3 diretamente e 1 em um mini torneio.

Por tudo isso, dependendo da performance e da divisão, a temporada de um time do campeonato italiano pode durar mais – e ser mais sofrida também.




Instagram campeonato italiano



Como funciona o rebaixamento no campeonato italiano?

rebaixamento do campeonato italiano - playoffs e playout
Capa da Gazzetta noticiando punição do Calciopoli, incluindo rebaixamento da Juve (Reproduçãoversão impressa Gazzetta)

Da Serie A para a Serie B

No início de cada temporada do campeonato italiano Serie A, 20 times aparecem na tabela de classificação. Ao final, o rebaixamento é executado de maneira bem simples e prática:

Os três últimos, ou seja, aqueles com as piores campanhas e pontuações, são enviados diretamente para a Serie B. A única matemática feita é a consulta aos critérios de desempate da liga.

Com exceção dos casos de falência e decisões nos tribunais, as posição 18ª, 19ª e 20ª são sempre reservadas aos rebaixados do campeonato italiano.

Da Serie B para a Serie C

Já a Serie B do campeonato italiano tem um sistema de rebaixamento diferente. Na tabela, depois de alguns anos confusos, a segunda divisão finalmente estabeleceu um campeonato com 20 equipes, igual a Serie A.

Entretanto, as similaridades param por aí. Tudo porque, ao final da temporada, os times posicionados nas três últimas posições (18ª, 19ª e 20ª) também caem de forma automática. Mas não sozinhos.

Há ainda uma quarta vaga destinada à queda para a Serie C. Esta é determinada por meio do playout, que propõe o enfrentamento entre os dois times que ficaram nas duas posições anteriores.

Em jogos de ida e volta, a temporada se encerra determinando quem se salva e quem desce de divisão.

Como funciona a promoção no campeonato italiano?

Maiores campeões do campeonato italiano Serie B
Empoli celebrando como campeão do campeonato italiano Serie B 2020-2021 (Reprodução / Instagram Empoli)

Ao contrário das regras do rebaixamento do campeonato italiano, a promoção não se dá de forma 100% automática. Aliás, o número de times envolvidos no processo varia de ano para ano.

A parte mais fácil de entender é olhar para quem ficou no topo. Isto é, o campeão da segunda divisão, acompanhado do vice, são enviados automaticamente para a Serie A.

Depois deles, passamos a focar nas equipes que ocuparam as posições 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª. Via de regra, esses são os times que têm direito de disputar os playoffs, na briga pela terceira e última vaga do acesso.

Os clubes, então, passam a disputar o turno eliminatório, seguido das semis e da final, sempre em jogos de ida e volta. O “campeão” dos playoffs fica com a última vaga das 3.

Há uma única exceção da regra, que impede a realização dos playoffs. Se, ao fim da temporada, o time que ocupar a 3ª posição tiver uma diferença de 15 pontos para o 4º, então ele fica com a vaga direta. 

Comentários

Comentários