Spezia e Hellas Verona farão o jogo que decidirá o último rebaixado do campeonato italiano. O acontecimento praticamente inédito na história da competição faz o calendário se estender por pelo menos mais uma semana, mesmo a última rodada tendo sido fechada no último domingo, 4 de junho.
Isso se explica exatamente pelo desfecho dos últimos jogos da Serie A 2022-2023, sobretudo aqueles que envolveram as duas equipes. Por um lado, o Spezia foi à Roma e perdeu por 2×1. Por outro, o Hellas Verona caiu diante do Milan no San Siro por 3×1. A combinação dos placares acabou deixando ambos os times com 31 pontos, acima de Sampdoria e Cremonese, os dois rebaixados. Em outras palavras, o último condenado à Serie B, que deveria sair de uma das duas partidas, não foi definido.
Isso acontece porque o regulamento do campeonato italiano alterou uma parte sensível, na qual são deixados de lado os critérios de desempate e é convocado o duelo adicional em campo neutro. Isto é, sempre que dois clubes fecharem a rodada 38 empatados no primeiro lugar ou na zona de rebaixamento fugindo da queda, será preciso realizar uma ‘final” para determinar quem fica acima na tabela de classificação, mesmo com o calendário já “encerrado”.
O jogo extra entre Spezia e Hellas Verona está marcado para o próximo domingo, 11 de junho, às 15h45 (horário de Brasília). O estádio selecionado para hospedar o duelo será o Mapei Stadium, do Sassuolo.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.