Campeonato italiano: curiosidades e recordes da Serie A

Curiosidades e recordes do campeonato italiano

Calcio

O futebol italiano é o único no mundo que não adotou as denominações inglesas para o nome do esporte e dos jogadores. Os italianos foram atrás de um antigo jogo medieval que era praticado com a bexiga de um animal – e que pouco tem a ver com o futebol moderno – para nomear o esporte e os jogadores: calcio e calciatori.

Somente para italianos

 No futebol italiano houve diversas restrições para os jogadores estrangeiros. Embora em 1934 a seleção italiana  não tenha tido problemas em jogar com 3 argentinos e um brasileiro nacionalizados, depois da Segunda Guerra Mundial foi permitido somente um estrangeiro por equipe. E entre 1965 e 1980 foi proibido incorporar jogadores estrangeiros.

O primeiro brasileiro

O primeiro jogador brasileiro a jogar na Itália foi o gaúcho Paulo Innocenti, em 1923. Ele nasceu em 1902, no Rio Grande do Sul e era descendente de italianos. Tempos depois, se mudou para São Paulo e acompanhou o time Paulistano, que era o clube mais tradicional da capital.

Jogou com o  Arthur Friedenreich, o primeiro craque do futebol brasileiro. O Paulistano foi campeão com o Innocenti, e dois anos mais tarde foi para a Itália. Começou jogando no Virtus, da cidade de Bologna.

O primeiro jogador argentino

Depois da reabertura do mercado italiano em 1980 (era permitido somente um jogador estrangeiro), o primeiro argentino que chegou ao calcio foi Sergio Fortunato, ex-dianteiro do Racing Club, e contratado pelo Perugia.

Nem um só jogador italiano

No jogo da final contra o Bayern de Munique, pela Champions League 2009-2010, entre os 11 titulares da Inter, não havia um só jogador italiano.

O Milan, os nomes e os patrocinadores

Em 1981, o Milan se transformou na primeira equipe do mundo a imprimir os nomes de seus jogadores no dorso das camisetas. Um ano depois, o rossonero também foi um dos primeiros a mostrar um patrocinador na camiseta oficial.

O número 80 da camiseta do Ronaldinho

Ronaldinho Gaúcho jogou no Milan utilizando o número 80 na sua sua camiseta. Isto se devia ao ano de seu nascimento.

Curiosidades e recordes da liga italiana

  • A primeira equipe a ganhar a Serie A unificada, na temporada 1929-1930, foi a Ambrosiana, nome da Inter sob regime fascista.
  • O clube que ganhou mais vezes a Serie A é a Juventus com 36 títulos, seguido pelo Milan, e pela Inter com 18 títulos.
  • A Inter é a única equipe (dos 68 clubes que disputaram a Serie A) que disputou todas as edições do torneio (89), seguida pela Juventus e Roma, com 88 participações.
  • O período mais longo sem perder um jogo na Serie A pertence ao Milan, com 58 jogos invictos. A sequência começou no dia 26 de maio de 1991, quando empatou com o Parma em 0x0, e acabou em até 21 de março de 1993, quando perdeu para o próprio Parma por 1×0.

Hoje você tem várias opções para seguir de perto o campeonato italiano de futebol online.

Quem ganhará a temporada 2020-2021 do campeonato italiano?

Comentários

Comentários