Jogadores portugueses no campeonato italiano: invasão lusitana?

jogadores portugues campeonato italiano - Paulo Sousa
Paulo Sousa, um dos nomes portugueses mais icônicos do campeonato italiano (Divulgação)

Se no Brasil a febre da contratação de treinadores Portugueses se mantém ativa com a chegada do treinador Paulo Sousa ao Flamengo para esta temporada, após reviravolta nas negociações pela volta do também português Jorge Jesus, na Itália pelo menos nesta última semana também houve uma “Invasão Portuguesa”. Só que no caso Italiano, de jogadores.

Primeiro foi a chegada do meio campista Sérgio Oliveira vindo do Porto para a Roma. O jogador chegou a equipe por empréstimo curto até o fim desta temporada, com opção de compra ao fim do contrato. Logo em seguida, em um movimento surpreendente, o Venezia, clube recém promovido e que no momento ocupa as últimas posições da tabela, anunciou a contratação do veterano português Nani, de 35 anos, que se encontrava no Orlando City. 

Ambos os jogadores já representaram a Seleção Portuguesa e possuem destaque no país português. Sérgio Oliveira passou a maior parte da carreira no Porto saindo para passagens pelo Nantes e pelo PAOK, ao passo que o veterano atacante Nani apesar de revelado pelo Sporting peregrinou por diversos grandes clubes do futebol internacional entre eles o Manchester United, Fenerbahçe, Valencia e uma experiência anterior na Itália pela Lazio.

E já que estamos falando de invasão portuguesa na Serie A italiana, separamos para vocês os 10 jogadores portugueses com mais participações por equipes italianas.




Instagram campeonato italiano



10 jogadores portugueses com mais jogos no campeonato italiano




Bruno Alves

Atualmente sem clube, o zagueiro de 40 anos encerrou a temporada passada pelo Parma onde contabilizou mais de 80 jogos em 3 temporadas. Anteriormente havia tido outra passagem pela Itália atuando na Cagliari na temporada de 2016-2017.




Cristiano Ronaldo




Com uma passagem que se encerrou com 133 jogos disputados pela Juventus e mais de 100 gols marcados podemos dizer que a passagem do CR7, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, foi até certo ponto bem sucedida.

Principalmente pela vitrine de trazer de volta os olhos do mundo para o campeonato italiano. Com dois títulos da Serie A, duas Supercopas da Itália e uma Copa da Itália, Cristiano encerrou sua passagem voltando ao Manchester United entretanto sem cumprir a principal missão esperada quando de sua contratação. Um salto de qualidade nas participações na Champions League. Durante sua estadia em Turim, foram 3 eliminações entre quartas e oitavas de final na competição.




Paulo Sousa




Homônimo do novo treinador do Flamengo? Não! O próprio!

Volante, com boa visão e construção de jogo, chegou ao futebol italiano no verão de 1994, quando a Juventus pagou quatro milhões de euros ao Sporting pela transferência. 

Em 1995-96 como titular conquistou a Supercopa da Itália, cujo atual campeão é a Inter de Milão pela qual também atuou, além de ter conquistado a Liga dos Campeões. No Calcio além de Juventus e Inter de Milão passou também pelo Parma totalizando cerca de 95 jogos disputados entre as equipes italianas pelas quais passou.




Luís Figo




O craque do meio campo português que marcou época na Espanha por Barcelona e Real Madrid já tinha 33 anos quando rumou para a Itália. Mesmo mais velho manteve o destaque da fase anterior da carreira, atuando pela Internazionale e conquistando 4 campeonatos italianos consecutivos (um deles nos tribunais após o escândalo que ficou conhecido como Calciopoli), 3 Supercopas da Itália e 1 Copa da Itália antes de encerrar a carreira com 105 jogos disputados por equipes italianas.




Bruno Fernandes




O meia ofensivo atuou na Itália desde quando ainda tinha 18 anos pelo Novara, na série B, sendo adquirido em seguida pela Udinese onde conseguiu tornar-se opção regular e, em três anos, disputou mais de 80 jogos e marcou 11 gols. Depois mudou-se para a Sampdoria em um empréstimo de um ano com cláusula de compra obrigatória no final da temporada por seis milhões de euros. Em Gênova disputou cerca de 30 jogos e marcou cinco gols na Serie A. Hoje atua pelo Manchester United além da Seleção Portuguesa.




Mário Rui




Tendo iniciado sua carreira no Vasco da Gama, não o famoso clube Brasileiro mas um pequeno clube homônimo de Portugal, o lateral esquerdo Mário Rui fez a maior parte de sua carreira na Itália. Por lá jogou por Parma, Spezia, Empoli, Roma e hoje atua pelo Napoli totalizando mais de 150 jogos por equipes italianas.




Sérgio Conceição




Contratado pela Lazio junto ao Porto na temporada de 1998, foi na época a venda mais cara até aquele momento do clube Português. Depois jogou ainda na Itália pela Inter de Milão, atual líder do campeonato italiano e favorita a conquista da série A por sites especializados em apostas esportivas.

Atualmente é treinador do Porto desde 2017, tendo já se tornado o terceiro treinador mais vitorioso da história do clube.




Miguel Veloso




Contratado pelo Genoa ao Sporting, hoje joga pelo Hellas Verona e já possui mais de 150 partidas disputadas no Campeonato Italiano.




Fernando Couto




Jogou na metade da década de 1990 por Parma e no final década e início da década seguinte pela Lazio. É um dos jogadores portugueses com mais atuações no futebol italiano, totalizando cerca de 250 partidas.




Rui Costa

O atual presidente do Benfica, única equipe de seu país natal pela qual atuou é o português com recorde absoluto de participações no Campeonato Italiano. Rui Costa atuou na Itália por Fiorentina e Milan, totalizando cerca de 339 jogos oficiais e tendo marcado época no Calcio.

Comentários

Comentários