As eliminatórias da Eurocopa 2024 prosseguem neste final de semana, realizando nova rodada da fase de grupos, que deve se encerrar ao fim de 2023. Um dos principais destaques da programação é o jogo Itália x Malta, agendado para este sábado, 14 de outubro, às 15h45 (horário de Brasília), no estádio San Nicola, em Bari, território italiano.
Embora a reta final do torneio qualificatório seja relevante para indicar primeiro e segundo colocados (os que vão direto para a Euro) e os que precisarão passar por repescagem, há elementos significativos acontecendo nos bastidores.
A começar pelo próprio estádio que hospedará a partida. O San Nicola, estádio do Bari, que hoje milita no campeonato italiano Serie B, é um dos mais icônicos da Itália. Localizado na região da Puglia, no sul do país, o empreendimento tem capacidade para quase 60 mil pessoas. A última vez que a Squadra Azzurra atuou por lá foi em setembro de 2016, num amistoso contra a França.
Antes ainda dos interesses pelas eliminatórias, a seleção italiana está completamente envolvida num princípio de novo escândalo sobre apostas no futebol. Na expectativa para o jogo deste sábado, Tonali e Zaniolo foram desconvocados após serem chamados pelo Ministério Público de Turim para prestar depoimento – os dois teriam apostado em jogos de futebol enquanto jogadores e atuantes nas próprias competições. Embora tenham retornado para Coverciano, onde a Itália normalmente se concentra, a federação decidiu liberá-los enquanto as investigações continuam.
Finalmente falando sobre o jogo em si, trata-se de um compromisso do Grupo C, cuja classificação está da seguinte maneira antes da bola rolar:
- Inglaterra: 13 pontos
- Itália: 7 pontos
- Ucrânia: 7 pontos
- Macedônia: 7 pontos
- Malta: 0 ponto
Além da seleção de Malta ter perdido todos os jogos até aqui, há outro detalhe substancial na tabela: a Squadra Azzurra é a única que possui 4 jogos disputados – todos os demais têm 5. Após Malta, serão mais 3 rodadas para a seleção italiana até o fim de 2023.
Veja qual foi a última convocação da Itália
Histórico de Itália x Malta
Os últimos jogos da Itália foram:
Itália 2×1 Ucrânia
Macedônia 1×1 Itália
Espanha 2×1 Itália
Malta 0x2 Itália
Itália 1×2 Inglaterra
Albânia 1×3 Itália
Os últimos jogos de Malta foram:
Malta 0x2 Macedônia
Malta 1×0 Gibraltar
Ucrânia 1×0 Malta
Malta 0x4 Inglaterra
Luxemburgo 0x1 Malta
Os últimos jogos entre Itália e Malta foram:
Malta 0x2 Itália – 26/03/2023
Itália 1×0 Malta – 03/09/2015
Malta 0x1 Itália – 13/10/2014
Malta 0x2 Itália – 26/03/2013
Itália 2×0 Malta – 11/09/2012
Itália x Malta em eliminatórias da Euro:
3 vitórias da Itália
0 vitória de Malta
0 empate
Onde assistir Itália x Malta ao vivo?
Principal torneio de seleções da Europa, a Eurocopa tem ampla transmissão no Brasil, o que inclui até mesmo os jogos de menor comoção, chegando a garantir boa parte dos duelos das eliminatórias.
Quem já sabe como funciona a exibição do campeonato italiano no Brasil conhece o caminho das transmissões da Euro. A maior parte dos jogos passa na plataforma de streaming, enquanto apenas alguns deles também surgem simultaneamente na TV a cabo.
No caso de Itália x Malta, as opções serão: Star+ e SporTV.
Aproveite para receber alertas das transmissões do italiano. Siga o Golazzo no Instagram. Sempre postamos a programação nos stories, com os canais para assistir a todos os jogos.
Prováveis escalações Itália x Malta
Provável formação Itália (4-3-3): Donnarumma; Darmian, Bastoni, Mancini, Dimarco; Frattesi, Locatelli, Barella; Berardi, Raspadori, Kean
Treinador: Spalletti
Provável formação Malta (3-5-2):Bonello; Muscat, S.Borg, J.Borg; Mbong, Yannick, Guillaumier, Teuma, Camenzuli; Jones, Nwoko
Treinador: Marcolini
Ficha técnica Itália x Malta
Jogo: Itália x Malta
Data: 14 de outubro de 2023
Horário: Sábado, 15h45 (horário de Brasília)
Competição: Eliminatórias Euro 2024
Onde assistir? Star+ | SporTV
O Golazzo também tem um canal no Youtube! Por lá estão disponíveis entrevistas com jogadores do campeonato italiano e muito mais. Faça sua inscrição!
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.