Mais um campeão de 2006: Genoa anuncia Gilardino como novo treinador no campeonato italiano Serie B

Gilardino novo treinador do genoa
(Divulgação / Twitter Genoa)

O Genoa anunciou Alberto Gilardino como seu mais novo treinador. Em um intervalo de alguns minutos nesta terça-feira, 6 de dezembro, o clube publicou uma nota oficial desligando o atual comandante, Alexander Blessin, e divulgou nas redes sociais a efetivação do ex-jogador italiano na função.

Blessin deixa o Genoa no alto da 15ª rodada da Serie B 2022-2023, com 23 pontos e a 5ª colocação. Na segundona italiana, sobem automaticamente os dois primeiros e, entre o 3º ao 8º colocados, podem acontecer os playoffs para determinar a 3ª vaga na primeira divisão. Isso depende da diferença de pontos.

O então técnico rossoblù chegou à Gênova quando o clube ainda disputava e brigava para permanecer no campeonato italiano Serie A 2021-2022. Seu nome foi o escolhido pela 777 Partners para substituir Shevchenko e salvar a equipe do rebaixamento, que não aconteceu. No entanto, Blessin abriu a temporada na posição.

O nome de Alberto Gilardino não chega a ser grande surpresa, já que o ex-jogador italiano era o técnico da divisão de base do Genoa desde o início de 2022. No entanto, como comandante principal esta será uma das primeiras experiências de Gila, que antes liderou equipes de divisões inferiores, como Pro Vercelli e Siena.

Sua estreia acontece já nesta quinta-feira, 8 de dezembro, em casa, contra o Südtirol.



Campeões de 2006, os novos treinadores na Serie B



Agora treinador do elenco principal do Genoa, Gilardino passa a integrar uma lista bem peculiar: os campeões de 2006 que se tornaram técnicos no campeonato italiano Serie B.

Antes dele, muitos outros já tinham percorrido o caminho, mas pensando na atual temporada, são 5 nomes na liderança de clubes distintos.

O principal destaque é Fabio Grosso, lateral daquela versão da Squadra Azzurra, que agora comanda o Frosinone, simplesmente o líder da Serie B 2022-2023. Aliás, o ex-jogador foi um dos primeiros a embarcar na nova carreira e já coleciona passagens por Bari e Brescia.

Na sequência aparece Filippo Inzaghi, outro com boa experiência na função. Na primeira divisão, Pippo já treinou Milan, Bologna e Benevento, mas atualmente está na Reggina, vice-líder e candidata forte ao acesso.

Antes de Gila, outros dois nomes aceitaram convites para treinarem times na B: Fabio Cannavaro, que deixou o futebol chinês para se juntar ao Benevento, que não anda bem e corre risco de rebaixamento, e Daniele De Rossi, antes integrante da comissão técnica da seleção italiana, mas atualmente exercendo a função de treinador da SPAL.





Comentários

Comentários