Calcio
O futebol italiano é o único no mundo que não adotou as denominações inglesas para o nome do esporte e dos jogadores. Os italianos foram atrás de um antigo jogo medieval que era praticado com a bexiga de um animal – e que pouco tem a ver com o futebol moderno – para nomear o esporte e os jogadores: calcio e calciatori.
Somente para italianos
No futebol italiano houve diversas restrições para os jogadores estrangeiros. Embora em 1934 a seleção italiana não tenha tido problemas em jogar com 3 argentinos e um brasileiro nacionalizados, depois da Segunda Guerra Mundial foi permitido somente um estrangeiro por equipe. E entre 1965 e 1980 foi proibido incorporar jogadores estrangeiros.
O primeiro brasileiro
O primeiro jogador brasileiro a jogar na Itália foi o gaúcho Paulo Innocenti, em 1923. Ele nasceu em 1902, no Rio Grande do Sul e era descendente de italianos. Tempos depois, se mudou para São Paulo e acompanhou o time Paulistano, que era o clube mais tradicional da capital.
Jogou com o Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro. O Paulistano foi campeão com o Innocenti, e dois anos mais tarde foi para a Itália. Começou jogando no Virtus, da cidade de Bologna.
O primeiro jogador argentino
Depois da reabertura do mercado italiano em 1980 (era permitido somente um jogador estrangeiro), o primeiro argentino que chegou ao calcio foi Sergio Fortunato, ex-dianteiro do Racing Club, e contratado pelo Perugia.
Nem um só jogador italiano
No jogo da final contra o Bayern de Munique, pela Champions League 2009-2010, entre os 11 titulares da Inter, não havia um só jogador italiano.
O Milan, os nomes e os patrocinadores
Em 1981, o Milan se transformou na primeira equipe do mundo a imprimir os nomes de seus jogadores no dorso das camisetas. Um ano depois, o rossonero também foi um dos primeiros a mostrar um patrocinador na camiseta oficial.
O número 80 da camiseta do Ronaldinho
Ronaldinho Gaúcho jogou no Milan utilizando o número 80 na sua sua camiseta. Isto se devia ao ano de seu nascimento.
Curiosidades e recordes da liga italiana
- A primeira equipe a ganhar a Serie A unificada, na temporada 1929-1930, foi a Ambrosiana, nome da Inter sob regime fascista.
- O clube que ganhou mais vezes a Serie A é a Juventus com 36 títulos, seguido pelo Milan, e pela Inter com 18 títulos.
- A Inter é a única equipe (dos 68 clubes que disputaram a Serie A) que disputou todas as edições do torneio (89), seguida pela Juventus e Roma, com 88 participações.
- O período mais longo sem perder um jogo na Serie A pertence ao Milan, com 58 jogos invictos. A sequência começou no dia 26 de maio de 1991, quando empatou com o Parma em 0x0, e acabou em até 21 de março de 1993, quando perdeu para o próprio Parma por 1×0.
Hoje você tem várias opções para seguir de perto o campeonato italiano de futebol online.
Quem ganhará a temporada 2020-2021 do campeonato italiano?
Recomendados para você:
Golazzo é um blog de conteúdo jornalístico, que publica diariamente notícias, artigos e colunas sobre futebol e campeonato italiano.