Campeonato italiano: quantos times vão para Champions, Europa e Conference League?

quantos times italianos vão para champions league europa league conference league
Entenda o sistema de classificação para competições europeias (Golazzo)

Quantos times do campeonato italiano vão para a Champions League?

Champions League

Os quatro primeiros da tabela de classificação do campeonato italiano ganham vagas na Champions League

Quantos times do campeonato italiano vão para a Europa League?

Europa League

Dois times do campeonato italiano se classificam para a Europa League, um por meio da classificação final (o 5º colocado) o outro ao vencer a Copa Itália.

Quantos times do campeonato italiano vão para a Conference League.

UEfa Conference Leaue

O 6º colocado do campeonato italiano ganha o direito de disputar a Conference League. Contudo, dependendo do título da Copa Itália, a vaga pode ir para o 7º.

Quantos times do campeonato italiano vão para a Champions League? Todo final de temporada a pergunta se renova e os torcedores ficam na dúvida sobre o regulamento. Afinal, são 3 ou 4? E para a Europa League? E para a nova Conference League?

Alguns anos atrás, a Serie A chegou a perder uma das vagas para o principal torneio de clubes do mundo. Contudo, com boas campanhas dos representantes – e agora com o título da Itália na Euro 2020 – o prestígio foi retomado.

Contudo, os holofotes da Champions acabaram “reduzindo” a participação italiana na Europa League. Especialmente depois da criação da Conference League, que surge na temporada 2021-2022 para times do terceiro escalão da Europa, a representatividade do calcio encolheu radicalmente.




Instagram campeonato italiano



Vagas do campeonato italiano na Champions League

quantos times italianos vão para a champions league
Inter, a última campeã da Champions League vinda da Itália (Reprodução / Youtube UEFA)

O campeonato italiano tem 4 vagas reservadas na Champions League. Ao final de cada temporada, os primeiros da classificação ganham o direito de participar da competição, e diretamente na fase de grupos.

Ao contrário de edições anteriores, por integrar as chamadas “grandes ligas”, o campeonato italiano não precisa mais enviar um de seus representantes para uma fase eliminatória – os playoffs.

Dos quatro que seguem, o campeão italiano é o único que possui vantagem, e acaba ficando no pote dos cabeça-de-chave. Na prática, isso evita que ele enfrente os campeões das outras ligas logo na primeira fase.

No quesito “vagas para a Champions League”, o campeonato italiano está equiparado ao alemão e espanhol, todos com 4 vagas garantidas

Vagas do campeonato italiano na Europa League

quantos times italianos vão para a europa league
Milan em jogo contra o Manchester United na Europa League (Reprodução / Youtube ESPN Brasil)

Na prática, todo ano, o campeonato italiano tem duas vagas na Europa League. Sim, são duas equipes enviadas para a segunda competição mais importante do continente, porém não basta olhar para a classificação para descobrir os times qualificados.

Bom, um deles sim. Ao fim da temporada, o 5º colocado (e somente o 5º) da Serie A se classifica diretamente para a fase de grupos da Europa League.

Então, para quem vai a segunda vaga?

O campeão da Copa Itália também leva, além da taça, uma posição direta na fase de grupos do torneio.

A observação digna de menção é que, normalmente, o campeão da Copa já está classificado para a Champions League por encerrar o campeonato no G4. Nesses casos, como ele já está na Champions, a vaga para a Europa League é transferida para o 6º colocado da Serie A.

Vagas do campeonato italiano para a Conference League

quantos times italianos vão para a conference league
UEFA lança a Conference League (Divulgação)

Apenas um time do campeonato italiano se classifica para a Conference League. Normalmente, a vaga é destinada para o clube que finaliza a temporada na 6ª posição, mas pode variar.

O torneio criado e lançado pela UEFA na temporada 2021-2022 é destinado para os times do terceiro escalação de cada liga da Europa.

Isso porque, como explicado no caso da zona de Europa League, o campeão da Copa Itália pode acabar “empurrando” as vagas da própria Europa League e também da Conference League para baixo.

Por isso, o regulamento diz que o 6º colocado do campeonato italiano ganha o direito de disputar o torneio internacional, mas as circunstâncias podem acabar premiando o 7º.

Comentários

Comentários