Os mais novos e viventes nesta geração podem não imaginar, mas 20 e 30 anos atrás existia uma janela de transferências muito mais movimentada e com muito menos dinheiro. Fato que criou o grupo de jogadores mais caros da época, só que com um coletivo mais honesto e também certeiro para os clubes.
Se hoje Neymar é comprado por 222 milhões de euros, no passado, essa mesma quantia poderia preencher um time com pelo menos 13 Maradonas ou 6 Ronaldos Fenômeno ou 2 Zidanes. Dá pra imaginar? Isso sem falar em outros tantos importantes das últimas décadas que também preenchem a lista, como Denílson e Figo.
Atual aquisição mais cara da história do futebol, Neymar deixou para trás o francês Pogba, que foi da Juventus para o Manchester United por 110 milhões na janela passada, quebrando recorde à época.
Ao pensarmos apenas no quanto vale um jogador, analisando salário e contratos, o ranking atual, publicado pelo Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES) e apontado pelo Mundo Deportivo, ficaria assim: 1º Neymar (PSG), 2º Dele Alli (Tottenham), 3° Harry Kane (Tottenham) e somente em 4º (Messi).
Voltando aos jogadores do passado, a comparação com os valores pagos é inacreditável, como é possível ver na lista abaixo. Também é curioso como os times do campeonato italiano estavam quase sempre presente nas transações e quase sempre na posição de comprador, um cenário absolutamente contrário ao atual.
Confira a lista com alguns dos jogadores mais caros 20 e 30 anos atrás. Os valores acompanham inflação para adaptação ao cenário atual:
Maradona
Após passar apenas um ano no Barcelona, Diego Maradona surpreendeu e foi para o Napoli ao ser comprado por 16,2 milhões de euros, no topo dos jogadores mais caros de sua época.
Ruud Gullit
O holandês que se tornaria uma verdadeira bandeira de uma das épocas mais vitoriosas do Milan foi comprado por 17 milhões de euros, junto ao PSV.
Ronaldo Fenômeno
O melhor de sua época também chegou no topo entre os mais caros. Ronaldo surpreendeu ao ir do Barcelona para a Internazionale por 35 milhões de euros.
Roberto Baggio
Para a época, 1990, a Juventus enviou um verdadeiro caminhão de dinheiro para Florença, mais precisamente 18 milhões de euros, e tirou o italiano da Fiorentina.
Hernán Crespo
Então ídolo do Parma mais vencedor da história, Crespo foi seduzido pela Lazio e acabou por ser comprado por 55 milhões de euros.
Zidane
Em 2001, o Real Madrid pagou 77 milhões de euros à Juventus e levou o camisa 10 da frança. A transação quebrou o recorde entre as mais caras, que acabou durando até 2009, quando o próprio time espanhol voltou a destruí-lo ao contratar Cristiano Ronaldo.
Fonte: as.com
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.