Descubra que país tem mais títulos de Champions League

Qual país tem mais títulos de champions league

O Liverpool foi campeão da Champions League 2018-2019, a edição mais recente do principal campeonato da Europa. Com isso, uma reformulação foi feita na lista dos países que têm mais títulos de Champions League. E a notícia não é nada boa para os italianos.

Analisando a final da última edição, já há uma explicação para a mudança no ranking. Liverpool e Tottenham, dois times ingleses, realizaram a grande final em Madri. O confronto entre rivais nacionais não acontecia na finalíssima desde a temporada 2015-2016, quando o Real Madrid bateu o Atlético de Madrid.

Isso sem falar na Europa League, competição do segundo escalão da Europa. Em sua mais recente realização, Chelsea e Arsenal (novamente dois ingleses) entraram em campo pela taça, que ficou com os blues.

No ranking de países que mais têm títulos de Champions League, a Inglaterra finalmente passou a Itália. Algo que parece ser o perfeito reflexo do momento futebolístico e financeiro dos dois países. Mesmo com boas campanhas da Juventus nos últimos anos, com chegada a duas finais, o desempenho italiano, no geral, despencou.

Com a conquista do Liverpool, os ingleses chegaram ao número de 13 taças. Enquanto os italianos permanecem com 12, sendo a última vencida pela Inter, em 2009-2010.

Por outro lado, os ingleses agora perseguem os espanhóis (Real Madrid e Barcelona, basicamente). Graças às duas principais equipes da Espanha, em especial na última década, o país é de longe o que mais possui títulos de Champions League.

Para se ter uma ideia, das últimas 10 edições da copa, 6 foram ou para o Real Madrid ou para o Barcelona.

Títulos de Champions League por país

  1. Espanha – 18 títulos
  2. Inglaterra – 13 títulos
  3. Itália – 12 títulos
  4. Alemanha – 7 títulos
  5. Holanda – 6 títulos
  6. Portugal – 4 títulos
  7. França – 1 título
  8. Escócia – 1 títulos
  9. Romênia – 1 título
  10. Sérvia – 1 título

E o futuro da Itália na Champions League?

O fim da temporada 2018-2019 premiou mais uma vez a Juventus. Com o oitavo título consecutivo, a vecchia signora se mantém tranquila no topo dos maiores campeões italianos. Além disso, também garantiu nova participação na Champions League como cabeça-de-chave.

Atual e francamente, a Juve é a única esperança de título de Champions League para os italianos. Ou melhor, para sua própria torcida. Em toda história, a equipe de Turim chegou a 9 finais, mas venceu apenas duas. Na última década, decidiu o título duas vezes, mas perdeu ambas. Em 2017, para o Real Madrid, e em 2015, para o Barcelona.

No entanto, a derrota mais sofrida para a Juve aconteceu em 2003, quando caiu para o Milan nos pênaltis. Essa foi a última vez que dois italianos decidiram um título de Champions League.

Para o futuro, Napoli, Atalanta e Inter fecham o quarteto italiano que tentará trazer a “orelhuda” para casa. Dentre as decepções, Milan e Roma precisarão se contentar com vaga na Europa League.



Comentários

Comentários

Top