Campeonato italiano: absolutamente tudo sobre a Serie A

O campeonato italiano de futebol é, sem dúvidas, o mais apaixonante das grandes ligas da Europa.  Podemos entrar em um consenso que há dois principais produtos de exportação da Itália: a comida e os gols.

Na ordem de importância, o campeonato italiano é o primeiro colocado no país. Depois dele, encontramos a Copa Itália, também conhecida como Coppa Italia, que reúne times de absolutamente todas as divisões. Obviamente, não podemos esquecer a seleção italiana, que, apesar da péssima fase dos últimos anos, ainda mobiliza o país inteiro.

Mesmo diante da crise que o país enfrenta, os jogos do campeonato italiano se mantêm atrativos. Isso mesmo com o esmagador domínio da Juventus. Não à toa os canais de TV ainda dedicam sua programação a quem quer assistir ou se informar sobre.

E se você quer se inteirar sobre absolutamente tudo da liga italiana, seja as tabelas de Serie A ou até da Serie B, bem-vindo! Confira abaixo onde estão todas as informações:

O campeonato italiano de futebol

O campeonato italiano como conhecemos hoje atende pelo nome de Serie A TIM. Da mesma forma como acontece até mesmo com torneios regionais no Brasil, a competição italiana também possui um patrocinador oficial.

Campeonato italiano - Serie A Tim Itália
O emblema do campeonato italiano com a TIM, patrocinadora oficial

Desse modo, a TIM usufrui do direito de estampar os principais torneios de lá, como a Supercopa e até os torneios juvenis, chamados de Primavera (veja o dicionário italiano para futebol). Além da TIM, também patrocinam Nike e Panini, aquela dos álbuns de figurinhas.

Antes de tudo isso acontecer, no início dos tempos futebolísticos, o campeonato era distribuído por regiões. Muitos acreditam que a “unificação” se deu somente em 1929. Todavia, o próprio site da federação inclui os anos anteriores na lista de campeões. O Genoa, por exemplo, é considerado o primeiro, em 1897.

A estrutura atual conta com quatro mais importantes divisões e as demais praticamente amadoras:

  • Serie A: primeira divisão, na qual jogam as principais equipes
  • Serie B: segunda divisão, na qual disputam equipes do segundo escalão italiano
  • Lega Italiana Calcio Professionistico: liga equivalente à Serie C
  • Lega Nazionale Dilettanti: liga equivalente à Serie D

Tabela de classificação do campeonato italiano

A Serie A do campeonato italiano promove o encontro das 20 melhores equipes do país, em turno e returno. Bem como os demais torneios nacionais da Europa, a temporada inicia em um ano e acaba somente no seguinte, normalmente de agosto a maio.

Além da primeira divisão, há também outras três divisões profissionais na Itália. Elas ainda estão acima das divisões amadoras e provinciais, que, às vezes, figuram em competições mais democráticas, como a Copa Itália.

Após muitas idas e vindas, a Itália voltou a ter o direito a enviar quatro clubes para a Champions League. Para a Europa League vão três e outros três caem para a Serie B.

Confira agora mesmo a tabela de classificação completa e atualizada, com pontuação e detalhes dos 20 clubes da Serie A.

Últimos campeões italianos

A Juventus é disparada a associação que mais vezes ergueu o scudetto. Ao todo, foram 33 conquistas,  com destaque para a atual sequência, que já chega a 6 títulos.

Juventus campeã do campeonato italiano
A Juventus domina o campeonato italiano com títulos seguidos (Reprodução)

Logo atrás dela figuram Milan e Internazionale, cada qual com 18 troféus. Os times de Milão, aliás, são os últimos campeões antes da Juventus dominar o cenário na Itália.

Quem vê a lista de campeões italianos hoje nem imagina que, na década de 90, o pódium sempre mudava. Por exemplo, de 1990 a 2000, vimos levantar o scudetto Napoli, Sampdoria, Milan, Lazio e Roma.

Isso sem falar em menções honrosas de times como Pro Vercelli e Bologna, cada qual com 7 títulos. Esses têm mais títulos que outros mais poderosos, como Roma e Napoli.

2017-2018 – Juventus
2016-2017 – Juventus
2015-2016 – Juventus
2014-2015 – Juventus
2013-2014 – Juventus
2012-2013 -Juventus
2011-2012 – Juventus
2010-2011 – Milan
2009-2010 – Internazionale

Clique para ver todos os campeões italianos!

Resultados e jogos da próxima rodada

A exemplo das grandes ligas da Europa, a italiana também organiza o calendário de forma inteligente. Especialmente quando comparada ao campeonato brasileiro.

Na Itália, as partidas acontecem quase sempre no final de semana, às vezes de sexta, sábado, domingo e segunda. Com isso, os clubes têm mais tempo de preparação. Isso muda para aqueles envolvidos em competições europeias, que também devem jogar de terça, quarta e/ou quinta.

Como novidade, a temporada 2018-2019 será a primeira com o Boxing Day, ou seja, veremos jogos do campeonato italiano nos dias 22, 26 e 29 de dezembro. A tradição, já consolidada na Premier League, desembarca na Itália com muita expectativa.

Os placares da última rodada, bem como os próximo confrontos da liga italiana, estão todos aqui!

Notícias e transferências do campeonato italiano

As notícias do campeonato italiano vão muito além dos acontecimentos envolvendo as partidas e jogadores. As transferências, por exemplo, passaram por transformação recente.

A temporada 2018-2019 chegará com novidades no calendário, já que foram atualizadas as datas de encerramento da janela de transferências. Também tomando exemplo da Premier League, o torneio encerrará as duas janelas (de verão e inverno) justamente um dia antes de sua (re)abertura.

Serie B do campeonato italiano

Menos importante, mas igualmente disputada, a Serie B do campeonato italiano reúne 22 times do segundo escalão do país. Ao longo de toda a temporada, as equipes se enfrentam em jogos de turno e returno.

Alguns fogem do rebaixamento para a Serie C, enquanto outros olham a classificação da segunda divisão mirando a qualificação direta ou ao menos atingir a zona de play-offs.

 

 

Comentários

Comentários

Top