Quem eram os jogadores mais caros, 20 e 30 anos antes de Neymar

Os mais novos e viventes nesta geração podem não imaginar, mas 20 e 30 anos atrás existia uma janela de transferências muito mais movimentada e com muito menos dinheiro. Fato que criou o grupo de jogadores mais caros da época, só que com um coletivo mais honesto e também certeiro para os clubes.

Se hoje Neymar é comprado por 222 milhões de euros, no passado, essa mesma quantia poderia preencher um time com pelo menos 13 Maradonas ou 6 Ronaldos Fenômeno ou 2 Zidanes. Dá pra imaginar? Isso sem falar em outros tantos importantes das últimas décadas que também preenchem a lista, como Denílson e Figo.

Atual aquisição mais cara da história do futebol, Neymar deixou para trás o francês Pogba, que foi da Juventus para o Manchester United por 110 milhões na janela passada, quebrando recorde à época.

Ao pensarmos apenas no quanto vale um jogador, analisando salário e contratos, o ranking atual, publicado pelo Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES) e apontado pelo Mundo Deportivo, ficaria assim: 1º Neymar (PSG), 2º Dele Alli (Tottenham), 3° Harry Kane (Tottenham) e somente em 4º (Messi).

Voltando aos jogadores do passado, a comparação com os valores pagos é inacreditável, como é possível ver na lista abaixo. Também é curioso como os times do campeonato italiano estavam quase sempre presente nas transações e quase sempre na posição de comprador, um cenário absolutamente contrário ao atual.

Confira a lista com alguns dos jogadores mais caros 20 e 30 anos atrás. Os valores acompanham inflação para adaptação ao cenário atual:

Maradona

Maradona no Napoli
Maradona no Napoli (Sports Vice)

Após passar apenas um ano no Barcelona, Diego Maradona surpreendeu e foi para o Napoli ao ser comprado por 16,2 milhões de euros, no topo dos jogadores mais caros de sua época.

Ruud Gullit

Gullit no Milan
Gullit no Milan (Clive Mason/Allsport)

O holandês que se tornaria uma verdadeira bandeira de uma das épocas mais vitoriosas do Milan foi comprado por 17 milhões de euros, junto ao PSV.

Ronaldo Fenômeno

Ronaldo na Internazionale
Ronaldo na Internazionale (These Football Times)

O melhor de sua época também chegou no topo entre os mais caros. Ronaldo surpreendeu ao ir do Barcelona para a Internazionale por 35 milhões de euros.

Roberto Baggio

Para a época, 1990, a Juventus enviou um verdadeiro caminhão de dinheiro para Florença, mais precisamente 18 milhões de euros, e tirou o italiano da Fiorentina.

Hernán Crespo

Crespo na Lazio
Crespo na Lazio (Pinterest)

Então ídolo do Parma mais vencedor da história, Crespo foi seduzido pela Lazio e acabou por ser comprado por 55 milhões de euros.

Zidane

Zidane no Real Madrid
Zidane no Real Madrid (Youtube)


Em 2001, o Real Madrid pagou 77 milhões de euros à Juventus e levou o camisa 10 da frança. A transação quebrou o recorde entre as mais caras, que acabou durando até 2009, quando o próprio time espanhol voltou a destruí-lo ao contratar Cristiano Ronaldo.

Fonte: as.com

Comentários

Comentários