As polêmicas de Roma x Lazio: ex-jogador com referência nazista e bandeira de rato

ROMA 1X0 LAZIO RADU SS NAZISMO MANCINI BANDEIRA RATO
(Reprodução / Twitter)

O jogo Roma 1×0 Lazio, mesmo antes de selar o resultado, já era tido como o maior destaque da rodada 31 do campeonato italiano 2023-2024. A partida aconteceu no último sábado, 6 de abril, no Stadio Olimpico, na capital italiana.

Como de costume, o placar em si acabou sendo apenas um dos grandes acontecimentos da nova edição do Derby Della Capitale, um dos maiores clássicos do futebol italiano e possivelmente a maior rivalidade do esporte no país.

A Roma voltou a bater a rival após dois anos sem triunfos – o último tinha acontecido em 2022. Graças ao gol de cabeça de Mancini aos 42 minutos de jogo, o derby voltou a ser celebrado pelos giallorossi, que seguem vislumbrando uma vaga na próxima Champions League.

O resultado levou a Roma aos 55 pontos (na 5ª colocação) e manteve a Lazio com 46 (na 7ª posição). Assista ao gol de Mancini, que deu a vitória no clássico:







Polêmica #1 – Dybala x Guendouzi




roma 1x0 lazio guendouzi dybala
(Reprodução / Star+)



O jogo em questão acabou sendo o último da temporada entre Roma e Lazio. Como os clubes não conseguem mais repetir o derby em nenhuma competição, o encontro no Stadio Olimpico foi mesmo o último no ciclo 2023-2024.

Antes deste, o duelo mais recente tinha sido registrado nas quartas da Copa Itália, quando a biancoceleste levou a melhor e avançou para a fase seguinte. Naquele dia, Mattéo Guendouzi se tornou um dos principais personagens por estar no centro de uma confusão entre os jogadores, após provocar os rivais e causar a expulsão de Azmoun.

O fato não foi esquecido e gerou consequências no último sábado. Desta vez, o “principal rival” de Guendouzi foi Dybala, com quem discutiu após uma disputa de bola na bandeira de escanteio, já no segundo tempo, quando a Roma já vencia por 1×0. O bate-boca entre os adversário chegou a transbordar para um agarramento simultâneo de pescoços, parado somente pelo árbitro da partida.

Na ocasião, Dybala chegou a retirar sua caneleira e indicá-la para Guendouzi (a proteção utilizada pelo argentino é customizada com uma imagem impressa), numa provocação lembrando a final da última Copa do Mundo, quando a Argentina venceu a França, exatamente os países de ambos envolvidos no caso.

A transmissão do jogo acabou cortando os acontecimentos do pós-partida, mas Dybala e Guendouzi acabaram discutindo novamente, tão cedo a comemoração dos jogadores giallorossi tomou o campo do Stadio Olimpico.




roma 1x0 lazio guendouzi dybala caneleira
(Reprodução / Star+)



Polêmica #2 – Mancini e a bandeira de rato




Roma x Lazio Mancini bandeira rato
(Reprodução / Twitter)



Uma das coisas já tradicionais do Derby Della Capitale é ver os jogadores do lado vencedor, seja ele qual for, celebrarem o triunfo literalmente ao lado de seus torcedores.

No último clássico, o líder dos festejos foi Gianluca Mancini. Autor do gol da vitória, o zagueiro foi visto, filmado e fotografado próximo da torcida da Roma balançando uma bandeira nas cores azul e branca e com a estampa de um rato.

Sobretudo no futebol italiano, chamar um adversário de “rato” é uma das maneiras mais frequentes de emitir uma ofensa. Nas redes sociais, é comum ver imagens montadas nas quais um clube rival é retratado de maneira semelhantemente pejorativa, com suas cores atreladas ao roedor.

Segundo Mancini, quando perguntado sobre o ocorrido, ele teria pego “a primeira bandeira que lhe foi dada pela torcida”. Na entrevista pós-derby, o zagueiro ainda pediu desculpas afirmando “apenas querer comemorar com os torcedores”.




Não queria ofender ninguém. Estava feliz com meus torcedores. Pode ter havido um pouco de inocência, são partidas intensas. Peguei a primeira bandeira que me deram, mas são coisas que começam e terminam ali. Sem desrespeitar ninguém, peço desculpas, só queria comemorar com a torcida.

Mancini ao canal da Roma



Apesar disso, é provável que ele seja alvo de uma punição da federação italiana, que tem aplicado suspensões diante de casos semelhantes.




Polêmica #3 – Radu e a blusa com referência nazista




Radu jaqueta ss nazismo lazio
(Reprodução / Twitter)



As polêmicas do Derby Della Capitale acabaram transbordando para as arquibancadas, mesmo antes da bola rolar. Uma das figuras que se destacou no Stadio Olimpico foi Stefan Radu, ídolo da Lazio e até hoje o jogador com mais partidas disputadas com a camisa biancoceleste (427 jogos).

O ex-jogador foi fotografado em meio aos torcedores da Lazio e acabou surgindo até mesmo em post do perfil em inglês da Serie A, indicando que “Radu está em casa”.

Entretanto, assim que as imagens começaram a correr nas redes sociais, muitos notaram e destacaram o detalhe na blusa utilizada por Radu, que na região do braço apresentava a escrita “SS Lazio”.

O “nome” completo da equipe da capital é, de fato, SS Lazio, na abreviação de Società Sportiva (“Sociedade Esportiva”, em tradução livre). Todavia, o estilo gráfico das primeiras letras que aparecem na roupa de Radu são exatas reproduções do emblema da Schutzstaffel (conhecido pela sigla SS).

O termo alemão significa “esquadrilha de proteção”, em português. Foi um grupo fundado em 1925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista.

Diante da polêmica, o post da Serie A acabou apagado e não pode mais ser encontrado no feed do perfil.




O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:







Comentários

Comentários