O fim já tem data e horário. Após iniciar um novo ciclo durante o verão e percorrer todas as demais estações, o campeonato italiano volta a encarar as temperaturas mais altas, sinal de que é chegada a hora de encerrar a temporada 2022-2023.
Depois de 37 capítulos, a última rodada do campeonato italiano vai preencher todo o próximo final de semana, de sexta-feira a domingo, de 2 a 4 de junho, mas, acima disso, vai carimbar aquilo que ainda segue como uma interrogação, mesmo com apenas mais 3 pontos em disputa.
As principais definições já foram apresentadas ao torcedor. O título foi entregue ao Napoli, restando agora a cerimônia de recebimento do scudetto em casa, no estádio Diego Armando Maradona. Ainda na parte de cima, o G4 também até pode mudar a ordem das colocações, mas não os integrantes: Milan, Inter e Lazio já está garantidos na próxima edição da Champions League.
Aliás, nessa temporada, de maneira inédita e surpreendente, três representantes do calcio acabaram atingindo simultaneamente as finais de Champions, Europa e Conference League. Dependendo do desempenho das equipes, os títulos podem garantir até 8 clubes italianos nas edições seguintes dessas competições.
Olhando com atenção a tabela da Serie A neste momento, de maneira direta e resumida, a rodada 38 tem duas coisas substanciais para responder: os classificados para Europa e Conferece League, mas principalmente o último rebaixado.
Quem vai para Europa e Conference League?
Como dito, o G4 não pode ser alterado, mas o intervalo entre as posições 5 e 7 ainda pode sofrer alterações, dependendo dos placares da rodada 38.
Antes da bola rolar, a classificação mostra o seguinte cenário:
1- Napoli
2- Lazio
3- Inter
4- Milan
5- Atalanta | 61 pontos
6- Roma | 60 pontos
7- Juventus | 59 pontos
Sem levar em consideração o que pode acontecer nas finais dos torneios internacionais, as posições 5 e 6 levam à Europa League, enquanto o 7º vai à Conference. Portanto, o desfecho dos jogos dos três clubes envolvidos determinará o destino de todos na temporada 2023-2024.
Uma coisa que ainda é preciso ficar de olho é na possível punição à Juventus. Depois de perder 10 pontos na tabela do campeonato italiano, os bianconeri ainda correm risco de entrar na mira da UEFA e simplesmente perder o direito de disputar qualquer torneio internacional. Isso acabaria premiando a 8ª colocação ao fim da rodada.
Quem será rebaixado?
Mesmo que a disputa por vagas em competições na Europa seja mais nobre, a emoção da última rodada do campeonato italiano deve mesmo ficar na parte de baixo da tabela.
Isso porque ainda resta uma “vaga” na Serie B do próximo ciclo. Após os rebaixamentos precoces de Sampdoria e Cremonese, restou o duelo indireto entre Hellas Verona e Spezia para determinar a última condenação.
Os dois times chegam para a rodada final da Serie A nas seguintes posições:
- 16º Lecce – salvo
- 17º Spezia – 31 pontos
- 18º Hellas Verona – 31 pontos
- 19º Cremonese – rebaixado
- 20º Sampdoria – rebaixado
A conta é simples: quem tiver mais pontos fica, enquanto o outro cai. Porém, há um enorme asterisco na jogada, que precisa de explicação. Desde a mudança no regulamento, feita exatamente neta temporada, caso dois times fechem o campeonato com a mesma pontuação, e estejam brigando por título ou fuga de rebaixamento, não serão levados em consideração os critérios de desempate. No lugar, as duas equipes deverão fazer um jogo direto e em campo neutro para decidir quem se salva e quem é rebaixado.
Portanto, se Spezia e Hellas Verona vencerem, empatarem ou perderem juntos, haverá a “final pela salvação’.
Os jogos da última rodada do campeonato italiano
- Sassuolo x Fiorentina
- Torino x Inter
- Cremonese x Salernitana
- Empoli x Lazio
- Napoli x Sampdoria
- Atalanta x Monza
- Lecce x Bologna
- Milan x Hellas Verona
- Roma x Spezia
- Udinese x Juventus
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.