Oficial: campeonato italiano volta dia 20 de junho

volta do campeonato italiano dia 20 de junho

O campeonato italiano vai voltar no dia 20 de junho. A oficialização do retorno veio por meio do ministro do esporte, Vincenzo Spadafora, após encontro com membros da federação italiana e do premier Conte.

A Serie A recomeça no dia 20 de junho, e existe a possibilidade de, nos dias 13 e 17, aconteçam as semifinais e finais da Copa Itália. Seria um bom sinal, já que as pessoas poderiam assistir a três partidas importantes de forma clara, como esperado pela TV aberta

Vincenzo Spadafora, ministro do esporte, segundo o Corriere Dello Sport

A retomada é confirmada após uma longa disputa de narrativas. Por um lado, um grupo de torcidas organizadas da Europa, incluindo da Itália, protestou contra a volta do futebol. Por outro lado, boa parte dos times da liga endossou a defesa pelo retorno dos jogos.

No meio disso tudo, ficou a opinião de Spadafora, que se mostrou relutante sobre a volta do campeonato italiano. Porém, agora está confirmado: o campeonato italiano 2019-2020 será finalizado.

A retomada vai acontecer de forma semelhante ao campeonato alemão: sem torcida. Agora, o próximo passo é resolver o impasse com os donos de direito de transmissão da liga.

O campeonato italiano foi paralisado entre as rodadas 25 e 26. A classificação mostra a Juventus na liderança, um ponto à frente da Lazio.

Volta da Copa Itália

A Copa Itália também está inclusa na programação de retorno. O torneio foi congelado na semifinal. Vale lembrar que todos os jogos da copa são singulares. Isto é, todas as fases acontecem em jogo único, apenas as semis têm partidas de ida e volta.

Em uma semi, a Inter perdeu o primeiro jogo para o Napoli por 1×0, em casa. Na outra, Milan e Juventus empataram em 1×1, em Milão.

As semis devem acontecer nos dias 13 e 14 de junho. A final, tradicionalmente realizada em Roma, deverá ser realizada em 17 de junho. Assim sendo, os times farão 2 jogos em menos de 6 dias. Isso sem contar o campeonato italiano.

E se o campeonato italiano for paralisado de novo?

A possibilidade dos play-offs, ou seja, realizar jogos de mata-mata, ainda está na mesa. Para o ministro do esporte, esse é o plano B, que será acionado caso o campeonato precise ser interrompido novamente.

A principal razão para isso acontecer – se acontecer – é que jogadores sejam contaminados pelo Coronavírus. Desta maneira, seriam convocados os play-offs e os play-outs.

Os primeiros da classificação seriam agrupados em um mini torneio. Isso determinaria campeão e classificados para ligas da Europa. O mesmo aconteceria com os últimos da tabela, mas para condenar os rebaixados para a Serie B.

Em último caso, o campeonato italiano será congelado de vez.

Comentários

Comentários