Liga das Nações da UEFA: o caminho da Itália

Liga das Nações da UEFA Itália

A Liga das Nações da UEFA é a mais nova e importante competição envolvendo seleções da Europa. A Itália, obviamente, está no torneio, que começa em setembro de 2018 e acaba só em 2019.

É importante não confundir a liga com a Eurocopa, que acontece a cada 4 anos. A última edição desta aconteceu em 2016, vencida por Portugal, e a próxima será realizada em 2020. Como novidade, o próximo torneio não terá um país sede, e sim 13 cidades de diferentes países.

Já a Liga das Nações da UEFA é mais democrática. São 54 países distribuídos em 4 divisões (ou ligas), de acordo com respectivas posições no ranking da UEFA de seleções.  Além de ocupar o calendário vazio entre Eurocopa e Copa do Mundo, a competição também servirá de parâmetro para classificação para a Euro.

Dito isso, os países mais tradicionais devem ficar em grupos na primeira divisão, ou Liga A. Os demais estarão distribuídos nas Ligas B, C e D. Assim como o campeonato italiano, este também terá ascensão e rebaixamento.

Sorteio

O sorteio que definiu os grupos e as ligas aconteceu em janeiro de 2018. A Itália, juntamente das tradicionais Alemanha, Espanha, França e Holanda, ficou na Liga A.

Já Rússia, Turquia e República Tcheca ficaram na B. Enquanto seleções como Grécia e Israel caíram na C e as modestas Andorra, Armênia e Georgia permaneceram na D.

Confira todas as seleções clicando aqui.

Liga das Nações da UEFA: jogos da Itália

Na Liga A, a Itália divide o grupo C com Portugal e Polônia. Os três times jogam contra todos por duas vezes e, após os jogos, acontece o seguinte:

1º colocado – segue para a próxima fase
2º colocado – permanece na Liga A
3º colocado – é rebaixado para a Liga B

DATAJOGO
07/09/2018ITÁLIA x Polônia
10/09/2018Portugal x ITÁLIA
14/10/2018Polônia x ITÁLIA
17/11/2018ITÁLIA x Portugal

Comentários

Comentários

Top