A Roma é um dos maiores e mais representativos times do campeonato italiano. Embora o número de títulos não seja expressivo como Juventus ou Internazionale, o clube se mantém como um dos mais importantes.
Todavia, por mais que os desavisados imaginem que o passado da Roma é pontuado por títulos nacionais e internacionais, a história não é bem assim. Ao menos não em enormes proporções.
Mesmo com um repertório modesto, o clube da capital percorreu um caminho bem parecido com o da grande rival, Lazio. Isto é, títulos em menor número, mas icônicos e conquistados por grandes jogadores.
Justamente por não ter dezenas de taças em sua sala de troféus, o time giallorosso dá muito valor e nostalgia a cada uma delas.
Neste artigo, você vai conhecer todas as taças e a história por trás dos triunfos.
Os principais títulos da Roma são:
- Campeonato italiano: 3 títulos
- Copa Itália: 9 títulos
- Supercopa da Itália: 2 títulos
- Campeonato italiano Serie B: 1 título
- Conference League: 1 título
Quantos títulos de campeonato italiano tem a Roma?
A Roma tem 3 títulos do campeonato italiano. Os scudetti foram conquistados nas temporadas 1941-1942, 1982-1983 e 2000-2001.
Saiba mais
Quantos títulos de Copa Itália tem a Roma?
A Roma venceu a Copa Itália 9 vezes na história. O clube da capital fica atrás somente da Juventus no ranking dos maiores vencedores do torneio.
Saiba mais
Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem a Roma?
A Roma caiu para a Serie B uma única vez e venceu a segunda divisão do campeonato italiano. O título veio em 1951-1952.
Saiba mais
Quantos títulos de Champions Leagua tem a Roma?
A Roma nunca venceu a Champions League ou a Europa League.
Saiba mais
Quantos títulos de Conference League tem a Roma?
A Roma tem um título da Conference League. A equipe da capital italiana levou o troféu da primeira edição da competição, na temporada 2021-2022.
Campeonato italiano
A Roma tem 3 títulos do campeonato italiano. Sim, por mais que a fama do clube tenha sido impulsionada por jogadores como Totti e Falcão, não são muitos os scudetti.
Desde sua fundação, em 22 de julho de 1927, foram alguns anos até o clube da capital iniciar a tradição de levantar taças. Contanto todos os títulos possíveis, embora as campanhas tenham sido satisfatórias, o troféu veio somente na década de 40.
Quando a Roma venceu seu primeiro campeonato italiano, em 1941-1942, por exemplo, a Juventus já tinha 7 e o Genoa 9.
Naquela temporada, o torneio ainda era disputado por 16 equipes. Com 42 pontos, 3 à frente do Torino, o clube da capital assegurou o primeiro título da sua história.
Há quem diga (e até acredite) que a conquista só veio por intervenção de Benito Mussolini. Sim, o fascismo está conectado ao nascimento da Roma, que surgiu como um desejo do partido de ter um time forte na capital. Porém, até hoje, não há evidências da interferência.
O hiato de títulos foi bem grande até o próximo scudetto. Aliás, até erguer a taça do campeonato italiano 1982-1983, o time chegou a cair para a Serie B.
Da geração pré-Totti, a Roma de 1982-1983 foi uma das melhores, senão a melhor. No elenco daquele time tinham nomes como Falcão, Ancelotti e Bruno Conti. O título colocou uma pedra na sequência de scudetti de Juventus, Milan e Inter.
Por fim, o último título da Roma em campeonato italiano aconteceu em 2000-2001. E talvez tenha sido da forma mais icônica de todas.
Depois de ver a Lazio vencer a edição anterior da liga, o clube giallorosso adotou uma postura de obrigação de conquista do scudetto seguinte, e assim aconteceu. Com Totti, Batistuta, Montella, Cafu, Samuel e tantos outros, a taça veio depois de 18 anos.
Campeonato italiano: 1941-1942, 1982-1983, 2000-2001
Copa Itália
A Roma venceu a Copa Itália 9 vezes em sua história. Ela só perde para a Juventus (15) no número de taças da competição.
A relação tão frutífera entre a Roma e a Copa Itália começou pouco tempo depois da estreia na competição. Tanto é que foram precisos apenas 5 anos para já chegar à final. Embora não tenha vencido.
O primeiro título foi conquistado em 1963-1964. A temporada premiou o Bologna como campeão italiano e o clube giallorosso com o segundo título da sua história. Claro, ignorando a Serie B de 1951-1952.
A taça veio após uma vitória sobre o Torino por 1×0 no jogo da volta, após empate sem gols na ida. Aliás, das 9 taças de Copa Itália, 3 foram conquistadas vencendo o Torino em finais.
Outro fato interessante na trajetória da Roma é a tradição de encontrar nas finais e derrotar os campeões nacionais. A primeira vez aconteceu em 1968-1969 ao bater o Cagliari, vencedor da Serie A daquele ano.
A segunda foi em 1990-1991. Desta vez, a vítima campeã italiana foi a Sampdoria. Na final da Copa Itália daquele ano, o clube da capital enfrentou a ótima geração da Samp e venceu a final por 4×2.
Por fim, os dois últimos títulos da Roma na competição seguiram a tradição e carimbaram dois troféus da Internazionale. Isso aconteceu nas temporadas 2006-2007 e 2007-2008. Justamente no período que a Inter dominou o italiano.
Copa Itália: 1963-1964, 1968-1969, 1979-1980, 1980-1981, 1983-1984, 1985-1986, 1990-1991, 2006-2007, 2007-2008
Supercopa da Itália
A Roma tem 2 títulos da Supercopa da Itália. As conquistas aconteceram nos anos 2001 e 2007.
O regulamento da Supercopa da Itália determina que os vencedores da Serie A e da Copa Itália da mesma temporada se enfrentem em jogo único. O vencedor fica com o título.
Na primeira ocasião, em 2001, a Roma disputou o torneio como campeã do campeonato italiano. No elenco vencedor da liga no ano anterior, tinham nomes como Totti, Batistuta e Montella.
A Fiorentina foi o adversário do time da capital por ter conquistado a Copa Itália. A equipe giallorossa garantiu a primeira taça da Supercopa da Itália após vencer por 3×0.
Já em 2007, a participação aconteceu como vencedora da Copa. O adversário foi a Internazionale. Naquele ano, a Inter começava o reinado no campeonato italiano, mas teve sua faixa carimbada com uma vitória da Roma por 1×0, com gol de De Rossi.
Supercopa da Itália: 2001, 2007
Campeonato italiano Serie B
A Roma caiu e venceu a segunda divisão do campeonato italiano uma única vez. A tragédia singular na história do clube da capital aconteceu com a queda em 1950-1951 e o título em 1951-1952.
Na época, a Serie A era disputada por 20 times, como hoje, mas apenas dois deles caíam. Mesmo assim, de “mãos dadas” com o Genoa (o último colocado), a Roma foi parar na segundona.
Para muita gente, o calvário começou justamente após a conquista do scudetto de 1941-1942. Depois do triunfo nacional, a Itália e todos os clubes enfrentaram e foram obrigados a lidar com as consequências da Segunda Guerra Mundial.
Em crise financeira, a Roma acabou determinando a própria queda após negociar Amedeo Amadei. O jogador foi o atacante titular do scudetto de 1941-1942, mas acabou negociado com a Inter.
Ao final da temporada 1950-1951, a equipe da capital caiu para a Serie B.
Felizmente para os giallorossi, o clube assegurou o título da segunda divisão e subiu logo na temporada seguinte.
Champions e Europa League
A Roma nunca ganhou uma Champions League ou Europa League. O fato surpreende muita gente, afinal, o clube é um dos mais importantes do futebol italiano.
Todavia, a tão desejada taça das duas principais competições da Europa nunca veio. O máximo que o time conseguiu foram dois vices, um em cada competição.
O primeiro “quase título” aconteceu na Copa dos Campeões 1983-1984, o antigo nome da Champions League. Naquela época, o torneio era disputado sem uma fase de grupos. Isto é, os classificados para a competição já começavam em uma 16-avos de final.
A Roma passou por todos os rivais e encontrou o Liverpool na final. Infelizmente para os italianos, depois de um empate por 1×1 em tempo normal, os reds ficaram com o título após o 4×2 nos penâltis.
A segunda vez que a Roma quase internacionalizou seu nome foi em 1991. Na ocasião, a grande final da Copa da UEFA propôs um icônico clássico italiano contr a Internazionale.
O antigo regulamento da velha versão da Europa League determinava que a final fosse decidida em dois jogos, nas casas dos dois times.
O primeiro jogo foi realizado no San Siro. Tomando vantagem do terreno, a Inter abriu a vantagem com o placar final de 2×0.
Na volta, no Olimpico, a Roma precisava reverter a desvantagem, mas não conseguiu. O jogo acabou 1×0 para o time da capital, mas não foi suficiente para garantir o título.
E esses foram os melhores resultados da squadra giallorrossa em torneios internacionais. Pelo menos até o surgimento da Conference League.
Conference League
A Roma tem 1 título da Conference League, vencido na temporada 2021-2022.
A squadra giallorossa finalmente cruzou as barreiras internacionais com a criação da UEFA Europa Conference League. Diante do número elevado de clubes “esquecidos” pelo continente, a UEFA programou para a temporada 2021-2022 o lançamento de uma nova competição, cujo objetivo era eleger o melhor time dentre aqueles do 3º escalão de cada liga.
Embora pareça duro demais utilizar o termo “3º escalão”, essa é a realidade. Afinal, tomando o campeonato italiano como exemplo, o método de qualificação é bem simples: os primeiros vão para a Champions, os seguintes para a Europa e o 7º colocado fica com a Conference.
Independente disso, a história foi feita. A Roma se tornou verdadeiramente internacional e logo na primeira edição do torneio. É bem curioso pensar o quanto “demorou” para a confirmação chegar, haja visto que o clube sempre foi um dos mais reconhecidos fora da Itália. Há muito tempo que a Roma promove divulgação de conteúdos, seja no site ou nas redes sociais, em inglês, português do Brasil, espanhol, árabe, entre tantos outros.
A taça foi assegurada logo na primeira temporada com José Mourinho no comando técnico. Depois de levar o triplete com a Inter, se tornando ídolo do clube no final da década de 2000, o português regressou para a Itália, desta vez na capital.
A trajetória até o triunfo não foi à prova de obstáculos. Ainda na fase de grupos, a Roma levou uma goleada histórica de 6×1 fora de casa para o Bodø/Glimt. A gozação durou até as quartas de final, quando os times se reencontraram e os giallorossi avançaram após placares 2×1 (fora) e 4×0 (casa).
A parte final da Conference League, como era de se esperar, reuniu os clubes mais fortes e conhecidos. Nas semis, a Roma superou o Leicester e posteriormente garantiu o título triunfando sobre o Feyenoord (já campeão de Champions League) por 1×0.
Conference League: 2021-2022
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.