Campeonato italiano 2019-2020: o que vai acontecer?

O campeonato italiano 2019-2020 foi interrompido em razão do surto de Coronavírus que tomou conta do país. A princípio, a federação pensava ser capaz de administrar a situação adiando alguns jogos e realizando outros sem torcida.

Com o caos instaurado em todo o país, com direito a quarentena nacional, bloqueios em estradas e mercados vazios, o campeonato italiano foi interrompido. A princípio, a ideia é manter a pausa até abril.

Contudo, conforme o noticiário local reportou, a própria federação italiana de futebol já discute a possibilidade de dar um fim a esta edição. As opções são polêmicas e, seguramente, não deixarão todos satisfeitos. Porém, as consequências do Coronavírus no campeonato italiano parecem não deixar escolha para a temporada 2019-2020.

A tomada de decisão deverá ser impulsionada por outros fatores, como a pausa já confirmada da Champions League e da Europa League. Além disso, jogadores e técnicos de times da Europa já estão entre os infectados, o que pode colocar mais gente em risco. Um caso já confirmado na Serie A é o zagueiro Rugani, da Juventus.

Diante disso, confira abaixo quais as possibilidades para o desfecho do campeonato italiano 2019-2020:

1- Fim do campeonato italiano na rodada 26

A primeira possibilidade é seguramente a mais polêmica de todas. Tanto que os próprios protagonistas dessa história já se posicionaram. A ideia é que o campeonato italiano 2019-2020 termine com a classificação atual.

Entre idas e vindas, o torneio foi paralisado entre jogos das rodadas 25 e 26. Olhando a classificação, o campeonato ficou com a Juventus na liderança. Porém, clubes como Atalanta e Inter ainda estão com uma rodada pendente.

A simples indicação de que isso poderia acontecer já desagradou muita gente. Uma delas foi Balotelli que, sem papas na língua, indicou que tudo poderia se tratar de uma armação, lembrando o Calciopoli de 2006.

Eles precisavam colocar a Juventus na liderança antes de paralisar o campeonato. Por mim, o campeonato italiano não deve voltar. Mesmo que tivesse apenas um caso. Quando eu dizia para parar tudo desde o começo, as pessoas se irritavam. Talvez agora tenham entendido.

Mario Balotelli, no Instagram

Na outra ponta da tabela, estão Lecce (18º), SPAL (19º) e Brescia (20º). Além do problema em determinar quem vai para a Serie B na temporada que vem, há a polêmica do acesso. No momento que as ligas foram suspensas, o Benevento estava na liderança da segunda divisão.

A expectativa, obviamente, é que os últimos da Serie A não aceitem o rebaixamento facilmente, tampouco que os primeiros da B fiquem sem a vaga na primeira.

A liga B quer terminar este campeonato. Após 28 jogos, não é normal cancelar os sacrifícios econômicos e financeiros de um torcedor, empresa ou cidade. Caso neguem a Serie A ao Benevento, o clube terá que procurar outro presidente.

Oreste Vigorito à Radio Punto Nuov

Assim sendo, neste cenário, apesar da reclamação de Benevento e Balotelli, a temporada acabaria com a Juventus campeã da Serie A e o Benevento da Serie B. A classificação dos times para a próxima Champions League seria feita por nomeação da própria federação.

Lecce, SPAL e Brescia seriam rebaixados e Benevento, Crotone e Frosinone promovidos.

Juventus x Inter sem torcida no campeonato italiano
Juventus e Inter sem torcida pelo campeonato italiano (reprodução)

2 – Mata-mata (play offs)

O sistema de mata-mata, ou play-offs, é o modo como normalmente a Serie B define quem vai subir para a primeira divisão. Nele, dependendo da pontuação, os primeiros times na classificação são convocados para realizar um mata-mata, no qual são definidos os três que subirão de divisão.

Esse formato é a segunda opção para dar um desfecho à Serie A do campeonato italiano 2019-2020. Caso se confirme, serão realizados os playoffs e os playouts, determinando o campeão e os rebaixados:

  • Play-offs: Juventus, Lazio, Inter e Atalanta disputariam o título
  • Play-outs: Genoa, Lecce, SPAL e Brescia disputariam quem fica na Serie A e quem é vai para a segundona

A medida é endossada pelo discurso de que a temporada precisa ter um desfecho. O cancelamento do campeonato, embora uma alternativa, é a menos desejada.

3 – Temporada 2019-2020 sem campeão

A última opção, e ainda assim considerada, é o cancelamento do campeonato italiano 2019-2020. A exemplo do que aconteceu na 1914-1915, a federação cogita dar o torneio como encerrado, sem campeão declarado.

Os problemas com essa possível decisão são muitos. A começar pelos argumentos do presidente do Benevento, que todo investimento e dedicação de quase 100 clubes seriam jogados fora. Porém, a situação extrema de saúde justificaria.

Outra questão é a determinação de dos rebaixamentos e promoções, que chegariam a afetar até mesmo a Serie C. As vagas para Champions League e Europa League também ficariam indefinidas.

Oficialmente, por enquanto, o campeonato italiano está suspenso até o começo de abril.

Comentários

Comentários