Mata-mata: cresce hipótese de campeonato italiano terminar em play-off

Campeonato italiano 2019-2020 play-offs

O campeonato italiano, que foi paralisado entre as rodadas 25 e 26, estuda com carinho a hipótese de terminar a temporada em play-offs. Pelo menos é o que indica o noticiário esportivo. Il Mattino e La Stampa são alguns que estão repercutindo a possibilidade.

Hoje, 22 de maio, já há liberação para todos os times da Serie A retornarem para treinamentos. Até 28 de maio, o ministro do esporte, Vincenzo Spadafora, deverá determinar a data do reinício do campeonato italiano, que pode ser dia 13 ou 20 de junho. A data limite para o torneio finalmente acabar a temporada é 20 de agosto.

O plano A é que as 20 equipes da liga retornem ao calendário convencional, jogando as rodadas que restam. No entanto, diante do impasse, já há um plano B: os play-offs.

Vale lembrar que esta seria apenas uma das saídas propostas no início da pandemia de Coronavírus.

O que são play-offs?

Os play-offs são um sistema de jogo, que propõe a realização de partidas de ida e volta em um pequeno grupo de times. Essa seleção de equipes é feita a partir de um grupo maior. Normalmente, os play-offs são utilizados para determinar o vencedor após o grupo maior finalizar a fase em sistema “todos contra todos”.

Esse formato já é utilizado há muito tempo na Serie B e Serie C da Itália. Nessas ligas, ao final da temporada, os melhores qualificados se unem em grupos de 3 ou 4 times e realizam os play-offs para descobrir quem será promovido de divisão.

Há também os play-outs, que é basicamente a mesma coisa, mas reúne os piores times de um grupo maior. O vencedor dos play-outs se salva, enquanto os demais são rebaixados de divisão.

Como ficariam os play-offs do campeonato italiano 2019-2020?

Supondo que não haja tempo para terminar o calendário original, ou que o campeonato seja retomado e novamente paralisado, seriam aplicados os play-offs. Todavia, há dois cenários para isso acontecer:

No primeiro caso, todos os 20 times participariam. Como dito, o play-off normalmente reúne poucos times. Aliás, esse é o propósito. Entretanto, a ideia é que todos os times participem. A saída para isso seria realizar 3 play-offs simultâneos:

  • Um para determinar o campeão, com os 6 primeiros colocados da tabela. Os dois primeiros (Juventus e Lazio) já estariam na semifinal
  • Um para determinar os classificados para a Europa League, também com 6 equipes
  • Um para determinar os rebaixados, com 8 times

No segundo caso, 16 times seriam envolvidos nos play-offs e play-outs. Os 8 primeiros disputariam título, vaga na Champions League e Europa League. Enquanto os 8 últimos jogariam pela salvação.

Comentários

Comentários