Exclusivo! Botteghin, zagueiro do Ascoli, vê Serie B italiana melhor com times que subiram e caíram

Entrevista Eric Botteghin Ascoli campeonato italiano Serie B
Zagueiro brasileiro falou sobre vida na Holanda e projeções no campeonato italiano Serie B (Divulgação)

“Ano passado foi muito competitivo. Esse ano estão falando que vai ser mais ainda. Me surpreendeu muito”. Foi assim que Eric Botthegin definiu sua relação com o campeonato italiano Serie B, refletindo sobre a primeira temporada na Itália e prevendo a próxima, que está para começar. O zagueiro do Ascoli concedeu uma entrevista exclusiva ao Golazzo, na qual falou sobre a formação e vida no futebol holandês e a adaptação e surpresa positiva com o calcio.

Quem vê o defensor brasileiro com a camisa bianconera pode até correr o risco de não ter memórias suas atuando no Brasil. Contudo, é imperdoável deixar passar os 15 anos disputando (e vencendo) no campeonato holandês. Por lá, Botteghin colecionou taças e dividiu vestiário com Jaap Stam, emblemático zagueiro de Lazio e Milan, e Robin Van Persie, “o mais top com quem jogou”, segundo o próprio revelou.

Aos 35 anos, o zagueiro encerrou seu ciclo na Holanda e fechou com o Ascoli para disputar o campeonato italiano Serie B 2021-2022. Logo na primeira temporada, acabou se tornando um dos protagonistas da campanha que garantiu playoffs e por pouco não conquistou o acesso para a Serie A. Segundo Botteghin, a segunda divisão surpreendeu e deve ser ainda mais desafiadora na temporada 2022-2023:



Aqui é muito tático, muito intenso. Tem muitos duelos. É o tempo inteiro com intensidade aqui na Itália.

A Serie B italiana tem um nível muito alto, muito forte. Todos os jogos decididos por detalhes, bem competitivo. Não tem aqueles jogos de 5×0, 4×0. Chegamos até o final da temporada com vários times brigando pra subir. Foi muito gostoso.

Esse ano, desceram times de tradição e subiram times que estavam reconstruindo, como Palermo e Bari, que estão com dinheiro e estão investindo.

Eric Botteghin em entrevista ao Golazzo


O campeonato italiano Serie B 2022-2023, que terá transmissão no Brasil, realmente promete ser, no mínimo, diferente. Assim como o próprio zagueiro comentou sobre o modo como se comporta o torcedor da Itália, “com mais paixão, onde você vai se fala sobre futebol”, o próximo ano terá mais motivos para fortalecer a relação entre fãs e o futebol praticado na segunda divisão. A começar pelos participantes: Cagliari e Genoa, dois campeões italianos, foram rebaixados. Na outra ponta, como o brasileiro bem disse, o Palermo, um dos mais tradicionais representantes da Sicilia, foi promovido e já passou a fazer parte do Grupo City.

Na temporada de estreia de Botteghin na Itália, o Ascoli fechou a temporada regular na 6 ª colocação, que o credenciou para os playoffs – são promovidos diretamente os dois primeiros e a terceira vaga sai do mata-mata. Infelizmente para o bianconero, a eliminação veio logo no primeiro jogo contra o Benevento, “perdido por detalhes”, segundo o zagueiro. Desta vez, entretanto, mesmo a classificação para a zona de playoffs deve ser um desafio ainda maior:



O Parma, do Buffon, agora o Como contratou o Fàbregas. A Serie B italiana está muito atrativa, está muito legal de jogar.

Meu objetivo pessoal é tentar ser importante de novo para a equipe. Jogar o máximo possível. O objetivo como equipe é fazer uma temporada tão boa quanto do ano passado, ou melhor.

Mas é uma incógnita, como falei, tem tantos times que chegaram, tantos times que estão investindo. Trocamos toda nossa comissão técnica, que foi para a Udinese. Estamos nos adaptando ao jeito novo de jogar do treinador.

É uma incógnita, mas queremos fazer tão bem quanto foi ano passado.

Eric Botteghin em entrevista ao Golazzo



A íntegra da entrevista com Botteghin já está disponível no Podcast do Golazzo, no Spotify, e também no Youtube. Confira:













Comentários

Comentários