Veja quantos títulos tem a Atalanta

Títulos da Atalanta

Nos últimos anos, a Atalanta se tornou motivo de muito interesse para torcedores do futebol italiano, e de fora. As boas performances na Serie A nas competições europeias chamaram atenção, mas levantaram perguntas sobre a história do clube.

Uma delas, seguramente, é “quais são os títulos da Atalanta?“.

Bem, o spoiler deste artigo é que não são muitos. Embora centenária, a sala de troféus da Atalanta Bergamasca Calcio é bem diversa das de Milan, Inter e Juventus, por exemplo.

Na verdade, o clube de Bergamo é conhecido mais pelas taças da Serie B. Muito em parte pelos inúmeros acessos conquistados ao longo dos anos, quase sempre com o troféu em mãos.

Os principais títulos da Atalanta são:

  • Copa Itália: 1 título
  • Campeonato italiano Serie B: 5 títulos

Quantos títulos do campeonato italiano tem a Atalanta?

Scudetto

A Atalanta jamais venceu o campeonato italiano. A melhor colocação conquistada foi um 3º lugar, nas temporadas 2018-2019 e 2019-2020.

Saiba mais

Quantos títulos de Copa Itália tem a Atalanta?

Copa Itália

A Atalanta tem 1 título de Copa Itália. A taça de 1962-1963 é a maior conquista da história do clube.

Saiba mais

Quantos títulos de campeonato italiano Serie B tem a Atalanta?

Serie B campeonato italiano

A Atalanta tem 5 títulos da Serie B italiana. O clube é o segundo maior campeão do torneio, perdendo apenas para o Genoa.

Saiba mais

Quantos títulos internacionais tem a Atalanta?

Champions League

A Atalanta jamais venceu um título internacional em toda sua história. A melhor campanha foi chegar às quartas da Champions League

Saiba mais

Campeonato italiano

Títulos da Atalanta - campeonato italiano
Jogadores da Atalanta na temporada 2018-2019, melhor campanha do time ao terminar em 3º (Getty Images)

A Atalanta nunca venceu o campeonato italiano. Ou seja, o número de scudetto na sala de troféus é igual a zero.

Porém, isso está distante de ser uma mancha na história centenária da equipe de Bergamo. Especialmente porque, analisando as edições mais recentes do campeonato italiano, a dea atingiu pontuação e posição nunca antes registradas.

Muita gente passou a conhecer a Atalanta depois da primeira aparição em Champions League. Ainda que sua fundação tenha sido em 1907, foram precisos mais de cem anos para a equipe montar um time digno de classificação para o principal torneio internacional da Europa.

Tudo começou após o fim da temporada 2018-2019. Aquela tabela documentou o oitavo título da Juventus de maneira seguida, com Napoli na segunda posição e a Atalanta na terceira.

Essa campanha chegou a ser a melhor na história do time de Bergamo. Ela só perdeu para a do ano seguinte: uma vez mais na terceira posição, mas desta vez com 78 pontos (9 a mais do que em 18-19) e incríveis 98 gols feitos.

A classificação para a Champions League ficou marcada pelo comando de Gian Piero Gasperini, técnico já rodado no italiano, mas que “se encontrou” na Atalanta. É curioso como, além dele, outros jogadores que renderam muito bem também já tinham rodagem discreta pela Serie A. Os nomes de Papu Gomez, com história no Catania, e Josip Ilicic, lembrado pela época de Fiorentina e Palermo, são os melhores exemplos.

Antes dessas duas históricas campanhas, a Atalanta chegou a montar times competitivos, possivelmente até melhores, mas que não alcançaram o topo da tabela. Como as gerações entre 1988 a 1991. Na tabela, a máxima colocação não foi além da 6ª, mas em campo os torcedores puderam ver o brasileiro Evair, o argentino Claudio Caniggia e o sueco Glenn Strömberg.

Outra geração digna de menção foi a de 1996-1997. Naquela temporada, nem o título da Juventus, tampouco a medíocre 10ª posição da dea, apagaram os 24 gols de Pippo Inzaghi, artilheiro máximo da edição.

Foi a primeira vez que um jogador da Atalanta terminou o campeonato com o maior número de gols.

Copa Itália

Títulos da Atalanta - Copa Itália 1962-1963
A taça mais importante da história da Atalanta (Reprodução Youtube)

A Atalanta possui apenas 1 título da Copa Itália, vencido na temporada 1962-1963.

Até hoje, a taça da copa nacional ainda é o principal dentre os poucos títulos da Atalanta. Depois dela, são lembrados os acessos à Serie A, que vieram acompanhados do troféu da Serie B.

A conexão entre clube e competição é especial. Por não estar no primeiro patamar do campeonato italiano – ao menos não historicamente -, a Copa Itália sempre foi o caminho mais fácil para a Atalanta erguer uma taça.

Tanto é que, ao longo dos anos, foram registrados: 1 título, 3 vices e 2 campanhas que pararam na semifinal.

O ano mais notável, sem dúvida, foi o de 1963, inserido na temporada 1962-1963.

Porém, antes da taça, a campanha começou com um fato curioso ainda em março de 1962. Mais precisamente no dia 25, a Atalanta acabou vendendo ingressos demais para o duelo contra o Milan. Como consequência, a exemplo das clássicas imagens de transmissão de futebol, os torcedores ocuparam e avançaram toda a borda do campo de jogo. O árbitro não teve outra escolha senão cancelar a partida, e o rossonero saiu vencedor nos tribunais.

Praticamente um ano mais tarde, o clube finalizaria a temporada chegando à final de Copa Itália. O regulamento daquela época era parecido com o atual, com exceção da semifinal, que foi realizada em jogo único. E também da própria final, jogada no San Siro, e não no Olimpico de Roma.

Na campanha, a dea passou por Como, Catania, Padova e Bari. Na decisão, encontrou o Torino, que à época, já era um dos maiores campeões italianos. Mesmo assim, o time granata não resistiu à tripletta de Angelo Domenghini, principal artilheiro daquele 3×1.

Depois do feito, o bicampeonato quase aconteceu algumas vezes, sendo a mais recente em 2018-2019. Desta vez, porém, com gols nos 10 minutos finais, a Lazio bateu a Atalanta e ficou com a taça.

Copa Itália: 1962-1963

Campeonato italiano Serie B

Títulos da Atalanta - Campeonato italiano Serie B 2010 2011
Atalanta com a taça da Serie B 2010-2011 (Wikipedia)

A Atalanta já venceu o campeonato italiano Serie B 5 vezes. O clube só perde para o Genoa no número de taças da segunda divisão.

É claro que ninguém se orgulha de títulos de acesso à elite do futebol da Itália. Entretanto, pensando na quantidade de vezes que a Atalanta subiu, mas sem o troféu, é de se admirar: foram 13 acessos no total, 5 com o título.

Como dito anteriormente, a Atalanta, embora documente campanhas excelentes nos anos recentes, não está no mesmo nível de Juventus e Inter. Isso quer dizer que, ao longo das temporadas, acabou frequentando a Serie B algumas vezes.

O lado positivo em meio a inúmeros rebaixamentos é que, diferente da maioria, a equipe de Bergamo jamais caiu em razão de falência. O motivo foi “só” as campanhas ruins, dignas de fim de tabela.

Os títulos da Atalanta na Serie B foram conquistados em: 1939-1940, 1958-1959, 1983-1984, 2005-2006, 2010-2011.

De 2010 para cá, a Atalanta nunca mais foi rebaixada para a segunda divisão. Daquele time, que subiu com 2 pontos a mais que o Siena, obviamente, quase ninguém seguiu em Bergamo. O único nome marcante foi Bonaventura, que já fazia parte do elenco, e depois seguiu para Milan e Fiorentina.

Campeonato italiano Serie B: 1939-1940, 1958-1959, 1983-1984, 2005-2006, 2010-2011

Títulos internacionais

Títulos da Atalanta - Champions League
Papu Gomez em ação em Atalanta x Liverpool pela Champions League (Atalanta)

A Atalanta jamais venceu um título internacional em toda a sua história. O que o time Bergamo teve foram apenas boas campanhas na Champions League, Copa UEFA e Copa das Copas.

A primeira aparição em cenário fora da Itália aconteceu no ano de 1963, na extinta Copa das Copas. Na época, a UEFA organizava uma competição entre os vencedores das copas nacionais das principais ligas da Europa.

Como vencedora da Copa Itália, a Atalanta representou a Itália, mas não foi longe. Ela caiu logo no primeiro turno eliminatório para o Sporting.

Depois dessa breve participação, o clube foi uma vez mais para a Copa das Copas, mas em 1987-1988. Mesmo sem vencer a Copa Itália do ano anterior, a Atalanta ganhou o direito, pois perdeu a competição para o Napoli, que já disputaria a Copa dos Campeões.

Já na Copa da UEFA/ Europa League, foram 4 participações na história. A última delas aconteceu em 2018-2019. Entretanto, a melhor campanha aconteceu nas quartas-de-final.

Por fim, a história da Atalanta na Champions League começou somente na temporada 2019-2020. Depois de finalizar a Serie A na 3ª posição, o clube estreou na competição e parou nas quartas, após ser eliminada para o PSG.

Comentários

Comentários