Maiores campeões da Supercopa da Itália: veja lista completa

campeões supercopa da itália
Taça entregue ao campeão da Supercopa da Itália (Reprodução / Youtube Serie A)

Os campeões da Supercopa da Itália são por tradição os times que levantam a primeira taça do ano e na temporada do futebol italiano. Passadas as festas de Natal e Ano Novo, a competição já surge em destaque na programação de janeiro e entrega o primeiro título a um representante do futebol da Itália.

A Supercopa da Itália “era” o torneio disputado entre o campeão da Copa Itália e o campeão do campeonato italiano. Assim como observado em outras ligas, e até recentemente aplicado no Brasil, o propósito é eleger um grande campeão nacional, colocando frente à frente os vencedores dos principais certames do país. Até mesmo a UEFA tem a sua versão da Supercopa (campeão da Champions League vs campeão da Europa League).

O termo certo é exatamente “era” porque esse formato está oficialmente no passado. Talvez influenciada uma vez mais pelo que foi aplicado em outros países, a federação italiana optou por uma mudança radical no regulamento, incluindo mais times e mais jogos.

Embora uma tradição, não dá para colocar a disputa dentre as mais antigas da Itália. Desde o lançamento do formato, a Supercopa da Itália coleciona pouco mais de 30 edições realizadas. Já os primeiros registros da Serie A datam de 1898. Até o momento, apenas um grupo de 9 times foi capaz de celebrar o título pelo menos uma vez na história.

Os maiores campeões da Supercopa da Itália são:

  1. Juventus: 9 títulos
  2. Inter: 8 títulos
  3. Milan: 7 títulos
  4. Lazio: 5 títulos



Instagram campeonato italiano



História da Supercopa da Itália



A Supercopa da Itália realizou sua primeira edição em 1988. A exemplo do que se sucedeu com o próprio futebol italiano, a iniciativa partiu de uma inspiração vinda da Inglaterra. O Genoa, um dos primeiros times fundados na Itália e primeiro campeão nacional, é prova dessa influência inglesa, que está estampada até no nome “Genoa Cricket and Football Club”.

Quis o destino que a “fundação” do torneio acontecesse também em Gênova, mas por ideia da Sampdoria. Na temporada 1987-1988, a Samp dava continuidade àquela que foi sua melhor fase ao vencer a Copa Itália. A proposta de copiar a Charity Shield Cup (Supercopa da Inglaterra) veio do presidente do clube, Paolo Mantovani, que a levou para a organização da liga, recebendo o sinal positivo.

A primeira edição da Supercopa da Itália, então, uniu a Sampdoria e o Milan, vencedor do scudetto naquela temporada. O jogo foi disputado no San Siro, em 14 de junho de 1989, e viu o rossonero se tornar o primeiro campeão da competição ao vencer por 3×1.

Desde aquela partida, o regulamento da copa se manteve praticamente o mesmo: sempre jogo único, com eventuais prorrogações e disputas de pênaltis (dependendo do ano) e sem um campo fixo. Em 1989, a Supercopa acabou tendo dois campeões, já que a segunda edição aconteceu no mesmo ano, mas 29 de novembro.

Da terceira edição até 2017, porém, ficou decidido que o torneio serviria para abrir a temporada. Como na Europa os campeonatos de futebol partem no meio do ano e acabam só no seguinte, as datas passaram a ser entre agosto e setembro. Em 2017, a liga fez nova mudança e colocou a decisão entre dezembro e janeiro.




Como era o regulamento até 2023?




A proposta da Supercopa da Itália sempre foi a mesma: realizar uma disputa em jogo único entre o atual campeão da Copa Itália e o atual campeão da Serie A. O vencedor fica com o título, simples assim.

A única mudança registrada com certa frequência ao longo dos anos foi o local da partida. De todas as edições registradas, o estádio mais utilizado para hospedar a Supercopa da Itália foi o San Siro, em Milão. Contudo, embora “italiana”, a competição passou a ser transferida para outras cidades e até países, como China, Estados Unidos e Arábia Saudita.

Essa constante mudança de local pode explicar o que houve em 2023, ano da apresentação do novo regulamento. Além de fechar a ida da Supercopa da Itália para a Arábia Saudita em 4 de 6 futuras edições, a federação italiana optou por adicionar mais jogos e mais times.




Como ficou?




O método utilizado para “modernizar” a Supercopa da Itália foi abandonar o jogo único e incluir mais equipes, de modo que se tornasse uma competição cujo início acontece nas semifinais.

Para isso, ainda foram consideradas as finais de Copa Itália e Serie A, mas não somente com olhar para os campeões. O novo formato premiou também os vices de cada torneio. No chaveamento redesenhado, o vice da copa pegaria o campeão da liga nacional, enquanto o campeão da copa pegaria o vice da liga.

A ideia, conforme explicado, foi prolongar a competição, saindo do jogo único e indo para três partidas (duas semis e uma final).

Na edição de estreia, foram convocados Napoli (campeão da Serie A), Inter (campeã da Copa), Lazio (vice da Serie A) e Fiorentina (vice da Copa).




Os maiores campeões da Supercopa da Itália



A Juventus é a maior campeã da Supercopa da Itália. Assim como acontece no ranking de scudetti e da própria Copa Itália, a vecchia signora é o clube que mais vezes triunfou na competição de jogo único, com um total de 9 títulos.

Os bianconeri também possuem o recorde de participações. Seja indo pela copa ou pela liga, a Juve tem 16 participações, com 9 triunfos e 7 derrotas.

Na sequência, aparecem Milan e Inter, com 7 títulos da Supercopa da Itália. O rossonero ainda aparece na segunda posição dentre os que mais disputaram a final. Foram 11 presenças e 5 vice-campeonatos ao todo.

Confira abaixo quem são os maiores campeões da Supercopa da Itália:




CLUBEPARTICIPAÇÕESTÍTULOS
Juventus169
Inter118
Milan127
Lazio95
Roma62
Napoli52
Sampdoria41
Parma41
Fiorentina31
Torino10
Vicenza10



Todos os campeões da Supercopa da Itália




ANOCAMPEÃO
1988Milan
1989Inter
1990Napoli
1991Sampdoria
1992Milan
1993 Milan
1994 Milan
1995Juventus
1996Fiorentina
1997Juventus
1998Lazio
1999Parma
2000Lazio
2001Roma
2002Juventus
2003Juventus
2004Milan
2005Inter
2006Inter
2007Roma
2008Inter
2009Lazio
2010Inter
2011 Milan
2012Juventus
2013Juventus
2014Napoli
2015Juventus
2016 Milan
2017Lazio
2018Juventus
2019Lazio
2020Juventus
2021Inter
2022Inter
2023Inter
Os anos indicados representam os títulos da temporada corrente no momento. Por exemplo: o título da Inter em 2022 corresponde à temporada 2022-2023, ainda que a final da Supercopa tenha acontecido em janeiro de 2023.







Comentários

Comentários