Futebol italiano vai proibir presidente único em times diferentes; veja casos

Futebol italiano adia proibição de presidente único em clubes diferentes
De Laurentiis, presidente do Napoli, será um dos beneficiados pelo adiamento (Reprodução / Youtube Napoli)

A federação italiana de futebol (FIGC) emitiu comunicado com a ata da última reunião do conselho, realizada nesta quinta-feira, 28 de julho, e presidida por Gabriele Gravina. A informação mais substancial foi o adiamento do prazo para proibição do exercício de presidência pela mesma pessoa em dois clubes diferentes.

Até então, o alvo era a temporada 2024-2025 do campeonato italiano. Agora, aqueles que estão na situação descrita têm até 2028-2029 para realizar a transferência do posto para terceiros.

No momento, o regulamento do campeonato italiano já proíbe que clubes com o mesmo presidente disputem a mesma divisão do calcio. Na temporada 2021-2022, entretanto, um caso chamou atenção pela quase eliminação de um clube com o torneio já em andamento. O imbróglio foi protagonizado pela Salernitana, que acabou promovida para a Serie A, onde já estava a Lazio, também comandada por Claudio Lotito. Às pressas, o clube precisou encontrar um novo mandatário, e assim aconteceu.

Contudo, olhando para todas as principais divisões do campeonato italiano, há pelo menos dois casos que vão se beneficiar do adiamento. O primeiro deles foi até citado pelo próprio presidente Gravina, que revelou ter tido “discussões nas últimas semanas com os presidentes de Bari e Napoli, Luigi e Aurelio De Laurentiis, sobre a proibição de timeshare entre duas equipes participantes de dois campeonatos profissionais diferentes”.

No futebol italiano, Aurelio De Laurentiis é tratado como presidente dos dois clubes, ainda que seu irmão esteja à frente do Bari, atualmente na Serie B. Mas eles não são os únicos. O empresário Maurizio Setti vive a mesma situação, mas liderando simultaneamente Hellas Verona e Mantova. Todos, portanto, beneficiados com o prolongamento do prazo.





Comentários

Comentários