Coronavírus: como ficaria o campeonato italiano se acabasse hoje

Coronavírus se o campeonato italiano acabasse hoje

O fim do campeonato 2019-2020 italiano pode estar selado. Programado para acabar em 24 de maio, o torneio foi paralisado entre as rodadas 25 e 26 por causa do surto de Coronavírus.

Com 12 rodadas ainda para acontecer (11, para alguns times), o torneio vai ficando espremido no calendário. O presidente da federação italiana, Gabriele Gravina, já trabalha com três possíveis saídas para a temporada 2019-2020.

Uma delas, segundo aquilo que disse Damiano Tommasi, presidente da associação dos jogadores, é simplesmente acabar o campeonato italiano do jeito que está. Ainda que esteja na mesa a possibilidade de realizar jogos em julho e agosto, a opção que se aproxima é a do fim da Serie A e da Serie B com pontuações e classificações atuais.

Em um país que faltam enfermeiros, falar do retorno de atividades esportivas é um luxo. Não percebemos o que está acontecendo. A volta do campeonato italiano é uma utopia

Damiano Tommasi, presidente da Associação de Jogadores da Itália, ao Il Messagero

Dada à improbabilidade de o campeonato italiano retornar, a tabela atual acaba revelando quem são campeão, artilheiro, classificados para Champions League, Europa League e rebaixados.

Campeão

Caso o campeonato italiano acabe do jeito que está, a Juventus seria considerada a campeã (mais uma vez). O time foi um dos que fez 26 jogos e, ao fim deles, conquistou 63 pontos.

Em segundo lugar, ficaria a Lazio, com 62 pontos, também em um total de 26 jogos. Os demais times que jogaram 25 rodadas não conseguiriam alcançar os dois.

Classificados para a Champions League

Além de Juventus e Lazio, o grupo dos quatro primeiros da tabela atual tem Inter e Atalanta. Ainda que esses tenham jogos a menos, a diferença de pontos não seria alterada, independente dos placares.

Com isso, Juventus, Lazio e Inter iriam à fase de grupos. A Atalanta, por outro lado, seria obrigada a passar pelas fases preliminares.

Classificados para a Europa League

Já os garantidos na Europa League seriam Roma (5º) e Napoli (6º). Neste caso, também não haveria problemas com pendências no calendário.

Isso porque, os dois times não conseguiriam chegar à zona de Champions League, tampouco perderiam as posições atuais.

Rebaixados

No campeonato italiano, os três últimos da classificação são enviados para a Serie B. Hoje, os clubes rebaixados seriam: Lecce, SPAL e Brescia.

Assim como as demais situações, todos os times envolvidos realizaram os 26 jogos. Até mesmo o Genoa, primeiro time situado acima da zona de rebaixamento.

Artilheiro

O artilheiro do campeonato, que dificilmente perderia o posto mesmo com o campeonato seguindo o cronograma original, é Ciro Immobile. O atacante da Lazio tem 27 gols marcados, seis a mais que Cristiano Ronaldo, o segundo colocado.

Os números de Immobile são suficientes para lhe dar ainda o troféu de Chuteira de Ouro. O prêmio é dado ao artilheiro máximo entre as principais ligas da Europa.

Comentários

Comentários